Dor de calcanhar: O que é, o que a causa e como se pode tratá-la?

Já sentiu dor no calcanhar ao caminhar? Ou subindo as escadas, ou até mesmo ao ficar muito tempo em pé? A dor aflige muitas pessoas e pode tornar atividades simples como caminhar extremamente dolorosas e muito difíceis.

Neste artigo vamos entender o que é essa dor do calcanhar e iremos explorar as causas e como podemos tratar esse problema.

Agendar sua Avaliação

Portanto, se você sofre de dor no calcanhar, leia atentamente este post e veja se você consegue encontrar as respostas que procura!

Dor no calcanhar: o que fazer e como tratar? - Instituto Trata

O que é a dor no calcanhar ao pisar?

A dor no calcanhar ao pisar é uma condição que pode ser causada por diferentes fatores. Mas resumidamente, é uma dor que pode ser bastante severa e pode tornar muito difícil andar ou ficar de pé durante longos períodos de tempo.

Agendar sua Avaliação

O calcanhar é um pequeno osso na parte de trás do pé, e a dor no calcanhar ao pisar afeta especificamente esta área.

O que causa dor no calcanhar quando se pisa?

A dor no calcanhar ao pisar pode ser provocado por várias razões. Uma das causas mais comuns é o esporão de calcâneo, que são pequenos depósitos de cálcio que se formam sobre o osso do calcanhar e são bastante dolorosos.

Outras causas comuns de dor no calcanhar é o Tendão de Aquiles (cordão fibroso localizado no tornozelo, abaixo da panturrilha que se conecta ao calcâneo.

Bursite no tendão anterior do calcâneo - Distúrbios dos tecidos conjuntivo e musculoesquelético - Manuais MSD edição para profissionais

Bursite no calcanhar – quando pequenos sacos cheios de líquido (que atuam como almofadas entre os ossos e tendões) ficam inflamados;

Fascite plantar – quando a fáscia plantar (um longo ligamento que vai do calcanhar aos pés) fica dolorido e inflamado;

Tingling and burning sensation in foot of Asian. Foot pain. Sensory neuropathy problems. Foot nerves problems. Plantar fasciitis.

Doença de Sever – dor na região da placa de crescimento do osso do calcanhar. Comum em crianças que praticam esportes como ginastica artística e balé;

Síndrome do túnel tarso – quando há compressão do nervo tibial no pé;

Traumatismos e lesões – pancadas no local também podem provocar dores no calcanhar, como por exemplo, uma lesão no calcanhar (uma queda ou acidente).

Fratura por stress – mais comum em atletas que praticam esportes como atletismo, que está entre uma das principais causas de lesões frequentes no calcâneo.

Quais são os sintomas da dor do calcanhar ao pisar?

O sintoma mais comum é a dor, que pode aguda ou uma dor persistente (incômoda, que não passa).

Outro sintoma é a dificuldade de andar. Isto porque a dor no calcâneo torna difícil colocar peso sobre o osso do calcanhar.

Outros sintomas incluem:

  • Dificuldade em subir as escadas;
  • Dificuldade de permanecer de pé por longos períodos de tempo;
  • Inchaço ou vermelhidão na zona do calcanhar.

A dor no calcanhar ao pisar pode provocar alterações no pé?

Na verdade, pode. Uma das mudanças é na forma como o paciente caminha, porque a dor no calcanhar torna difícil colocar peso sobre o osso do calcâneo. Quando isso acontece, o paciente pode acabar colocando o peso sobre os dedos dos pés para evitar colocar pressão sobre o calcanhar.

Algumas soluções como correção postural e uso de palmilhas vai depender do tipo de patologia que afeta o calcanhar.

Qual é o diagnóstico para a dor no calcanhar ao pisar?

Ao sentir dor no calcanhar, é importante consultar um médico ou um fisioterapeuta para que ele possa fazer uma avaliação e diagnosticar o problema. Seu histórico médico e um exame físico fazem parte do procedimento durante a consulta.

Existe tratamento para a dor no calcanhar ao pisar?

Como evitar dores nos pés na terceira idade? - Grupo ACASA

Existem diferentes tratamentos para as dores de calcanhar. O tratamento mais adequado vai depender da causa da dor. Entre os métodos mais comuns estão:

Descanso – este é frequentemente recomendado como a primeira linha de tratamento. Isto significa fazer uma pausa nas atividades que colocam tensão no seu calcanhar;

Gelo – pode ser recomendado em alguns casos para ajudar a reduzir a inflamação e a dor;

Exercício – fazer exercícios para alongar o calcanhar pode ajudar a reduzir a dor;

Fisioterapia para dor no calcanhar – melhora a mobilidade do local e ajuda a diminuir as dores.

Cirurgia – somente em alguns casos quando o tratamento conservador tem pouco efeito é que a cirurgia pode ser necessária para remover as esporas de calcâneo ou outros problemas que podem atingir o calcanhar.

Conclusão

Se você sofre de dores de calcanhar ao pisar, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta para que ele possa diagnosticar o problema e recomendar o tratamento mais adequado.

Para mais dúvidas, consulte seu fisioterapeuta.

Esperamos que você possa ter compreendido melhor sobre o assunto.

Obrigado por ler este artigo! Esperamos que tenha sido útil. Até a próxima vez!

Agendar sua Avaliação