Artrite do Joelho: Sintomas, como Tratar?

A artrite pode ser caracterizada como uma inflamação das estruturas articulares. Esta patologia apresenta diversas etiologias/causas.

Os Principais Tipos de Artrite do Joelho São:

artrite do joelho tipos
Existem vários tipos diferentes de artrite.

Osteoartrite

A Osteoartrite acomete, principalmente, as pessoas com mais de 65 anos de idade. Porém, também está presente nos mais jovens sendo uma das causas mais comuns de dores musculares e ósseas e de incapacidade para o trabalho no país. Ela afeta as articulações por insuficiência de cartilagem e é agravada pela sobrecarga muscular e fatores genéticos.

Agendar sua Avaliação

Artrite pós-traumática

Artrite pós traumática é quando o indivíduo sofre algum trauma ocasionado por esforços repetitivos, atividades físicas ou esportivas e acidentes (que podem promover fraturas, lesões ligamentares ou lesões meniscais). Este trauma intra-articular pode ser responsável pelo aparecimento da artrite do joelho precoce.

Artrite Reumatóide

Artrite reumatóide é um tipo de doença autoimune, que acomete todas as articulações do corpo causando deformidades em seu estágio avançado, mas que geralmente afeta principalmente os dois joelhos, pés e mãos. Qualquer faixa etária pode ser acometida por esta doença. A deformidade instalada em decorrência desta patologia não pode ser revertida, mas é possível retardar a velocidade de desenvolvimento das deformidades com orientações, posicionamentos, alongamentos e fortalecimentos musculares.

Sintomas da Artrite do Joelho

artrite do joelho: sintomas
O principal sintoma de artrite do joelho é a dor local durante os movimentos.

O paciente acometido pela artrite do joelho, normalmente, sente dores na região que se desenvolvem gradualmente na maioria dos casos, principalmente durante atividades como caminhar, agachar, subir e descer escadas e dobrar muito os joelhos.

Agendar sua Avaliação

Além da dor característica, outros sintomas podem incluir: enrijecimento da articulação e inchaço local, dificultando os movimentos de flexão/extensão do joelho, sensação de fraqueza nos joelhos, aquecimento e vermelhidão na pele ao redor da articulação.

Principais Fatores de Risco para a Artrite do Joelho

Artrite de joelho possui diversos fatores de risco

Obesidade: Se o paciente tem sobrepeso, o excesso de peso acaba aumentando a pressão e a sobrecarga sobre a articulação do joelho.

Gênero: As mulheres são as mais afetas pela artrite do joelho.

Envelhecimento: Conforme a idade avança, maiores são os riscos de desenvolvimento da artrite do joelho.

Histórico familiar: Tendência genética dentro da família.

Diagnóstico da Artrite do Joelho

A identificação da doença pode ser feita através de um exame físico completo, identificando a amplitude dos movimentos dos membros inferiores, alterações quanto ao calor, edema, vermelhidão e os pontos de dor de acordo com a palpação e queixa do paciente. Exame de sangue e exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética também são utilizados para definir a patologia e o grau que se encontra.

Tratamento para Artrite do Joelho

artrite do joelho: tratamentos
Há vários métodos de tratamento para o alívio dos sintomas e para reduzir a velocidade de piora da artrite do joelho.

O tratamento conservador tem função de aliviar a dor e promover melhora das funções da articulação do joelho, mas as condutas dependem da causa da artrite. Alguns medicamentos, como analgésicos, podem ser administrados pelo médico ortopedista e reumatologista.

A fisioterapia é a principal intervenção dentro do tratamento conservador. Os exercícios específicos visando o fortalecimento, ganho de controle motor, aprimoramento da funcionalidade ajudam na recuperação funcional das articulações, melhorando a flexibilidade e a resistência, além de auxiliar na prevenção do problema.

A cirurgia é indicada somente como último recurso em casos mais crônicos que necessitam de reconstrução da articulação afetada ou até mesmo a sua substituição.

Agendar sua Avaliação
Iniciar Conversa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá! 👋 Como podemos lhe ajudar?