Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores nos membros inferiores

Estalos no joelho: causas, sintomas e tratamento

Você já ouviu seu joelho estalar ao se movimentar?

Essa é uma queixa comum nos consultórios, referindo-se ao barulho que se ouve quando se caminha, corre, agacha ou sobe e desce escadas.

Agendar sua Avaliação

Além do som incômodo, algumas pessoas também relatam dor e inchaço associados.

Os estalos no joelho podem ter várias causas, como lesões na cartilagem da superfície articular da patela, conhecidas como condromalácia ou condropatia.

Agendar sua Avaliação

Entre os sintomas mais comuns, estão os estalos ao flexionar a perna e o travamento do joelho.

Além disso, o barulho no joelho pode resultar de traumas, sobrecarga ou alterações na cartilagem, como fissuras, afilamentos e corpos livres, bem como lesões meniscais, incluindo calcificações e menisco lateral discoide.

Mulheres relatam estalos nos joelhos com mais frequência, em parte devido a diferenças anatômicas em relação aos homens.

Quando esses estalos são causados por problemas biomecânicos, como subluxação da patela, ruptura de ligamentos ou perda de cartilagem, a cirurgia pode ser indicada, embora isso seja necessário em uma minoria dos casos.

Por outro lado, a fisioterapia é uma alternativa eficaz e suficiente na maioria das situações.

foto de fisioterapia

No Instituto Trata, aplicamos uma abordagem de tratamento com recursos conservadores baseada em evidências científicas para membros inferiores. Nenhum atendimento é padronizado. Avaliamos as necessidades reais de cada paciente e elaboramos o programa mais assertivo para cada caso.

Através de uma avaliação detalhada do quadro do paciente, com atenção totalmente individualizada, é possível identificar as características específicas do caso e traçar uma conduta de tratamento com recursos personalizados.

foto de cirurgia de joelho prótese

Os riscos de recidivas de dor nos joelhos são praticamente nulos, diante de toda a estrutura, equipe, ciência e técnicas que oferecemos no atendimento de todos os pacientes.

A tecnologia faz parte dos nossos procedimentos, com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de fisioterapia.

Confira um pouco sobre os recursos que podem ser empregados na avaliação e no tratamento de condições nos membros inferiores:

FISIOTERAPIA MANUAL:

As técnicas manuais podem promover uma restauração da biomecânica das estruturas dos joelhos, sem causar danos ao paciente.

EXERCÍCIOS DIRECIONAIS:

Através de uma série de exercícios direcionados de acordo com o quadro do paciente é possível trabalhar a flexibilidade e a mobilidade articular, ajudando no alívio das dores nos membros inferiores.

FORTALECIMENTO:

Através de um plano de exercícios cuidadosamente elaborado e progressivo, adaptado às necessidades individuais de cada paciente, é possível alcançar uma melhora significativa dos sintomas ou diagnósticos associados ao quadro do paciente.

TECNOLOGIA:

AVALIAÇÃO CINEMÁTICA DOS MOVIMENTOS DO CORPO

foto de fisioterapia

O objetivo da avaliação cinemática dos movimentos corporais é examinar a organização dos ossos e músculos em resposta à gravidade e às forças que atuam no corpo humano.

Para essa finalidade, pode ser empregado um software especializado de análise de movimento chamado TrataScan.

Sua tecnologia avançada permite identificar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que podem resultar em quadros inflamatórios ou dolorosos, por exemplo.

Durante essa avaliação, é possível avaliar assimetrias, padrões motores, lesões associadas, presença de compensações e determinar quais estruturas necessitam de intervenção.

LASERTERAPIA

foto de fisioterapia

O laser é um dos recursos que pode ser utilizado na fisioterapia para auxiliar na recuperação de lesões e reduzir a dor (medida analgésica). 

Por meio de exercícios específicos os fisioterapeutas trabalham para fortalecer os músculos ao redor do joelho, proporcionando suporte adicional e reduzindo o risco de novas lesões.

Este cuidado especializado não só alivia os sintomas, mas também promove uma melhor qualidade de vida, permitindo que os pacientes retomem suas atividades diárias com confiança e segurança.

foto de fisioterapia

Descubra tudo sobre estalos no joelho no texto a seguir!

6 motivos para o surgimento de estalos no joelho

foto de estalos no joelho

Bolhas de ar no líquido sinovial

Às vezes, quando a articulação se move rapidamente, podem se formar bolhas de ar dentro do líquido sinovial. Quando essas bolhas estouram, podem causar o som de estalos.

Movimentação dos tendões e ligamentos

Os tendões e ligamentos ao redor do joelho também podem se mover rapidamente, criando um som de estalo, especialmente se estiverem tensos ou se houver algum desalinhamento na articulação.

Desgaste da cartilagem

Em alguns casos de osteoartrite ou lesões na cartilagem, pode ocorrer atrito ou desalinhamento entre as superfícies articulares, levando a estalos.

Subluxação da patela

A patela (rótula) é uma pequena estrutura que desliza dentro de um sulco na extremidade inferior do fêmur. Se houver um desalinhamento ou movimento anormal da patela durante o movimento, isso pode levar a estalos no joelho.

Lesões meniscais

Lesões nos meniscos, que são estruturas cartilaginosas em forma de meia-lua no joelho, podem causar estalos durante o movimento.

Instabilidade articular

A instabilidade da articulação do joelho pode causar estalos, especialmente se os ligamentos estiverem enfraquecidos ou rompidos.

Existem fatores de risco que contribuem para os estalos no joelho?

Existem vários fatores de risco que podem aumentar as chances de desenvolver estalos no joelho, como:

  • Idade: a medida que envelhecemos, as nossas articulações tornam-se menos lubrificadas e mais propensas à estalos;
  • Obesidade: o excesso de peso coloca uma sobrecarga extra na articulação do joelho, o que pode levar a estalos;
  • Inflamação das articulações: pode ser causada por condições como artrite ou gota;
  • Músculos fracos: pode fazer com que a articulação do joelho fique sobrecarregada.

Joelhos Instáveis

fotos de estalos no joelho

A instabilidade dos joelhos pode ser causada por instabilidade ligamentar e pode envolver outras estruturas, como a cartilagem, meniscos e músculos. Sendo assim, quanto maior o número de ligamentos afetados, maior será a dificuldade de andar e o incômodo da dor.

Sem tratamento, o problema pode piorar e levar a uma artrose, que é um desgaste ainda maior das articulações.

Sintomas mais comuns dos estalos no joelho

A dor no joelho ao estender completamente a perna, instabilidade do joelho, bloqueio do joelho são os sintomas mais comuns, podendo aparecer de forma gradual ou repentina.

O principal sintoma é um joelho que bloqueia ao tentar estendê-lo completamente. Isto acontece porque a patela não segue corretamente na tróclea do fêmur.

O joelho pode apresentar instabilidade, como se estivesse a “ceder”. Isto pode acontecer quando a articulação do joelho não está devidamente alinhada. Pode também ser devido a fraqueza dos músculos em torno do joelho.

Previna-se

Confira algumas dicas para evitar dores nos joelhos.

  • Usar calçados apropriados e com amortecimento;
  • Fazer exercícios em pisos que não tenham elevação, como quadra, grama ou até mesmo na piscina, que tem menos impacto;
  • Se aquecer antes de qualquer atividade física;
  • Escolha exercícios que tenham pouco impacto no joelho, como nadar ou andar de bicicleta.
Agendar sua Avaliação

Assista o vídeo abaixo

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: