Dor No Quadril

Corrigido por Dra. Thaís Cachuté Paradella. O quadril é uma das articulações mais importantes do organismo, além de ser bastante complexa. Porém, por ser submetida a constante movimentação e por integrar diversas estruturas anatômicas, como músculos e ossos, o quadril pode apresentar dor. 

A função do quadril é sustentar toda a coluna vertebral, bem como fazer a conexão com os membros inferiores, permitindo sua movimentação. Assim, é de esperar que uma região que sofra tanto com impacto possa apresentar algumas patologias relacionadas a ela. 

Agendar sua Avaliação

Mas quais são as principais doenças que causam dor no quadril? E como prevenir a dor nessa região? É o que vamos conferir! 

Quais são as principais causas de dores no quadril?

mulher com dor no quadril
A dor no quadril pode ter várias causas diferentes,

Existem diversos fatores relacionados à dor no quadril, desde problemas causados pelo envelhecimento da articulação do quadril, até o desenvolvimento de outras patologias em pacientes mais jovens. 

Vamos falar das principais causas de dor no quadril. 

Agendar sua Avaliação

1 – Bursite trocantérica 

A bursite trocantérica é uma patologia bastante comum resultante da inflamação da bursa, que é uma estrutura em forma de bolsa existente entre a parte superior e lateral do fêmur. Essa estrutura pode inflamar em virtude do constante atrito do fêmur com o quadril. 

Essa região de encaixe do fêmur com o quadril é chamado de trocanter e, na bursite trocantérica, fica inflamada, gerando dor no quadril. 

O tratamento da bursite trocantérica envolve administração de anti-inflamatórios, bem como repouso até que ocorra a desinflamação. 

Em casos mais severos, a fisioterapia é mandatória, porém, em alguns casos, a cirurgia está indicada, uma vez que a região encontra-se bastante deteriorada, sendo necessária a colocação de uma prótese na mesma. 

2 – Tendinopatias 

São todos os problemas que envolvem os tendões nos quadris. Quando esses tendões encontram-se com problemas, iniciando com inflamação, o paciente sofre com dor no quadril. 

Pode haver confusão entre as tendinopatias e a bursite trocantérica, por isso a análise por um especialista é fundamental para o correto diagnóstico. 

No caso das tendinopatias, o tratamento envolve anti-inflamatórios e exercícios de fisioterapia com alongamento. 

3 – Hérnia De Disco E Compressão De Ciático 

Muitas pessoas apresentam dores na região lombar, não necessariamente causadas por uma estrutura do quadril, mas sim por hérnia de disco na região lombar. 

Outro fator que causa dor na região do quadril é a compressão do nervo ciático, dor essa que pode ficar na região dos glúteos e se prolongar até posterior da coxa. 

É importante que o especialista analise o tipo de dor, bem como a limitação de movimento e faça exames de imagem para avaliar a região lombar com maior cuidado. 

4 – Fraturas 

As fraturas são as principais causas de cirurgias ortopédicas de pessoas com mais idade, e uma série de fatores contribui para isso. 

Dentre esses fatores, podemos citar a osteoporose, a falta de condicionamento físico, falta de equilíbrio, bem como dificuldades visuais. Todos esses fatores contribuem para quedas em idosos e, por consequência, fraturas na região do quadril. 

As mulheres estão mais suscetíveis às fraturas por uma série de razões, dentre elas, alterações hormonais que contribuem para a osteoporose. 

A consolidação de fraturas em idosos pode ser bastante desafiadora, sobretudo se há presença de outras comorbidades. Por isso, as fraturas acabam levando uma porcentagem de pacientes a óbito nos 2 primeiros anos. 

Por outro lado, há materiais ortopédicos bastante evoluídos e podem ser opções em diversos casos. 

Quando se há fratura do colo do fêmur é necessária a colocação de uma prótese de quadril. 

5 – Artrose 

A artrose é o desgaste da articulação do quadril. É comum em pessoas de mais idade e pode gerar dor na região do quadril e coxa. 

Com o passar do tempo, pode haver maior dificuldade da movimentação, limitando o movimento. 

O tratamento inclui sessões de fisioterapia e medidas analgésicas para aliviar as dores, devolvendo a amplitude de movimento. 

Qual é o tratamento para dor no quadril?

mulher fazendo fisioterapia
A fisioterapia é essencial para tratar dor no quadril.

Primeiramente, é necessário o diagnóstico correto. 

Dessa forma, caso você apresente dor persistente na região do quadril, deverá buscar o atendimento por um especialista. 

Muitas vezes, o tratamento incluirá medicações analgésicas e anti-inflamatórias, bem como repouso e sessões de fisioterapia. 

A fisioterapia é essencial para melhora do quadro de dor no quadril. 

Alguns casos terão indicações cirúrgicas, mas é uma minoria. A maior parte dos casos terá tratamento conservador, com medidas analgésicas e fisioterapia. 

Tratamentos cirúrgicos devem ter reabilitação fisioterápica associada, para que o paciente volte à movimentação o quanto antes. 

Como prevenir dor no quadril? 

As dores no quadril podem ser prevenidas com algumas medidas. 

  • Mantenha-se dentro do peso; 
  • Tenha uma vida ativa, com prática de exercícios físicos supervisionados por um profissional; 
  • Sempre faça exercícios de alongamento; 
  • Faça fortalecimento específico para região do quadril; 
  • Não seja sedentário; 
  • Ao sinal de dor, não force e consulte um especialista; 
  • Caso o tratamento tenha sido prescrito, faça as sessões de fisioterapia recomendadas.

O que fazer em caso de dor no quadril?

homem com dor no quadril subindo escada
Em caso de dor no quadril o repouso é recomendado.

Caso você apresente dor na região do quadril e não possa imediatamente buscar atendimento especializado de urgência, algumas ações podem ajudar a diminuir a dor temporariamente. 

Mas, é importante lembrar que essas ações só reduzem a dor de maneira temporária, não podendo ser substituídas por uma consulta e sessões de fisioterapia. 

  • Repouse, deitando de costas e procure elevar a região do quadril, como em uma ponte; 
  • Aplicar compressas quentes na lateral do quadril; 

Conclusão 

Dores no quadril persistentes podem ser sinal de diversos problemas. Para o correto diagnóstico, é necessário consultar um especialista que avaliará e prescreverá o melhor tratamento. 

A fisioterapia é forte aliada no tratamento de dores no quadril, uma vez que possui medidas analgésicas e tratamento especializado para redução das dores e melhora do quadro geral do paciente. 

Além disso, a fisioterapia faz parte da reabilitação pós-cirúrgica em pacientes que foram submetidos a cirurgias para colocação de próteses no quadril, porém, grande parte dos tratamentos indicados para dores no quadril é conservador, obtendo bons resultados.

Agendar sua Avaliação