5 Exercicios para Mobilidade de Quadril

A mobilidade do quadril é incrivelmente importante para a saúde, podendo ajudar no desempenho de atividades como correr, saltar e agachar. Ela também é importante em tarefas cotidianas como sair da cama ou se abaixar para pegar alguma coisa. A melhoria da mobilidade do quadril também pode reduzir o risco de lesões e desequilíbrios musculares em outras partes do corpo. Por isso, hoje vamos mostrar para vocês 5 exercicios que você pode fazer para mobilidade de quadril.

Qual é a importância da mobilidade de quadril?

Ter uma boa mobilidade nos quadris aumenta a flexibilidade e permite que você se movimente com mais eficiência. Isso significa que os músculos podem ser ativados corretamente durante os movimentos, reduzindo o esforço sobre eles e ajudando a melhorar a postura. Além disso, ter maior mobilidade também pode lhe ajuda a conseguir um melhor equilíbrio ao realizar movimentos dinâmicos, como correr ou pular. Esse melhor equilíbrio reduz o risco de queda ou de sobrecarga dos músculos.

Agendar sua Avaliação

A boa mobilidade do quadril também beneficiar o seu bem-estar emocional, já que uma boa mobilidade de quadril pode ajudar a aliviar dores causadas por padrões incorretos de movimento.

exercicios para mobilidade de quadril: alongamento

Como ocorre a perda da mobilidade de quadril?

A perda da mobilidade dos quadris pode ocorrer quando os músculos e o tecido conjuntivo, que circundam os quadris, ficam tensos, fracos e/ou desequilibrados. Isso pode ser causado pela falta de exercício ou padrões de movimento incorretos. Com o tempo, isso pode levar a uma rigidez progressiva e a uma diminuição da amplitude de movimentos nos quadris, tornando os movimentos diários difíceis ou desconfortáveis.

Agendar sua Avaliação

Além da falta de exercício ou de padrões de movimento incorretos, a perda da mobilidade do quadril também pode ser causada por desequilíbrios musculares.

Os flexores do quadril são os músculos responsáveis por levar a perna para frente enquanto está de pé ou andando. Quando esses músculos ficam muito apertados devido a atividades repetitivas, como sentar por longos períodos de tempo, eles puxam a parte inferior das costas e reduzem a extensão do quadril. Como resultado, há menos espaço para que sua articulação do quadril se movimente livremente em toda a sua amplitude de movimento.

Doenças como a artrite e artrose também podem levar à uma diminuição da mobilidade do quadril, já que ela causa inflamação e irritação na articulação, o que pode levar à rigidez e à dor. Além disso, o próprio envelhecimento tem sido ligado a níveis mais baixos de flexibilidade e diminuição da amplitude de movimento devido ao acúmulo de tecido cicatricial ao longo do tempo.

Doenças como a artrite e artrose também podem levar à uma diminuição da mobilidade do quadril

É importante tomar medidas preventivas contra a perda da mobilidade do quadril, tais como alongamentos regulares e o envolvimento em padrões de movimento funcional como a yoga ou o Pilates. Fazer isso não só ajudará a reduzir a rigidez, mas também melhorará o equilíbrio, a postura, a capacidade de desempenho, a saúde emocional e até mesmo a dor relacionada com aperto ou restrições ao redor do complexo articular do quadril.

exercicios para mobilidade de quadril: pilates

Quais são os movimentos do quadril?

O quadril é uma articulação complexa que consiste de muitos músculos, ligamentos e ossos. Todos elas precisam trabalhar juntos para dar mobilidade e estabilidade ao corpo.

A articulação do quadril pode se mover de várias maneiras diferentes:

Abdução

A abdução é o movimento da perna para longe da linha média do corpo. Isso geralmente é feito contraindo-se o músculo glúteo médio e o músculo tensor da fáscia lata e na parte externa do quadril.

exercicios para mobilidade de quadril: Abdução

Flexão

A flexão ocorre quando você dobra o joelho em direção ao peito, mantendo o pé no chão. Esse movimento se beneficia dos fortes músculos glúteos, juntamente com os tendões do tendão do joelho localizados na parte de trás da coxa, bem como dos quadríceps na frente da coxa, trabalhando juntos.

exercicios para mobilidade de quadril: flexão

Extensão

A extensão é o movimento que aumenta o ângulo na articulação é o movimento contrário à flexão.

exercicio de extensão para o quadril

Rotação de quadril

No caso da rotação, são duas as movimentações possíveis. Na rotação interna, o movimento ocorre em torno do eixo longitudinal. Isso leva o pé para o lado de dentro do corpo, em direção à outra perna. Na externa, o pé é direcionado para fora do corpo. Os ângulos de movimento são de 0° a 45° e 0° a 50°, respectivamente.

Quando o joelho está completamente estendido, ele não realiza nenhum movimento de rotação. Nesse caso, apenas o quadril é responsável pelo deslocamento.

Todos os movimentos mencionados acima são componentes essenciais necessários para a completa saúde e função dentro do complexo articular do quadril, portanto devem ser incorporados em rotinas regulares de alongamento/exercício, de maneira que possam nos proporcionar o máximo benefício ao longo de nossas vidas.

Quais exercícios posso fazer para melhorar a mobilidade de quadril?

Vários exercícios podem ser usados para melhorar a mobilidade do quadril. Uma maneira de começar é fazendo alongamentos dinâmicos, tais como balanços das pernas ou joelhos altos. Esses alongamentos envolvem uma gama completa de movimentos e ajudam a afrouxar a musculatura apertada e aumentar a flexibilidade das articulações do quadril.

exercicios para mobilidade de quadril: joelho alto

Para fortalecer os quadris, exercícios como as pontes de quadril podem ser úteis. A ponte sobre o quadril trabalha os glúteos.

Para fortalecer os quadris, exercícios como as pontes de quadril podem ser úteis

Exercícios como agachamentos e cócoras também podem ajudar a melhorar a mobilidade do quadril, uma vez que envolvem exercícios dinâmicos através de uma gama completa de movimentos. Ao fazer agachamentos ou cócoras, concentre-se na forma; depois abaixe-se até que suas coxas estejam paralelas ao chão. Mantenha-se por um momento nessa posição antes de levantar-se de novo, repetindo tantas vezes quantas forem necessárias para fortalecer os músculos ao redor de seus quadris.

Exercícios como agachamentos e cócoras também podem ajudar a melhorar a mobilidade do quadril

Outras formas de exercício que podem ser benéficas para melhorar a mobilidade do quadril incluem aulas de yoga ou de Pilates, que oferecem posturas específicas projetadas especificamente para alongar e fortalecer os quadris e outras áreas do corpo necessárias para a mobilidade geral.

Outras formas de exercício que podem ser benéficas para melhorar a mobilidade do quadril incluem aulas de yoga ou de Pilates

Além disso, atividades como natação, bicicleta ou caminhada também podem ser úteis para aumentar a amplitude de movimentos nessa área ao longo do tempo, quando feitas consistentemente.

idosos caminhando

Em resumo, todas essas atividades ajudarão a reduzir a rigidez nos quadris, aumentarão a flexibilidade e promoverão melhor equilíbrio em outras áreas do corpo.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: