X
Nova consulta

Estalos no joelho: causas, sintomas e tratamento

estalos-no-joelhoUma queixa muito frequente nos consultórios é o barulho que o joelho faz quando a pessoa caminha, corre, agacha ou sobe e desce escada. Mas, não é só o barulho que incomoda, algumas pessoas ainda reclamam de dor e inchaço.
As causas para esses estalos são inúmeras, pode ser uma lesão de cartilagem que ocorre na superfície articular da patela mais conhecida como condromalácia ou condropatia. Os sintomas mais comuns são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho, dor na parte anterior do joelho e atrás da patela – principalmente ao subir e descer escada e inchaço.
Além disso, o barulho no joelho também pode ser uma consequência de traumas, sobrecarga, alterações na cartilagem (fissuras , afilamentos , corpos livres) , lesões meniscais (calcificações , flaps, menisco lateral  discóide), sinovite (plica patelar).
Geralmente, são as mulheres que mais reclamam dos barulhos que os joelhos emitem ao fazer qualquer movimento por conta das diferenças anatômicas que existem entre homens e mulheres.
 

Joelhos Instáveis

A instabilidade dos joelhos é causada pela fraqueza no ligamento e pode envolver outras estruturas, como a cartilagem, meniscos e músculos. Sendo assim quanto maior o número de ligamentos afetados, maior será a dificuldade de andar e o incômodo da dor.
Sem tratamento, o problema pode piorar e levar a uma artrose que é um desgaste ainda maior das articulações.
O diagnóstico de joelhos bambo pode ser feito por meio de testes clínicos e a fisioterapia é a forma mais conservadora para tratar. O profissional vai propor exercícios que vão fortalecer a região e devolver a estabilidade ao paciente.
 

3 motivos para o surgimento de estalos no joelho

 
Se o seu joelho estala quando você se levanta, agacha, ou realiza algum movimento saiba que são três os principais motivos do problema. A boa notícia é que a primeira causa significa apenas que houve escape de gases/vácuo e não há nada mais grave. O segundo motivo é quando a articulação se move para retornar à sua posição original. Já a última causa tem relação com o atrito das articulações devido à perda de cartilagem. Se não houver tratamento o quadro pode evoluir para um desgaste mais severo.
 

Como tratar os estalos no joelho?

 
estalos-no-joelhoPara tratar, é necessário identificar as causas e corrigi-las. Depois é importante  iniciar um tratamento fisioterápico. As cirurgias são indicadas nos casos de lesões extensas e profundas da cartilagem.
A fisioterapia é alternativa bem sucedida para tratar esses tipos de estalos no joelho, o tratamento fisioterápico é feito com exercícios de fortalecimento e alongamento.
 
 

Previna-se!

 
Para aliviar os sintomas, é importante evitar hábitos que possam sobrecarregar os joelhos, usar calçados apropriados e com amortecimento, fazer exercícios em piso que não tenham elevação, por isso escolha quadra, grama ou até mesmo na piscina que tem menos impacto.


16 comentários em “Estalos no joelho: causas, sintomas e tratamento

  1. Ola, tudo bem? Ficamos felizes em poder ajudar! Temos uma rede de clínicas especializadas em reabilitação e tratamento não-cirúrgico das lesões de tornozelo, joelho e quadril. Atuamos com sessões de 1 hora de duração, individuais, contando com auxílio de especialistas altamente treinados em reabilitação NÃO-cirúrgica. Nos colocamos à disposição! Segue nosso link para obter mais informações: http://www.institutotrata.com.br

    1. Após cirurgia LCA, meu joelho está estalando muito, tanto pra fixar a perna em movimento de linha reta quanto pra virar o corpo .
      Acontece q já tem 10 meses de operado e já estou pegando muito peso na academia e a dor é zero.
      Tanto pra malhar quanto quando estala a dor é zero.
      Não me encaixo em nenhum sintoma descrito Aki ou em qqer site de explicação.

  2. Ola. Tudo bem? Eu tenho 33 anos, e já há vários anos tenho tido estalos nos dois joelhos sempre que agaixo, e também por várias vezes tive bloqueio, nos ultimos dia sinto uma dor ligeira ao dobrar o joelho. O que pode estar a acontecer?

    1. Tenho 63 anos e há três dias venho sentindo incômodo de dor e estalos no joelho direito. Isso ocorreu do nada. Estava fazendo compras no comércio e andei algumas quadras a pé. Tem algum exercício que eu possa fazer para aliviar o problema?

  3. Ola. Tudo bem? Eu tenho 33 anos, e já há vários anos tenho tido estalos nos dois joelhos sempre que agaixo, e também por várias vezes tive bloqueio, nos ultimos dia sinto uma dor ligeira ao dobrar o joelho. O que pode estar a acontecer doutor?

    1. Milorder, tudo bem? Este tipo de sintoma pode estar relacionado a menisco, cartilagem ou tendinopatias! Normalmente existe tratamento para estes casos, mas claro que uma avaliação detalhada se faz necessária! Caso interesse, colocamos nossas mais de 65 unidades à disposição para marcar uma avaliação! Segue o contato para encontrar a clínica mais próxima: http://www.institutotrata.com.br

      1. O meu joelho estala quando eu fico sentado ou deitado, aí eu me levanto e faço o movimento de balançar a perna ( tipo, balanço a perna no sentido contrário) ele estala na hora. Fico com medo de ser por causa do joelho esquerdo que tive uma torção há 7 anos.

  4. Tenho 56 anos, a dois anos atrás, meu joelho direito doeu de forma forte, ao esticar a perna doía mais, fiquei mancando, por vários dias, até deitado doía,,Tive que procurar pronto-socorro, ortopedista tirou RX, diagnosticou osteoartrose,devido ao peso e idade, disse que esta no inicio mas não tem cura,só poderia desacelerar, e para eu não fazer caminhadas e corridas nem pensar nunca mais,(pois teria que economizar meus joelhos que estavam com desgastes). e ginástica só sem impacto tipo hidroginástica…Por cinco dias me receitou Cetoprofeno..passou a dor quase que por completo, mas quando esforço sinto uma dor leve…Depois em nova consulta me receitou Colágeno tipo 2, 40 mg. De seis em seis meses volto e ele repete esse mesmo colágeno= UC II 40 mg.(disse que é melhor que glucosamina,, que era remédio mais antigo)…Estou estressado, pois não posso nem fazer caminhadas…O joelho tirou minha vontade de sair, passear, ou seja, tirou minha vontade de viver…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem procura o Instituto TRATA?

Personalização do tratamento para diferentes públicos - O grande diferencial