Clinica de Fisioterapia Perdizes / SP

Perdizes é um dos bairros mais famosos de São Paulo, principalmente por suas ladeiras. Os imensos morros funcionam como uma academia mesmo aos mais treinados, e por isso fazem da simples ida à padaria um esporte. De início, essa peculiaridade pode parecer ruim, mas não o é de modo algum! Considerando que a atividade física é uma prática fundamental à saúde, é bastante interessante que os moradores do bairro possa um esporte apenas saindo de casa. Com o tempo, também, o exercício torna-se algo do cotidiano, e agradável de se fazer. De qualquer forma, tão importante quanto praticar o esporte é obter acompanhamento adequado para ele, pois assim o corpo não sofrerá consequências ruins. É aí que entra a fisioterapia no Perdizes!

Fisioterapia no Perdizes: quais os benefícios?

A fisioterapia é uma especialidade médica bastante conhecida. Usada especialmente para tratamento de limitações físicas, a técnica reúne uma série de exercícios e recursos que permitem ao paciente trabalhar todo o corpo, incluindo físico e psicológico. Seu uso ocorre principalmente pós doenças, acidentes ou lesões que provocaram limitação motora, ou então pós cirurgia, situação na qual a especialidade é parte fundamental da recuperação do indivíduo.
No entanto, a fisioterapia não se limita apenas a isso. O fisioterapeuta é capacitado também para auxiliar na prevenção de problemas, ao invés de apenas combatê-las. Isso significa que os moradores de Perdizes, sempre demandados a uma caminhada mais pesada, podem se prevenir contra o desgaste que este exercício causa.
Tomemos um exemplo: a caminhada constante, principalmente para aqueles que antes eram sedentários, pode demandar bastante dos joelhos. Caso não haja cuidado com essa região, lesões podem surgir, e o trabalho para tratá-las será grande.
No entanto, escolhendo prevenir uma lesão, o indivíduo pode logo procurar um fisioterapeuta. Com exercícios pensados exatamente ao sujeito, o profissional poderá auxiliar no fortalecimento do joelho, ou então por trabalhar sua resistência. Com a precaução, as lesões serão muito mais difíceis de acontecer!
Esse princípio de prevenção da fisioterapia funciona, aliás, para diversa partes do corpo. Pessoas que mantém postura da coluna inadequada, por exemplo, tem maior tendência a desenvolver problemas nas costas, como a hérnia de disco ou dores lombares. Percebendo esse mau hábito, o indivíduo pode procurar o auxílio de um fisioterapeuta e trabalhar a melhora de sua postura e cuidado com os movimentos realizados com a coluna. Nesse caso, os problemas a que o sujeito possui tendência serão prevenidos e terão chance muito menor de acontecer no futuro.

Outras vantagens

A fisioterapia consegue ainda combater e prevenir doenças no sistema respiratório ou cardíaco. Além disso, a especialidade pode melhorar a capacidade respiratória e cardíaca de um indivíduo. Com atividades próprias a essas capacidades funcionais do corpo, o fisioterapeuta promove no indivíduo uma resistência maior. Dessa forma, a caminhada antes cansativa pelas ladeiras de Perdizes demanda menos do corpo, e com o tempo o que parecia um grande esforço se torna apenas mais uma atividade física, com apenas benefícios ao organismo.
Somado aos exercícios pensados para cada indivíduo, a fisioterapia conta também com técnicas como a massoterapia, ou seja, a terapia por meio da massagem. Utiliza ainda do gelo, do calor, da água e aparelhos tecnológicos.
Os vícios de postura, que tendem a prejudicar todo o físico de um sujeito, são da mesma forma preocupação dessa área médica. Na terapia, os sujeitos cuidam da manutenção correta da coluna, do andar reto, do alongamento de todos os membros e em como agir em casos de dores ou pancadas. Todas incríveis informações para preservar a qualidade de vida que as ladeiras de Perdizes e toda a arborização proporcionam!

Você conhece o Perdizes?

O bairro Perdizes surgiu por volta de 1850, como parte do bairro Pacaembu. Na época, o Pacaembu era habitado por jesuítas, que há pouco haviam fixado moradia na região e trabalhado incessantemente pela catequização do povo indígena que ali morava. A área era formada por diversas fazendas e sítios, e algumas dessas acabaram se tornando Perdizes.
O nome, segundo a “lenda”, deve-se a um casal que morava na região. Juntos, marido e mulher criavam uma série de aves, incluindo muitas perdizes. Por isso, o local era conhecido na época como “campo das perdizes”. Assim que a área se tornou um bairro, entendeu-se a justiça em manter o “apelido”.
Apesar dessa história, porém, o bairro só entrou na planta da cidade de São Paulo em 1987. Em poucas décadas, ele cresceu e se desenvolveu, principalmente com a instalação da Capela de Santa Cruz e da Paróquia São Geraldo. Com suas ladeiras e ruas mais largas, o Perdizes atraiu moradores com belas casa ou então prédios grandiosos, que permitiram também um crescimento populacional da área igualmente rápido.
Dentre as vantagens da região, chama a atenção dos moradores de Perdizes sua incrível facilidade de mobilidade. O bairro, primeiro, conta com inúmeras linhas e pontos de ônibus. Além disso, o acesso a grandes avenidas de São Paulo é fácil. A Avenida Paulista, Marginal Tietê, Avenida Pacaembu, Avenida Doutor Arnaldo ficam a apenas alguns poucos quilômetros!

O bairro do bem-estar!

O contato com a natureza é outro atrativo da região. Em Perdizes existem dois grandes parques: o Parque Água Branca e o Parque Zilda Natel. No Água Branca, o principal público costuma ser crianças e seus pais, uma vez que o local conta com playground, aquário e área para a leitura. Já o Zilda Natel é preferido dos skatistas, pois traz diversas opções de mini rampas e obstáculos. Equipamentos de ginástica também ficam disponíveis no parque.
Somada a essa arborização “concentrada”, o Perdizes conta com árvores espalhadas por toda sua extensão, mesmo que tenha muitos imóveis verticais. Os prédios, por vezes, são considerados “inimigos” da paisagem, mas isso não ocorre no bairro. Por isso, além de proporcionar facilidade na realização de esportes, Perdizes oferece qualidade do ar a seus moradores, aumentando ainda mais a qualidade de vida da área.
Serviços essenciais são igualmente bem distribuídos pela região. Há supermercados, farmácias, opções de lazer como bares e restaurantes, e hospitais. O Instituto Trata tem uma unidade bastante próxima de Perdizes. Em Higienópolis, nossos profissionais oferecem o melhor da fisioterapia. Entre em contato conosco!