Como escolher a clinica de Fisioterapia Esportiva

Você está suspeitando que está com alguma lesão, condição ou doença no joelho, quadril, pé ou membros inferiores, mas está na dúvida de como escolher uma boa clinica de fisioterapia esportiva? Neste artigo você vai descobrir mais sobre a fisioterapia e a importância de escolher um bom profissional.

O objetivo da fisioterapia esportiva é ajudar o atleta a não perder ou a voltar ao seu nível máximo de condicionamento com o mínimo de interrupção do seu tempo de jogo.

Agendar sua Avaliação

Os fisioterapeutas esportivos usam diferentes recursos para avaliar e tratar lesões relacionadas ao esporte, incluindo entorses, deformações, fraturas, dores articulares, etc.

As sessões de fisioterapia buscam tratar as necessidades específicas de cada paciente, a fim de que os atletas possam se beneficiar de um melhor desempenho esportivo, assim como de uma diminuição do risco de lesões.

A fisioterapia esportiva também ajuda o atleta a manter seus níveis de aptidão física durante períodos de descanso ou recuperação após uma lesão.

Agendar sua Avaliação

Como escolher uma clinica de fisioterapia esportiva

clinica de fisioterapia esportiva

Se você precisa dos serviços de fisioterapia esportiva, certifique-se de selecionar uma clinica de fisioterapia esportiva que tenha profissionais experientes que compreendam as necessidades únicas dos atletas.

5 características importantes que não podem faltar na clinica de fisioterapia esportiva:

– Atendimento personalizado, focado nas reais necessidades do esportista;

– Ambiente adequado com espaço adaptado ao contexto do atleta;

– Recursos modernos e diversificados de fisioterapia com abordagens para as diferentes modalidades de esportes;

– Equipe de profissionais especializados no atendimento voltado a atletas;

– Acompanhamento constante do esportista, não apenas durante o protocolo de tratamento.

Com um fisioterapeuta especializado, você pode voltar às atividades esportivas com rapidez e segurança, ou realizar um trabalho preventivo para evitar ou minimizar a ocorrência de lesões. Em qualquer objetivo, o fisioterapeuta é essencial para a prática mais segura de esportes.

Com a clinica de fisioterapia esportiva adequada, os atletas podem maximizar seu desempenho. Da massagem esportiva aos exercícios corretivos, os fisioterapeutas esportivos oferecem cuidados abrangentes para assegurar que os atletas possam permanecer saudáveis e ter o melhor rendimento possível.

Seja você um atleta profissional ou apenas alguém que gosta de esportes, não deixe de procurar uma clínica de fisioterapia esportiva, isso o ajudará na manutenção de excelentes condições para que possa alcançar seus objetivos.

Como funciona a avaliação com o fisioterapeuta?

Primeiramente ele perguntará sobre o seu histórico de saúde, as origens da sua condição, sobre os sintomas e mais detalhes sobre a sua rotina.

Primeiramente o fisioterapeuta ortopédico e esportivo perguntará sobre o seu histórico de saúde, as origens da sua condição, sobre os sintomas e mais detalhes sobre a sua rotina

Depois ele irá fazer um exame físico detalhado que podem incluir:

  • Testes de amplitude de movimento;
  • Testes manuais de músculos;
  • Análise da marcha;
  • Avaliações posturais;
  • Testes de equilíbrio/coordenação;
  • Estudos de condução da raiz nervosa/nerve.

Essa avaliação também poderá incluir a análise de testes de imagem como raios X ou ressonância magnética se necessário.

Uma vez feito que o seu diagnóstico for estabelecido ele irá formular um protocolo de atendimento individualizado que atenda às suas necessidades específicas.

Seu programa provavelmente poderá incluir:

  • Terapia manual (mobilização/manipulação conjunta);
  • Prescrição de exercícios (alongamento/reforço/balanceamento/treinamento proprioceptivo);
  • Eletroterapia (ultra-som/tensão/laser) para alívio da dor;
  • Orientações sobre estilo de vida e prevenção de lesões futuras.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: