Clinica de Fisioterapia Pacaembu / SP

O Pacaembu é, sem dúvidas, um bairro conhecido por todo o Brasil. Isso graças ao Estádio do Pacaembu, chamado oficialmente de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Até a construção da Arena Corinthians, em 2014, o espaço era a “casa” do clube, e hoje é utilizado para diversas partidas dos clubes paulistas de futebol profissional. Mas não apenas a isso se deve a fama da região: o bairro é conhecido também por sua ótima qualidade de vida, que conta inclusive com ações preventivas, como a fisioterapia! Por isso, hoje vamos abordar a fisioterapia no Pacaembu.
O Pacaembu é um bairro nobre paulista. Surgido no século XVI, ele foi reduto de jesuítas que vieram povoar a cidade de São Paulo. Na época, os jesuítas dedicaram-se principalmente à catequização dos índios que viviam na área, povo do qual se origina o nome do bairro. “Pacaembu” é uma palavra derivada da língua Tupi.
Ao longo dos anos, as pequenas aldeias surgidas nesse processo de povoamento foram se subdividindo e criando uma comunidade melhor distribuída. Logo, então, surgiram chácaras produtoras de chá.
As baixas densidades populacionais daquele século mantêm-se até hoje. Isso uma vez que a região se tornou espaço valorizado e nobre. As mansões marcam a maior parte da paisagem, e são poucos os imóveis verticalizados. Tudo isso mantém no bairro certa exclusividade, mas ao mesmo tempo cria condições de vida e bem-estar muito mais atraentes que o restante da poluída, rumorosa e quase intransitável Grande São Paulo.

Qualidade de vida e fisioterapia no Pacaembu

A região é o que podemos chamar do clássico espaço “bairrista”, num ótimo sentido da palavra. É comum que as pessoas se conheçam, há associações de bairro atuando para a saúde social da locação, e busca-se sempre manter a história e cuidado com a região. A intensa arborização das ruas e praças públicas, e o cuidado com o espaço público, bastante respeitado, tornam o Pacaembu ainda mais interessante ao conforto dos indivíduos que ali moram.
Essas particularidades garantiram, inclusive, o tombamento do bairro. Desde 1991, o Pacaembu é considerado patrimônio pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, o que restringe grandes modificações na região. Por isso, alterações nas ruas, alterações na estrutura das edificações, instalação comercial e outros pontos são intensamente controlados pela Prefeitura.
Graças a essas características, as pessoas que moram ou frequentemente visitam o Pacaembu tendem a ter maior senso de cuidado com o próprio bem-estar. Assim, não é difícil perceber a prática de atividades físicas pelas ruas da área, o cuidado com o ar agradável e até a procura por restaurantes mais saudáveis, presentes na região. Para esse bem-estar social, percebe-se também a grande procura pela fisioterapia, que além de auxiliar na recuperação de problemas, melhora a qualidade de vida e previne doenças diversas.

Para que serve a fisioterapia?

O uso da fisioterapia para a saúde do ser humano passa por intenções diferentes. A mais conhecida, obviamente, refere-se à recuperação motora após uma doença ou acidente. Nesse caso, comumente o paciente possui alguma limitação de movimento, como no andar ou na capacidade de segurar um objeto com a mão. Esse tipo de condição pode ter motivos diversos: uma tendinite, uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER), uma doença grave, acidente de carro, doméstico ou até no trabalho. Independentemente do problema e sua causa, um profissional da fisioterapia é capacitado para auxiliar no retorno das melhores condições de vida possíveis!
No entanto, um fisioterapeuta faz mais, e aí é que percebemos a intensa ligação da Fisioterapia e o bairro Pacaembu. Afinal, mais do que promover a melhora quando já há problemas, a especialidade médica pode prevenir essas questões. Considerando a qualidade de vida já vivida pelos moradores da região, e bastante compreensível que eles busquem sempre a intensificar. Por isso, também, o Instituto Trata oferece atendimento bem próximo da região, no bairro Higienópolis!
A fisioterapia no Pacaembu, assim como em qualquer outro bairro, ajuda seus pacientes a cuidar, por exemplo, de problemas respiratórios e cardíacos. Com exercícios e técnicas pensados exatamente para o caso de cada indivíduo, a especialidade consegue tratar essas doenças antes mesmo que elas tragam prejuízos à pessoa!

Boa para prevenção, boa para a cura

As técnicas da fisioterapia variam. Em alguns casos, a técnica da massoterapia, ou seja, de massagem, é a mais indicada para emprego. Em outros, exercícios físicos localizados podem ser mais eficientes, e por isso a necessidade de “exclusividade” em cada atendimento. Tratamentos à base de calor, água, frio e aparelhos de ginásticas ou tecnológicos também podem ser empregados.
Como os moradores do Pacaembu ainda costumam ter o ótimo hábito de praticar esportes, infelizmente não é incomum o surgimento de lesões. Afinal, muitas vezes o exercício é realizado sem o acompanhamento de um especialista, como um educador físico ou o próprio médico. Logo, é preciso prevenir ou curar a lesão, o que deve ser feito com o auxílio do fisioterapeuta. Com os exercícios propostos pelo profissional, o paciente tende a logo sentir-se revigorado e pronto para novos esportes, claro, agora com o acompanhamento correto.
Já que ações para a qualidade de vida são “passadas de geração em geração”, a fisioterapia é igualmente interessante para o cuidado dos idosos. No caráter preventivo, a especialidade auxilia na manutenção do equilíbrio do indivíduo e potencialização da força muscular, o que aumenta sua independência e evita acidentes como quedas, muito comuns nessa época da vida.

Fisioterapia faz bem até para empresas!

As empresas que se preocupam com a saúde de seus funcionários também incluem na fisioterapia uma importante aliada! Isso porque, quando chamado a um negócio, o fisioterapeuta pode oferecer recomendações e cuidados quanto à postura e bem-estar físico.
Além disso, um profissional da especialidade ainda aborda aspectos psicológicos que podem causar reflexos no organismo, e dessa forma pode prevenir e combater problemas sem causa muito aparente. Trabalhadores que passam todo o dia à frente do computador ou para aqueles que tem intenso movimento físico, manuseando máquinas em sua profissão, podem ser extremamente beneficiados pelo acompanhamento dessa área. E os resultados e benefícios para as empresas são ainda maiores!
Viu como a fisioterapia é interessante? Aproveite a unidade do Instituto Trata para fisioterapia no Pacaembu e descubra o que essa ciência tem a oferecer à sua qualidade vida!