Joelho, o que você precisa saber sobre ele?

tudo-sobre-joelhoSim, ele é complicado. Afinal o joelho é composto por ligamentos, meninos, nervos, músculos e ossos. E ele causa dor por inúmeros fatores, como entorse, condromalácia, artrose, entre tantos outros motivos. Mas afinal, o que você precisar saber sobre os seus joelhos? Confira abaixo:

 

Nem todo exercício faz bem

A prática de uma atividade física contribui e muito para a saúde, porém, quando feita sem orientação pode ser nociva e causar sobrecarga principalmente nos joelhos. O desrespeito aos limites do membro leva a joelhos lesionados e inflamados.

 

Alguns são mais vulneráveis

Mulheres e idosos são os mais acometidos pelo desconforto, já que a carga no joelho deles é maior. No caso das mulheres devido à fragilidade da estrutura e nos idosos decorrente do desgaste dos joelhos sofrido ao longo dos anos.

 

Certos movimentos são perigosos

A flexão exagerada, principalmente realizada durante os exercícios de agachamentos são as que mais prejudicam os joelhos. Elas podem danificar menisco e cartilagem. As lesões decorrentes de entorse também estão na lista, elas acontecem quando os pés ficam fixos no chão, mas o quadril e o joelho giram. O diagnóstico, nesse caso, geralmente é bem grave.

 

Não sobrecarregue o membro

A sobrecarga acontece tanto durante um exercício, quanto pelo excesso de peso do paciente. Muitas vezes, a carga que o joelho tem que suportar é maior do que ele está preparado e o menisco não aguenta, causando até sua ruptura.

 

Evite tratar por conta própria

O tratamento ‘caseiro’, que é aquele baseado na opinião dos amigos nunca é uma boa pedida. Ao administrar remédios sem orientação você pode camuflar a real causa de dor – que você já viu que podem ser várias. Então, somente um profissional qualificado poderá te ajudar. A fisioterapia é uma aliada para reverter o quadro e fazer com que você volte a ter uma rotina sem limitações e desconfortos.