Alongamentos para fascite plantar

A fascite plantar é um quadro que traz dor à sola do pé e calcanhar, e para aliviar essas dores, alongamentos para fascite plantar são boas opções. 

Mas, quais são os melhores alongamentos para fascite plantar e como eles são feitos? Vamos falar sobre esses alongamentos e os tratamentos mais efetivos para fascite plantar.

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Confira! 

O que é fascite plantar?

mulher sentadda coma mão em um dos pés descalços sobre o calcanhar fazendo alongamento para fascite plantar
A fascite plantar é uma inflamação da estrutura que envolve os músculos e ossos da sola do pé

Fascite plantar é a inflamação da fáscia, ou seja, da estrutura fibrosa e elástica que envolve músculos e ossos. No caso da fáscia plantar, essa estrutura envolve os músculos e ossos da sola do pé. 

Em algumas situações, no entanto, a fáscia se torna excessivamente contraída e devido à inflamação local, tem-se o quadro denominado fascite plantar. 

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Sintomas 

O principal sintoma da fascite plantar é a dor na sola do pé. Um sinal bastante característico de fascite plantar é a dor logo pela manhã, de maneira bem forte. Para alguns pacientes, a dor é tão intensa, logo ao acordar, que torna-se impossível colocar o pé no chão. 

No decorrer do dia, a dor vai diminuindo. De fato, isso ocorre porque com a movimentação, a tendência é a fáscia relaxar, diminuindo a contração. 

Assim, o paciente sente menos dor e até consegue esquecer que tem o quadro de fascite plantar. 

Mas, ao voltar à noite, a sola do pé e região do calcanhar volta a doer, com dor bastante aguda logo pela manhã. 

Fatores de risco para fascite plantar

pessoa em pé com uma das mãos sobre o calcanhar levantado
Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da fascite plantar.

Alguns grupos populacionais e hábitos aumentam os riscos de o paciente apresentar fascite plantar. 

Dentre esses fatores de risco para fascite plantar, pode-se citar a obesidade e os pés mais planos, em relação à curvatura interna. 

No caso da obesidade, pacientes que adotam hábitos de vida mais saudáveis e conseguem perder peso, já sentem bastante melhora do quadro de dor da fascite plantar. 

Outros fatores de risco são o uso de sapatos de salto alto durante longos períodos, pois estes sapatos de salto alto mantêm os pés em posição não anatômica e fazem com que a fáscia plantar fique esticada. Assim, o uso de sapatos com salto baixo ou médio é mais indicado. 

Corredores também podem apresentar fascite plantar, devido ao constante atrito da sola do pé com o chão. Por isso, o uso de tênis com adequado sistema de amortecimento também é uma boa estratégia para melhora do quadro. 

Diagnóstico 

Para diagnosticar fascite plantar, o médico ortopedista analisa a mobilidade do pé, solicitando ao paciente que faça movimentos, para verificar onde está a dor. 

Além disso, exames de imagem podem ser solicitados, sobretudo para excluir outras hipóteses diagnósticas, tais como pequenas fraturas em algum dos ossos do pé. 

Tratamento 

Para o tratamento da fascite plantar, o ideal é minimizar o quadro de dor do paciente. Para isso, o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, quando receitados pelo médico ortopedista, alivia a dor. 

Mas, outras estratégias são bastante eficazes no alívio da dor sentida pelo paciente. Uma delas é a aplicação de laser ou ultrassom, em sessões de fisioterapia. Com isso, há diminuição da inflamação local. 

A fisioterapia é uma forte aliada no tratamento da fascite plantar, pois, ações fisioterapêuticas conseguem minimizar a dor sentida pelo paciente. Dessa forma, o paciente também poderá diminuir a quantidade de analgésicos e anti-inflamatórios que toma. 

Outra forma bastante eficaz de diminuir a inflamação local é por alongamentos para fascite plantar. 

Os alongamentos para fascite plantar ajudam na diminuição da dor visto que relaxam a fáscia e com isso, diminuem a dor. 

Alongamentos para fascite plantar

pessoa com bolinha debaixo de um dos pés fazendo alongamento para fascite plantar
Existem alguns exercícios de alongamento para fascite plantar que podem aliviar as dores.

Relaxamento da fáscia com bola de tênis 

Uma das maneiras mais simples de fazer alongamento para fascite plantar é com uma bola de tênis. Apenas movimente a bola com a sola do pé, passando diversas vezes nas regiões mais dolorosas. 

Tenha o hábito de fazer esse exercício diariamente. 

Relaxamento com garrafa de água gelada 

Outra forma de fazer alongamento para fascite plantar é com uma garrafa de água pet congelada. Isso porque o gelo ajuda a diminuir a inflamação local, por causar vasoconstrição. 

Alongamento com toalha ou faixa 

Esse tipo de alongamento pode ser feito com uma toalha ou uma faixa elástica. Posicione a toalha ou a faixa na sola do pé e, com a perna esticada, puxe o pé para você. 

Uma variação é elevar a perna para cima, caso você prefira. 

Panturrilhas alongadas 

As panturrilhas são os músculos localizados na batata da perna. E essa musculatura precisa estar bem alongada e reforçada, para que excesso de carga não atinja a fáscia plantar. 

Portanto, alongar as panturrilhas é uma boa maneira de minimizar a inflamação da fáscia. Para isso, basta colocar o meio da sola do pé em um degrau e descer os calcanhares, dentro do limite da dor. 

Então, retorne à posição original e repita o movimento algumas vezes. 

Com esses alongamentos para fascite plantar, certamente o paciente sentirá menos dor e diminuirá os riscos de ter outros casos agudos causados pelo mesmo problema.

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