Estalos no joelho: causas, sintomas e tratamento

estalos-no-joelhoUma queixa muito frequente nos consultórios é o barulho que o joelho faz quando a pessoa caminha, corre, agacha ou sobe e desce escada. Mas, não é só o barulho que incomoda, algumas pessoas ainda reclamam de dor e inchaço.

As causas para esses estalos são inúmeras, pode ser uma lesão de cartilagem que ocorre na superfície articular da patela mais conhecida como condromalácia ou condropatia. Os sintomas mais comuns são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho, dor na parte anterior do joelho e atrás da patela – principalmente ao subir e descer escada e inchaço.

Além disso, o barulho no joelho também pode ser uma consequência de traumas, sobrecarga, alterações na cartilagem (fissuras , afilamentos , corpos livres) , lesões meniscais (calcificações , flaps, menisco lateral  discóide), sinovite (plica patelar).
Geralmente, são as mulheres que mais reclamam dos barulhos que os joelhos emitem ao fazer qualquer movimento por conta das diferenças anatômicas que existem entre homens e mulheres.

 

Joelhos Instáveis

A instabilidade dos joelhos é causada pela fraqueza no ligamento e pode envolver outras estruturas, como a cartilagem, meniscos e músculos. Sendo assim quanto maior o número de ligamentos afetados, maior será a dificuldade de andar e o incômodo da dor.

Sem tratamento, o problema pode piorar e levar a uma artrose que é um desgaste ainda maior das articulações.

O diagnóstico de joelhos bambo pode ser feito por meio de testes clínicos e a fisioterapia é a forma mais conservadora para tratar. O profissional vai propor exercícios que vão fortalecer a região e devolver a estabilidade ao paciente.

 

3 motivos para o surgimento de estalos no joelho

 

Se o seu joelho estala quando você se levanta, agacha, ou realiza algum movimento saiba que são três os principais motivos do problema. A boa notícia é que a primeira causa significa apenas que houve escape de gases/vácuo e não há nada mais grave. O segundo motivo é quando a articulação se move para retornar à sua posição original. Já a última causa tem relação com o atrito das articulações devido à perda de cartilagem. Se não houver tratamento o quadro pode evoluir para um desgaste mais severo.

 

Como tratar os estalos no joelho?

 

estalos-no-joelhoPara tratar, é necessário identificar as causas e corrigi-las. Depois é importante  iniciar um tratamento fisioterápico. As cirurgias são indicadas nos casos de lesões extensas e profundas da cartilagem.
A fisioterapia é alternativa bem sucedida para tratar esses tipos de estalos no joelho, o tratamento fisioterápico é feito com exercícios de fortalecimento e alongamento.

 

 

Previna-se!

 

Para aliviar os sintomas, é importante evitar hábitos que possam sobrecarregar os joelhos, usar calçados apropriados e com amortecimento, fazer exercícios em piso que não tenham elevação, por isso escolha quadra, grama ou até mesmo na piscina que tem menos impacto.


Quem procura o Instituto TRATA?

Personalização do tratamento para diferentes públicos - O grande diferencial