Sim, ele é complicado. Afinal o joelho é composto por ligamentos, meninos, nervos, músculos e ossos. E ele causa dor por inúmeros fatores, como entorse, condromalácia, artrose, entre tantos outros motivos. Mas afinal, o que você precisar saber sobre os seus joelhos? Confira abaixo:
Nem todo exercício faz bem
A prática de uma atividade física contribui e muito para a saúde, porém, quando feita sem orientação pode ser nociva e causar sobrecarga principalmente nos joelhos. O desrespeito aos limites do membro leva a joelhos lesionados e inflamados.
Alguns são mais vulneráveis
Mulheres e idosos são os mais acometidos pelo desconforto, já que a carga no joelho deles é maior. No caso das mulheres devido à fragilidade da estrutura e nos idosos decorrente do desgaste dos joelhos sofrido ao longo dos anos.
Certos movimentos são perigosos
A flexão exagerada, principalmente realizada durante os exercícios de agachamentos são as que mais prejudicam os joelhos. Elas podem danificar menisco e cartilagem. As lesões decorrentes de entorse também estão na lista, elas acontecem quando os pés ficam fixos no chão, mas o quadril e o joelho giram. O diagnóstico, nesse caso, geralmente é bem grave.
Não sobrecarregue o membro
A sobrecarga acontece tanto durante um exercício, quanto pelo excesso de peso do paciente. Muitas vezes, a carga que o joelho tem que suportar é maior do que ele está preparado e o menisco não aguenta, causando até sua ruptura.
Evite tratar por conta própria
O tratamento ‘caseiro’, que é aquele baseado na opinião dos amigos nunca é uma boa pedida. Ao administrar remédios sem orientação você pode camuflar a real causa de dor – que você já viu que podem ser várias. Então, somente um profissional qualificado poderá te ajudar. A fisioterapia é uma aliada para reverter o quadro e fazer com que você volte a ter uma rotina sem limitações e desconfortos.

Atualmente é diretor-clínico do Instituto TRATA – Joelho e Quadril.
Graduado em Fisioterapia no ano de 2001 e Especialista (pós-graduação) em Fisioterapia neuro-musculo-esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – ISCMSP (2003)
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC (2006)
Doutor em Ciências pelo programa de Cirurgia e Experimentação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011)
Pós-doutorado (post doc) em Biomecânica pela University of Southern California – USC (2013)
Docente da graduação do Centro Universitário São Camilo – CUSC e Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Foi Professor Adjunto da pós-graduação em Fisioterapia musculo-esquelética – ISCMSP e Supervisor do Grupo de Joelho, Quadril, Traumatologia Esportiva e Ortopedia Pediátrica – ISCMSP
Vencedor dos prêmios EXCELLENCE IN RESEARCH AWARD pelo melhor artigo publicado no ano de 2010 e EXCELLENCE IN CLINICAL INQUIRY no ano de 2011 no Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT).
Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Tem mais de 60 publicações nacionais e internacionais com ênfase em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia, Joelho e Quadril, Traumatologia esportiva e Eletrotermofototerapia.