Artrite do Joelho: Sintomas, Como Tratar?

A artrite pode ser caracterizada como uma inflamação nas articulações. As causas para o acometimento dessa patologia podem ser diversas.

Os principais tipos de artrite do joelho são:

artrite do joelho tipos
Existem alguns tipos diferentes de artrite do joelho.

Osteoartrite

A Osteoartrite acomete, principalmente, as pessoas com mais de 65 anos de idade. Porém, nos mais jovens, a osteoartrite está entre uma das causas mais comuns de dores musculares e ósseas e da incapacidade para o trabalho no país. Ela afeta as articulações por insuficiência da cartilagem, agravada pela sobrecarga muscular e fatores genéticos.

Artrite reumatoide

Artrite reumatoide é um tipo de doença auto-imune e geralmente afeta os dois joelhos. Pessoas de qualquer idade podem desenvolver a artrite reumatoide.

Artrite pós-traumática

Artrite pós-traumática é quando o paciente sofre algum trauma, ocasionado por esforços repetitivos, atividades físicas ou esportivas e acidentes (que podem promover fraturas, lesões ligamentares ou rotura de menisco), por exemplo, pode surgir uma artrite do joelho.

Sintomas da artrite do joelho

artrite do joelho: sintomas
O principal sintoma de artrito deo joelho é a dor local.

O paciente acometido pela artrite do joelho, normalmente, sente dores na região que se desenvolvem gradualmente (ou também de maneira súbita).
Além da dor característica, outros sintomas podem incluir: enrijecimento da articulação e inchaço local, dificultando os movimentos de flexão/extensão do joelho; sensação de fraqueza nos joelhos; aquecimento e vermelhidão na pele ao redor da articulação.

Principais fatores de risco para a artrite do joelho

artrite do joelho: fatores de risco
Os principais fatores de risco para artrite do joelho é obesidade e idade, entre outros,

Obesidade: se o paciente tem sobrepeso corporal, a gordura no corpo acaba aumentando a pressão sobre a articulação do joelho.
Gênero: as mulheres são as mais afetas pela artrite do joelho.
Envelhecimento: conforme a idade avança, maiores são os riscos de desenvolvimento da artrite do joelho.
Histórico familiar: tendência genética dentro da família.

Diagnóstico da artrite do joelho

A identificação da doença pode ser feita através de um exame físico completo, identificando a amplitude dos movimentos dos membros inferiores e os pontos de dor de acordo com a palpação.
Exame de sangue e exames de imagem, como raios-X e ressonância magnética também podem ser solicitados. A artroscopia (exame específico para artrite) também pode ser realizada.

Tratamento para artrite do joelho

artrite do joelho: tratamentos
Há vários métodos de tratamento para a artrite do joelho.

O tratamento conservador auxilia no alívio da dor e na melhora das funções da articulação do joelho e vai depender da causa da artrite. Alguns medicamentos, como analgésicos, podem ser administrados.
A fisioterapia também favorece o paciente com um programa de exercícios específicos que ajudam na recuperação funcional das articulações, melhorando a flexibilidade e a resistência, além de auxiliar na prevenção do problema.
A cirurgia é indicada somente como último recurso em casos mais crônicos que necessitam de reconstrução da articulação afetada ou mesmo de sua substituição.

Open chat
Powered by