Clínica de Fisioterapia Bela Vista SP

O Bela Vista é um dos bairros mais famosos da cidade de São Paulo. Primeiro porque ele abriga o tradicional Bixigas, um bairro não reconhecido na planta do município, mas sim pela população. Famoso também por todo o seu atrativo cultural, que inclui museus, teatros e espaços de lazer. Mas você sabia também que o bairro é um lugar cheio de qualidade de vida, inclusive pela fisioterapia no Bela Vista?
Você dificilmente já avaliou a fisioterapia como uma técnica que pode trazer qualidade de vida a qualquer indivíduo. No entanto, considere por exemplo o desejo de realizar uma atividade física. Afinal, o esporte é parte fundamental em manter a saúde. Você logo escolhe a caminhada. Nesse tipo de prática, uma parte bastante demandada do corpo é o joelho, que suporta o peso do corpo e os impactos do andar. Assim, a região fica mais suscetível a lesões, que demandarão fisioterapia caso ocorram.
Porém, não é necessário aguardar que um problema ocorra para procurar um fisioterapeuta. Percebendo essa tendência a lesões, ou então pela simples precaução, você pode procurar a fisioterapia antes mesmo de iniciar as caminhadas. Nas sessões da terapia, o profissional especialista irá indicar exercícios específicos para a prevenção. Em geral, eles poderão fortalecer o joelho, os músculos e “treinar” os ossos para receberem grandes impactos. O resultado é que a possibilidade de uma lesão é afastada, uma vez que você estará se precavendo contra o problema.
Deste modo, a qualidade de vida do indivíduo aumenta, e muito, pois seu corpo permanece saudável. Para atingir esse objetivo, a fisioterapia no Bela Vista pode também se utilizar de outras técnicas. Há, primeiro, a massoterapia, que consiste num método de massagem capaz de tratar o corpo. Outra possibilidade é o uso de diferentes temperaturas, do frio ao calor, e da água para a atividade.

Fisioterapia: o que faz?

A fisioterapia é ainda utilizada para a prevenção de doenças. Consideremos a hérnia de disco: o problema se desenvolve quando um ou mais discos da coluna vertebral se desgastam. O resultado da enfermidade é a dor intensa, assim como formigamento dos membros e até dificuldade de movimentos. O principal fator de risco para a herniação é a má postura, uma vez que assim a coluna recebe pressão exagerada e acaba se desgastando.
Desta forma, a fisioterapia tem como ação corrigir a postura. Não é incomum que os indivíduos mantenham as costas “tortas”, inclusive durante o trabalho ou no resto do cotidiano. Logo, nas sessões de terapia, o especialista realiza com o paciente exercícios que corrijam a postura. Ensina também a maneira correta de manter as costas, dá dicas para o dia a dia e vários outros. Com o tempo, o indivíduo percebe enorme melhora na espinha, e desta forma consegue eliminar o fator de risco e afastar a ocorrência da hérnia.

Mais benefícios da técnica

A prevenção de problemas cardíacos e respiratórios é igualmente possível por meio da fisioterapia. Isso porque a técnica oferece ao indivíduo a melhora de seu condicionamento físico, controlando inclusive casos de arritmia. O domínio da respiração, realizada com pulmões ou diafragma, ainda ajuda no bem-estar psicológico, pois uma respiração melhor controla emoções como a ansiedade.
Para idosos, a fisioterapia é ainda mais importante. Afinal, nessa idade é comum que ocorram quedas e acidentes domésticos. Com o treinamento do corpo, o paciente tem seus músculos e capacidades fortalecidos, e assim mantém-se independentes para a realização de atividades cotidianas.
É interessante destacar que, ao comparecer ao fisioterapeuta, o indivíduo obtém atendimento direcionado. Ou seja: os exercícios e técnicas utilizadas para seu tratamento são escolhidas a dedo, de acordo com sua lesão, doença ou desejo de prevenção, potencializando os resultados da terapia. Logo, contar com a fisioterapia no Bela Vista é uma incrível vantagem!

Os encantos do Bela Vista

O bairro Bela Vista é conhecido por diversas alternativas de lazer. Na região, é fácil encontrar restaurantes, bares e cantinas, voltadas para a cozinha italiana e queridas por seus moradores. Mas mais do que uma boa culinária, a localidade conta com teatros, conjuntos arquitetônicos importantes para a cidade de São Paulo e, claro, com o museu mais importante do país: o MASP (Museu de Arte de São Paulo).
No entanto, há bem mais! Na região fica localizado também o chamado Museu dos Óculos, que oferece a seu público uma visão bastante interessante sobre o desenvolvimento deste acessório. As feirinhas que acontecem pelas ruas também atraem. Há, por exemplo, a feira dominical na Praça Dom Orione, que reúne barracas com LR’s, antiguidades e roupas. Já no vão-livre do MASP há a Feira de Antiguidades da Paulista, com peças de decoração e obras de arte, entre outros objetos.

Cultura e bem-estar do bairro

Outra atração é o Espaço Cultural Fundação Japão. O espaço tem uma rica biblioteca, com inúmeros títulos sobre a história, culinária, artes e literatura do Japão. Um prato cheio para aqueles que se interessam pela cultura do país, e ao mesmo tempo gostam de frequentar a Casa das Rosas. A Casa das Rosas é o “Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura”, que abriga um dos jardins mais bonitos de São Paulo e um acervo e atividades de literatura. O espaço sobre o Japão fica logo atrás deste prédio.
O Bela Vista foi, inclusive, cenário de um clássico da literatura brasileira. O romance “Anarquistas, Graças a Deus”, de Zélia Gattai, tem sua história desenrolada na região. Assim com a história de muitos moradores que hoje vivem na área, e que percebem os contrastes entre as partes de classe média alta e classe média baixa da localidade.
Por último, o Bela Vista tem como atrativo a fácil mobilidade. Para auxiliar os moradores, há diversos pontos de ônibus na área, assim como o atendimento pela linha 2 do metrô de São Paulo.
Qualidade de vida e o querido bairro da cidade paulista caminham juntos. Desta forma, entre em contato com o Instituto Trata. Nossa unidade do Higienópolis fica a apenas alguns quarteirões do Bela Vista. Uma visita pode ser a chave para a melhora do seu bem-estar cotidiano!