Ao sentir uma dor no quadril que impede os movimentos você fica na dúvida se está com tendinite ou bursite? Existe uma diferença entre essas duas doenças que acometem o quadril.
A tendinite, por exemplo, é a inflamação nos tendões dos músculos glúteos. Geralmente, a dor está localizada na região lateral do quadril que pode irradiar para a face lateral da coxa.
A tendinite é causada pelo aumento da carga de exercício e excesso de impacto do tendão contra proeminências ósseas.
O diagnóstico da tendinite é feito por meio de exame físico que analisa a dor, sensibilidade e a perda da função. Além disso, o paciente faz exames como ressonância nuclear magnética e ultrassom.
O tratamento pode ser dividido em etapas. A primeira consiste no alívio da dor, inflamação e edema utilizando técnicas com eletrotermofoterapia como laser, ultrassom e terapia combinada. A segunda etapa é feita por meio de exercícios de fortalecimento, flexibilidade, mobilização articular e treinamento sensório-motor.
E a Bursite?
A bursite consiste um processo inflamatório que ocorre em uma bolsa (bursa) que tem como função diminuir o atrito entre os tendões e ossos. Ao ocorrer no quadril a bursite pode acometer a bursa subtrocantérica – localizada lateralmente ao quadril, logo abaixo do trocânter maior ou isquiática.
Apesar de a bursite ser também uma inflamação no quadril ela é provocada pela diminuição de flexibilidade, fraqueza muscular e disfunções biomecânicas.
Quem tem bursite pode sentir dor na lateral do quadril. Exames como a ressonância magnética pode ser solicitado para verificar a inflamação.
O tratamento pode ser feito com fisioterapia que visa diminuir a inflamação, aliviar a dor e diminuir o atrito sobre as bursas. Eletromofototerapia, terapia manual e correção biomecânica com exercícios de fortalecimento muscular e treinamento sensório-motor podem ser realizados pelo fisioterapeuta para recuperar o movimento no quadril.
Atualmente é diretor-clínico do Instituto TRATA – Joelho e Quadril.
Graduado em Fisioterapia no ano de 2001 e Especialista (pós-graduação) em Fisioterapia neuro-musculo-esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – ISCMSP (2003)
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC (2006)
Doutor em Ciências pelo programa de Cirurgia e Experimentação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011)
Pós-doutorado (post doc) em Biomecânica pela University of Southern California – USC (2013)
Docente da graduação do Centro Universitário São Camilo – CUSC e Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Foi Professor Adjunto da pós-graduação em Fisioterapia musculo-esquelética – ISCMSP e Supervisor do Grupo de Joelho, Quadril, Traumatologia Esportiva e Ortopedia Pediátrica – ISCMSP
Vencedor dos prêmios EXCELLENCE IN RESEARCH AWARD pelo melhor artigo publicado no ano de 2010 e EXCELLENCE IN CLINICAL INQUIRY no ano de 2011 no Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT).
Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Tem mais de 60 publicações nacionais e internacionais com ênfase em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia, Joelho e Quadril, Traumatologia esportiva e Eletrotermofototerapia.