Entesopatia do Tendão Calcâneo é a mesma coisa que Tendinite do Tendão de Aquiles?

A entesopatia é uma condição caracterizada pela inflamação ou irritação na entese, que é o ponto de ligação entre um tendão, ligamento ou cápsula articular e o osso. Essa região de inserção é crucial para a transmissão de forças entre o tecido conectivo e o osso.

Uma das regiões que pode ser acometida por uma Entesopatia é o tendão de Aquiles. Descubra a seguir como acontece essa condição, quais são os sintomas e o tratamento.

Agendar sua Avaliação

O que é a Entesopatia do Tendão de Calcâneo?

A entesopatia do tendão calcâneo, também conhecida como tendinopatia ou tendinite do tendão de Aquiles, é a inflamação ou irritação específica na região onde o tendão de Aquiles se conecta ao osso calcâneo (osso do calcanhar).

foto de Entesopatia do Tendão de Calcâneo

Como acontece?

A Entesopatia do Tendão Calcâneo, também conhecida como tendinite ou tendinopatia do tendão de Aquiles, geralmente ocorre devido a uma combinação de fatores, muitos dos quais estão relacionados ao uso excessivo ou estresse repetitivo no tendão.

Agendar sua Avaliação

Atividade física intensa

A prática de atividades físicas intensas, especialmente aquelas que envolvem movimentos repetitivos, como corrida, saltos ou esportes de impacto, pode colocar uma carga excessiva no tendão de Aquiles.

Mudanças no treinamento

Alterações abruptas no volume ou na intensidade do treinamento, como aumentar subitamente a distância ou a intensidade de corridas, podem sobrecarregar o tendão e levar à entesopatia.

Calçados inadequados

O uso de calçados que não oferecem suporte adequado ou que não se adaptam corretamente aos pés pode contribuir para o desenvolvimento da condição.

Anatomia

Algumas pessoas podem ter uma anatomia que coloca mais pressão no tendão de Aquiles, tornando-as mais propensas a desenvolver entesopatia.

Idade

O envelhecimento natural também pode desempenhar um papel, pois os tendões tendem a perder elasticidade e resistência ao longo do tempo, aumentando o risco de lesões.

Fatores biomecânicos

Problemas na biomecânica do pé, perna ou quadril podem contribuir para o estresse excessivo no tendão de Aquiles.

Histórico de lesões

Pessoas que tiveram lesões anteriores no tendão de Aquiles podem ser mais suscetíveis a desenvolver entesopatia.

Sintomas

Os sintomas da entesopatia do tendão calcâneo podem variar em intensidade, dependendo da gravidade da condição.

Alguns dos sintomas comuns incluem:

Dor

Principalmente ao redor do tendão de Aquiles é um sintoma característico.

Sensibilidade ao Toque

Sensibilidade ao redor do tendão de Aquiles é outro sintoma.

Inchaço

Algumas pessoas podem experimentar inchaço na área afetada, indicando inflamação no tendão.

Rigidez Matinal

Pode haver rigidez e dificuldade em mover o tornozelo pela manhã.

Fraqueza Muscular

Fraqueza nos músculos da panturrilha também pode ser observada.

Crepitação

Em alguns casos, pode ocorrer um som de crepitação ou estalido.

Tratamento da Entesopatia do Tendão de Aquiles

foto de Entesopatia do Tendão de Calcâneo

O tratamento da entesopatia do tendão calcâneo, ou tendinite do tendão de Aquiles, varia de acordo com a gravidade dos sintomas.

O uso de compressas de gelo pode ajudar a reduzir a inflamação.

A fisioterapia desempenha um papel importante, focando no fortalecimento muscular, melhoria da flexibilidade e correção de padrões de movimento.

foto de Entesopatia do Tendão de Calcâneo

O uso de órteses e calçados adequados também pode ser recomendado.

Em casos mais graves ou quando o tratamento conservador não é eficaz, opções como injeções de corticosteroides ou cirurgia podem ser consideradas.

O tratamento deve ser personalizado com base na avaliação de um profissional de saúde para garantir eficácia e recuperação adequada.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé).

A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

Avaliação clínica detalhada

O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe.

É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

Avaliação cinemática dos movimentos do corpo

A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo.

Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

Protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores

O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas.

O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro.

A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: