Água no joelho é perigoso?

Popularmente, a sinovite é referenciada como “água no joelho” e é caracterizada como uma inflamação da membrana sinovial, que consiste em uma fina camada de tecido conjuntivo que reveste estruturas como tendões musculares, cápsulas articulares e bolsas sinoviais.

Se você ainda não teve, deve conhecer alguém que já foi diagnosticado com água no joelho, ou sinovite, nome utilizado pelos especialistas.

Agendar sua Avaliação

Após sofrer uma pancada ou uma lesão no joelho, ocorre um acúmulo de líquido no joelho. Esse líquido é conhecido popularmente como “água no joelho”, sendo denominado de líquido sinovial, que é produzido pela membrana sinovial, responsável por revestir internamente as articulações e lubrificar a articulação.

Quando o joelho sofre um trauma, o líquido passa a ser produzido em excesso provocando este quadro clínico de edema (inchaço). Além disso, também acontece uma alteração na qualidade e características físicas desse líquido.

A água no joelho afeta a cartilagem e os meniscos. Os atletas são as principais vítimas desse problema. Algumas doenças como artroses, artrites, gota e sinovites, também podem desencadear o acúmulo do líquido sinovial.

Agendar sua Avaliação

Sinovite ou água no joelho

A Sinovite ou Água no joelho é uma inflamação.

A membrana sinovial é responsável pela produção e absorção do líquido sinovial, um gel viscoso que possui a composição muito semelhante a do plasma. O líquido sinovial tem a propriedade de lubrificar as estruturas que alcança, reduzindo o possível atrito entre elas.

Quando ocorre uma inflamação da membrana sinovial do joelho, o processo de produção/absorção do líquido sinovial sofre um desequilíbrio e, como resultado, a articulação do joelho se enche de líquido, por isso a denominação sinovite ou “água no joelho”.

Entre as causas para a inflamação da membrana sinovial estão:

  • Traumas diretos;
  • Uso excessivo ou repetitivo da articulação;
  • Infecção;
  • Doenças reumáticas que influenciam na destruição do tecido, dentre outras.

Água no joelho: Sinais e sintomas

Os principais sintomas são o joelho mais duro e com volume anormal.

Normalmente, o paciente percebe o problema quando retorna de algum treino e o seu joelho parece mais duro, com um volume anormal e ele sente bastante dificuldade para dobrá-lo. Então, o paciente pode até imaginar que os sintomas são de um excesso de treino, por exemplo, que ocasionou a fadiga.

Mas o problema pode ser a popular água no joelho, uma vez que ela é bastante frequente nos esportes. O surgimento desta condição pode ser imediato, ou seja, com poucas horas após a prática esportiva. Mas também pode demorar alguns dias para se manifestar.

O paciente acometido sente uma perda da mobilidade, cuja intensidade vai depender do grau da tumefação (inchaço), que ocasiona tensão na região. Além da dor no joelho, que pode se tornar insuportável dependendo da causa de acúmulo de fluido no joelho, há um aumento da temperatura local e vermelhidão na articulação; fraqueza dos músculos da coxa e da perna e inchaço do joelho afetado.

Diagnóstico e exames

Por meio do exame físico o médico ou fisioterapeuta consegue confirmar o diagnóstico de sinovite. Radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética também podem ser feitos.

Tratamento para água no joelho

O tratamento da sinovite depende da sua causa

O tratamento para esta condição depende da sua causa. Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra-articular através de uma punção. Mas a maioria pode ser tratada com fisioterapia, que busca uma diminuição do edema, aumento circulatório, drenagem linfática, fortalecimento muscular e o ganho de amplitude articular.

Para estes objetivos, condutas como laserterapia de baixa intensidade, terapia combinada, técnicas de liberação miofascial, drenagem manual linfática, método de RICE (gelo, compressão, repouso e elevação), exercícios de amplitude de movimento, fortalecimento e propriocepção podem ser utilizadas.

Para o sucesso do tratamento é muito importante descobrir o que originou a inflamação da membrana sinovial para aplicar os procedimentos adequados. Lembrando que o tempo necessário para a recuperação também vai depender da causa da inflamação.

Tratamento do Instituto TRATA

O Instituto TRATA possui uma equipe de especialistas que, antes de submeter o paciente ao tratamento, avalia detalhadamente o seu quadro histórico. E um dos grandes referenciais durante o tratamento, é o uso da tecnologia avançada.

O Instituto tem como principal bandeira o tratamento não-invasivo de lesões nos membros inferiores como quadril e joelho. Apesar de haver a opção cirúrgica, o tratamento conservador é a primeira linha de cuidados intensivos com a articulação afetada, recorrendo a opção cirúrgica somente se a fisioterapia com bons profissionais não conseguirem erradicar os sintomas.

Proporcionar a experiência mais completa, qualificada e individualizada no tratamento do quadril e joelho, para que nossos pacientes voltem a sua rotina normal sem dor.

A rede de clínicas do Instituto TRATA oferece tratamento para quadril e joelho, sendo a mais conhecida da América Latina, levando uma experiência completa, qualificada e segura.

É importante ressaltar que a fisioterapia deve ser iniciada o mais cedo possível, logo após o diagnóstico da água no joelho, uma vez que isto pode ajudar a acelerar o processo de reabilitação e melhorar as hipóteses de uma recuperação total.

Como prevenir?

Já a prevenção da água no joelho pode ser feita controlando o peso corporal, não forçando o joelho em atividades do dia a dia, alongando os músculos das pernas antes de começar qualquer atividade física e fortalecendo a região que sustenta o joelho.

Mantenha uma boa condição muscular das pernas antes de iniciar qualquer atividade física. Evite fazer movimentos que possam sobrecarregar o joelho e não force o membro em exercícios ou atividades cotidianas. Converse com o seu fisioterapeuta, siga todas as suas recomendações e faça movimentos que fortaleçam os músculos que sustentam a articulação do joelho.

Conclusão

A água no joelho é uma condição que pode ser dolorosa e debilitante, mas com o tratamento adequado é possível controlar os sintomas e prevenir complicações adicionais.

Se você for diagnosticado com sinovite, é fundamental ter uma avaliação com um fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e desenvolver um plano de tratamento eficaz.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Por favor, sinta-se à vontade para compartilhar.

Obrigada pela leitura!

Agendar sua Avaliação