Exercícios Para Fortalecer O Quadril

Você sabia que fazer exercícios para fortalecer o quadril são importantes também para prevenir lesões, melhorar a flexibilidade, reduzir a dor e o desconforto da região?

Neste artigo você vai entender mais sobre a importância do quadril e tipos de exercícios que são interessantes para essa região tão importante do corpo.

Agendar sua Avaliação

A importância do fortalecimento do quadril para o bem estar

O quadril é uma região crucial do nosso organismo devido à sua complexidade, composto por ossos, cartilagens, ligamentos, músculos, tendões e bursas que reduzem o atrito entre as articulações durante o movimento.

Em atividades esportivas, o quadril é impactado significativamente e sua mobilidade influencia diretamente na qualidade do movimento. Fortalecer a musculatura do quadril é essencial, pois um quadril forte reduz o risco de lesões não só na região, mas também nos membros inferiores.

O quadril das mulheres é mais suscetível a lesões do que o dos homens?

Por conta da anatomia do quadril, muitos acreditam que mulheres são mais propensas a lesões do que homens. Ambos os sexos podem sofrer com lesões, mas geralmente são afetados por tipos diferentes de condições.

Agendar sua Avaliação

Mulheres frequentemente têm problemas extra articulares, como tendinites, bursites e contraturas musculares. Homens, por outro lado, tendem a sofrer com problemas intra articulares, como o impacto do quadril. Os grupos de risco incluem homens que realizam muitas atividades físicas, têm predisposição genética, fraqueza muscular ou falta de controle de movimento.

Para prevenir lesões, é recomendado investir em exercícios para fortalecer o quadril.

Exercícios Para Fortalecer O Quadril

foto de exercícios para fortalecer o quadril

Primeiramente, escolha um local plano e adequado para realizar os exercícios.

Use roupas que permitam movimentos livres, evitando torções nas articulações. Um colchonete pode ser útil para dar suporte confortável às costas e evitar lesões na coluna.

Para alguns exercícios, um elástico pode ser necessário para fornecer resistência ao movimento. Esse acessório é facilmente encontrado em lojas de artigos esportivos.

Execute os exercícios com calma, respeitando seus limites e evite fazê-los se estiver sentindo dor.

Observe sua evolução em relação ao tempo que consegue manter a posição e se há dor muscular no dia seguinte.

Se sentir qualquer dor persistente, é importante consultar seu fisioterapeuta ou especialista em quadril.

1 – Ponte 

foto de exercícios para fortalecer o quadril

Deitada de barriga para cima, com pernas levemente afastadas, joelhos dobrados e braços esticados ao lado do corpo, levante o quadril e mantenha a posição por alguns segundos.

2 – Prancha tradicional 

foto de exercícios para fortalecer o quadril

Um dos melhores exercícios para fortalecimento não só do quadril como também do abdômen, a chamada musculatura CORE, que sustenta a coluna.

Deite de barriga para baixo, cotovelos e antebraços localizados na altura dos ombros e as pernas estendidas, apoiadas na ponta dos pés. Contraia o abdômen e eleve o quadril, mantendo o alinhamento do corpo paralelo ao solo.

3 – Prancha lateral 

foto de exercícios para fortalecer o quadril

É uma variação do exercício anterior, mas para focar mais na musculatura lateral do abdômen e quadril.

Deite de lado, com o cotovelo dobrado, na altura do ombro.

Mantenha as pernas esticadas e eleve o quadril.

4 – Caminhada com elástico 

foto de exercícios para fortalecer o quadril

Exercício excelente para fortalecimento dos musculos do quadril, e será necessário o uso de uma faixa elástica.

Inicie em pé com a faixa de elástico posicionada logo abaixo dos joelhos, com as pernas semiflexionadas.

Caminhe para o lado, unindo as pernas.

5 – Ostra 

foto de exercícios para fortalecer o quadril

Um dos exercícios mais tradicionais para fortalecimento do quadril.

Deite de lado, apoiando a cabeça em uma almofada, semelhante à posição fetal, mas coloque a mão do lado de cima no quadril. Pés unidos. Coloque a faixa elástica ligeiramente acima dos joelhos.

Contraia o abdômen e afaste os joelhos, mantendo os calcanhares unidos, e então retorne.

6 – Afundo 

foto de exercícios para fortalecer o quadril

De pé, com os pés afastados, na largura dos ombros e mãos na cintura, dê um passo para frente, com a coluna alinhada, flexionando o joelho, mas evitando que ele ultrapasse a ponta do pé.

Retorne à posição inicial.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A base da proposta do Instituto TRATA está centrada na ideia de inovação no tratamento das extremidades inferiores, abrangendo quadril, joelho e pé. A asseguração de resultados eficazes espelha os métodos seguidos pela equipe:

Avaliação clínica detalhada

O paciente passa por uma avaliação clínica detalhada realizada por um especialista da equipe. Esse inicial procedimento possibilita uma orientação direcionada ao tratamento, considerando o quadro individual de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

Avaliação cinemática dos movimentos do corpo

Posteriormente, o paciente passa por uma avaliação cinemática dos movimentos corporais. O objetivo é examinar a organização dos ossos e músculos em resposta à gravidade e às forças que atuam no corpo humano. Para essa finalidade, empregamos um software especializado de análise de movimento chamado TrataScan. Sua tecnologia avançada permite identificar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que podem resultar em quadros inflamatórios ou dolorosos, por exemplo.

Durante essa fase, é possível avaliar assimetrias, padrões motores, lesões associadas, presença de compensações e determinar quais estruturas necessitam de intervenção.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

Protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores

A etapa final envolve a implementação do protocolo de tratamento para lesões nas extremidades inferiores, desenvolvido pela rede e embasado em evidências científicas.

A atenção é direcionada para o alinhamento biomecânico das extremidades inferiores, visando aprimorar a condição do paciente (evitando recidivas) e, consequentemente, proporcionar uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Não há um atendimento padronizado. Analisamos as necessidades individuais de cada paciente e desenvolvemos a abordagem de tratamento mais adequada para cada caso.

A incorporação da tecnologia é uma parte integral do nosso programa de tratamento, com o propósito de proporcionar aos pacientes as mais avançadas técnicas no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: