Clinica de Fisioterapia Pompeia / SP

Mesmo na por vezes caótica São Paulo, alguns bairros da cidade conseguem oferecer ótima qualidade de vida. Como o Pompeia, que traz qualidade de vida por meio de espaços bastante arborizados, pelo pouco ruído, boa locomoção e pela disponibilidade de serviços diversos. Qualidade de vida também pela possibilidade da prática de exercícios físicos perto de casa, em praças, e por passeios históricos cheio de curiosidades. Até a fisioterapia no Pompeia é um dos fatores que proporciona o bem-estar de seus moradores!

O encantador Pompeia

O bairro da Pompeia fica localizado na região Oeste da cidade de São Paulo. Sua paisagem é diversa, há casas, vários prédios e até imóveis que datam do século passado. Essa última característica, aliás, é um dos atrativos da região.
O Pompeia é uma região nobre da cidade, e foi fundado em 1910. Antiga vila operária do município, na época a área era frequentada por muitos imigrantes, que em sua maioria trabalhavam em empresas como a Companhia Melhoramentos e as Indústrias Matarazzo. Com o tempo, o espaço tornou-se bastante povoado, e logo a área rural foi dividida em uma série de loteamentos batizado de Vila Pompeia.
Por isso, ao passear pelo bairro, é possível encontrar diversos imóveis com certo ar provinciano. Algumas edificações remontam à época em que o local era ainda uma pequena vila, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia. A catedral foi construída por um casal, que em viagem à Pompeia, na Itália, pediu à padroeira que nomeia a igreja que curasse sua filha doente. Com a graça alcançada, Cláudio de Sousa e Luiza Leite de Souza mandaram construir a capela, em torno da qual o bairro se expandiu ao longo das décadas.
A história do samba em São Paulo também pode ser inserida nessa região. Foi no bairro Pompeia que surgiu a Primeira de São Paulo, escola de samba pioneira da cidade. Era a década de 1930. 46 anos depois surgiu a Águia de Ouro, e o bairro abrigou a nova escola que havia nascido no bairro vizinho (Vila Anglo Brasileira). Em 2011, a Águia mudou sua sede para a Marginal Tietê.

Pompeia é puro bem-estar!

Além de sua história, um atrativo do Pompeia é sua ótima mobilidade. O bairro tem acesso bastante fácil à Marginal Tietê, Avenida Paulista e outras, e oferece opções variadas de transporte público. De ônibus, por exemplo, são muitas as linhas que passam pela região, assim como os pontos espalhados pela área. De forma bem próxima, há ainda como alternativa o metrô e o Terminal de Ônibus Barra Funda, que melhora a possibilidade de deslocamento para localidades mais distantes em São Paulo.
O Allianz Parque, estádio de futebol “casa” do Sociedade Esportiva Palmeiras, fica há apenas alguns quarteirões do Pompeia, o que é ótima notícia aos fãs do futebol. Além disso, o espaço vem recebendo diversos shows musicais, inclusive internacionais, o que aumenta o acesso à cultura na região.
Finalmente, os serviços ofertados no bairro são igualmente interessantes. Na área, são diversas as drogarias, especialmente 24h, que oferecem atendimento cuidadoso ao consumidor. Existem também laboratórios e hospitais disponíveis, como o Hospital São Camilo, famoso por sua competência como pronto-socorro e maternidade.
A qualidade de vida do espaço é garantida ainda pelas inúmeras praças arborizadas, que permitem o contato de moradores com a natureza, além de um espaço agradável para o lazer. Somado a tudo isso, o bem-estar dos moradores da região pode ser aproveitado por meio da fisioterapia no Pompeia!

Fisioterapia e qualidade de vida

A fisioterapia é uma especialidade médica conhecida principalmente pelo seu uso na recuperação motora. Se sofre um acidente, a sequela de uma doença, uma lesão no músculo ou osso, o indivíduo precisa contar com o auxílio de um fisioterapeuta.
O atendimento de cada sujeito é pensado exatamente para seu caso. Isso significa que a lesão da pessoa é analisada individualmente, os exercícios são desenvolvidos de modo a atender exatamente à cura da lesão, e assim são mais eficazes.
Mas além do tratamento de problemas, a fisioterapia é ideal para a prevenção de doenças e para a qualidade de vida. Isso porque, além do “poder” curativo, a especialidade consegue trabalhar áreas do corpo e fortalecê-las. Como o joelho: se você decide praticar uma atividade física como a caminhada, é importante fortalecer os músculos da perna e evitar qualquer tipo de lesão pelo esforço. Dessa forma, o fisioterapeuta irá indicar exercícios que fortaleçam os músculos, trabalhem a resistência do joelho e previnam problemas devido ao esporte.
O mesmo em relação à capacidade respiratória e cardíaca. Principalmente durante a prática do esporte, é comum que o indivíduo sinta falta de ar e palpitação. Em sessões de fisioterapia, o profissional especialista indica movimentos que melhoram a resistência de respiração e o ritmo dos batimentos do coração!

Outros benefícios

Além de movimentos físicos, a fisioterapia se utiliza de outros métodos. Citando a massoterapia, a especialidade usa da massagem direcionada para auxiliar na melhora de lesões e relaxamento de músculos. Como técnica, é comum ainda a utilização do calor, do frio e da água, em atividades e aplicações diversas.
Quem tem vícios de postura pode da mesma forma se beneficiar das técnicas. Quando mantém uma postura inadequada da coluna, o indivíduo acaba colocando pressão exagerada sobre essa região. O resultado é uma maior tendência ao desenvolvimento de problemas nas costas, como a lombalgia (dor na lombar) e até hérnia de disco, bem mais grave.
Aqueles que trabalham durante todo o dia em frente ao computador, e quem na profissão manuseia máquinas pesadas, normalmente sofrem do problema. Dessa forma, a ginástica laboral proporcionada pela fisio auxilia bastante no tratamento dessas situações. Logo, na terapia, o indivíduo aprende a manter sua postura correta, treina exercícios para alongamento e mobilidade mais fácil, a melhor equilibrar o corpo e a lidar com problemas como dores ocasionais.
Por todos estes motivos, contar com a fisioterapia no Pompeia é uma ótima alternativa para manter a qualidade de vida. Mais do que estar em um bairro agradável e manter bons hábitos, o indivíduo que conta com acompanhamento para todo o corpo ganha em bem-estar completo!