Andar de bicicleta fortalece o joelho

Fazer exercícios físicos sempre é bom, porém algumas atividades físicas usam determinados grupos musculares mais do que outros. 

Dessa forma, andar de bicicleta pode ser uma excelente atividade física, mas em relação ao joelho, será que essa atividade é boa? Ela fortalece o joelho? Ou há restrições para a prática? É o que vamos conferir. 

 

O Joelho

Andar de bicicleta fortalece o joelho e pode ser bom para a saúde dos músculos nessa área.
Andar de bicicleta fortalece o joelho e pode ser bom para a saúde dos músculos nessa área.

 

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo. Ele é responsável pela movimentação e extensão da perna, bem como suporta todo o peso da parte de cima do corpo. 

Ele é composto por uma série de músculos e ligamentos, bem como o osso patelar, um osso que está localizado abaixo do fêmur e acima da tíbia. 

Dentre os ligamentos mais importantes do joelho, podemos citar: 

  • Ligamento cruzado anterior; 
  • Ligamento cruzado posterior; 
  • Colateral medial; 
  • Colateral lateral. 

Outra estrutura bastante importante no joelho é o menisco. O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa responsável pela absorção de impactos que o joelho sofre. 

Além disso, há a cápsula sinovial, responsável pela produção do líquido sinovial e que envolve a articulação. O líquido sinovial faz a lubrificação das estruturas da articulação. 

 

Causas De Dor No Joelho

Andar de bicicleta fortalece o joelho, mas também pode causar dores.
Andar de bicicleta fortalece o joelho, mas também pode causar dores.

 

Muitas pessoas sentem dores no joelho e não sabem a razão disso. Há diversas razões pelas quais as pessoas podem apresentar dores no joelho. Vejas algumas principais. 

 

1 – Condromalácia patelar 

 

Uma situação que acomete a cartilagem do joelho, cujo principal sintoma é dor e estalos quando a pessoa movimenta a articulação. Ela ocorre devido ao desgaste da cartilagem, provocando inflamação local, conforme há o atrito entre as superfícies durante a movimentação do joelho. 

A condromalácia patelar afeta mais as mulheres e sua gravidade pode ser estabelecida em 5 níveis, do menor ao mais grave. 

É dito que a condromalácia patelar pode estar ligada às diversas causas, como a falta de fortalecimento muscular adequado, sobrepeso, exercícios repetitivos, dentre outras possíveis causas. 

 

2 – Doenças degenerativas 

 

As doenças degenerativas atacam as articulações, causando dor, porém não estão limitadas ao joelho. 

Dentre as principais doenças degenerativas, podemos citar artrites, artroses, artrite reumatoide, dentre outras. 

Essas doenças podem acometer a população mais idosa e com a falta de condicionamento físico e maior imobilidade dessa população, as condições de dor tendem a piorar. 

A fisioterapia e a movimentação do corpo de maneira regular e frequente podem ajudar em casos de dores nas articulações causadas por doenças degenerativas, porém, preferencialmente, supervisionadas por um profissional. 

 

3 – Síndrome da banda iliotibial 

 

Condição chamada popularmente de “joelho de corredor”, caracteriza-se por dor na lateral do joelho. 

Essa dor é resultado da inflamação da inserção da faixa ou banda iliotibial, que é uma faixa fibrosa localizada na lateral da coxa e que tem inserção na região lateral do joelho (inserção inferior) e na região do quadril (inserção superior). 

As causas para a síndrome da banda iliotibial são variadas, mas geralmente incluem a prática de exercícios físicos repetitivos, como a corrida, com ausência do fortalecimento muscular adequado. 

 

4 – Tendinite patelar 

 

Outra causa bastante comum de dor no joelho é a tendinite patelar, ou seja, a inflamação do tendão da patela. Essa patologia pode surgir por movimentação excessiva, como no caso de ciclistas profissionais, causando dor durante a prática, podendo até tirar o atleta dos treinos e competições por algum tempo. 

A tendinite é uma inflamação, ou seja, necessita que o tendão desinflame e que o fator que causou a inflamação não agrida mais a articulação. 

 

Diagnóstico E Tratamento De Dores No Joelho 

 

O especialista fará exames físicos e escutará o paciente, para que a história da dor seja percebida. 

Além disso, alguns exames de imagem podem ser solicitados, como exames de raios-X, tomografia ou ressonância magnética. 

O tratamento da dor no joelho envolve duas fases, a primeira é tirar o paciente do quadro de dor, com a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios. A fisioterapia também tem papel importante com medidas analgésicas. 

A segunda fase envolve o fortalecimento muscular específico, para que novas crises de dor não surjam. Esse fortalecimento é iniciado na própria clínica de fisioterapia, sob supervisão de um profissional adequado, que montará uma série específica para cada paciente.

 

Vantagens De Andar De Bicicleta Para O Joelho 

Andar de bicicleta fortalece o joelho e pode trazer outros benefícios.
Andar de bicicleta fortalece o joelho e pode trazer outros benefícios.

 

Andar de bicicleta é uma atividade física aeróbica e traz diversas vantagens para a saúde do organismo. 

Além de aliviar o estresse e promover sensação de bem-estar, andar de bicicleta pode ajudar no fortalecimento da musculatura do joelho. Porém, é importante ressaltar que ao mesmo tempo em que diferentes grupos musculares são trabalhados, outros podem ser atingidos por posturas erradas. 

Quando se anda de bicicleta, alguns músculos são trabalhados, tais como quadríceps, musculatura posterior da coxa, panturrilha, glúteos, musculatura abdominal e extensores da coluna. 

Até antebraços, braços e musculatura do ombro são trabalhados quando se pedala. 

 

Cuidados Na Prática Do Ciclismo 

 

Se por um lado, há muitas vantagens em andar de bicicleta, alguns cuidados também são essenciais. Isso porque uma postura errada ou uma bicicleta mal ajustada pode levar ao tensionamento de determinadas musculaturas causando dor. 

O resultado disso pode ser dores na região lombar, cervical e nos joelhos. 

Portanto, é importante que a bicicleta esteja bem ajustada em altura do selim e distância do guidão. 

Para marcar a altura correta, basta se posicionar ao lado da bicicleta. O selim deve estar na altura do osso do quadril. Assim, você não força as estruturas articulares durante a pedalada. 

Outro fator importante é alongar antes de realizar a atividade física e se lembrar que o fortalecimento muscular específico para o joelho é essencial em casos de pessoas que já apresentam alguma lesão no joelho. 

Nesses casos, sessões de fisioterapia ajudam a reduzir a dor presente, bem como fortalecem a musculatura local. 

 

Afinal, Andar De Bicicleta É Bom Para O Joelho? 

 

Sim, andar de bicicleta é uma ótima atividade para a saúde e, inclusive, para o joelho, ajudando no fortalecimento. 

Porém, a atividade deve ser feita com cautela por pessoas que apresentam dores no joelho e devem sempre ter a indicação do profissional especialista em joelho que trata a dor.

A prática não é recomendada nos casos em que a pessoa apresenta dores agudas, devendo primeiramente resolver o quadro doloroso.

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