Fortalecimento de Joelho – Como Fortalecer o Joelho?

Os músculos são a base do movimento do corpo, são responsáveis por proporcionar estabilidade durante os movimentos articulares e, consequentemente, garantem que executemos tarefas complexas aos olhos da biomecânica e fundamental para a boa funcionalidade, como por exemplo o ato de caminhar ou correr. Sabendo disso, podemos afirmar com certeza que o fortalecimento muscular é algo muito importante para o bem-estar geral do corpo de qualquer indivíduo. E quando nos referimos aos músculos que fazem parte dos joelhos, é claro que a manutenção da força desta articulação é crucial.

Imagine engrenagens de uma máquina, se não são bem cuidadas ou lubrificadas, essas engrenagens se tornam obsoletas, desgastadas e acabam por apresentar problemas para movimentação. Os joelhos se comportam como as engrenagens do corpo humano, e os problemas se manifestam através de dor, inchaço, rigidez, vermelhidão, dentre outros.

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Como o joelho está sujeito à movimentação constante e de forma repetitiva, essa região está muito exposta ao aparecimento de doenças e lesões. E os exercícios são os responsáveis pela prevenção destes transtornos.

Neste texto, apresentaremos toda a anatomia do joelho, alguns dos possíveis problemas como preveni-los. Acompanhe!!!

Anatomia do Joelho

O joelho é uma das estruturas mais fortes e complexas do sistema músculoesquelético do corpo humano.
O joelho é uma das estruturas mais fortes e complexas do nosso sistema musculoesquelético.

O joelho é uma das estruturas mais fortes e complexas do sistema musculoesquelético. Sendo formado por uma série de ligamentos, ossos, cartilagens e mais. São três ossos que compõem a articulação do joelho: a patela, a tíbia e o fêmur.
A patela, também conhecida anteriormente como rótula, é o osso que cobre e protege a superfície frontal do joelho. É possível senti-la ao tocar a região anterior do joelho e palpar seu contorno quase circular. A patela se articula com o fêmur, que é osso mais longo do corpo humano. Localizado na região da coxa, este osso é um dos responsáveis por sustentar o peso corporal e transmitir as forças entre as pernas e o tronco. A tíbia é conhecida popularmente como canela e além de se articular com o pé formando o tornozelo, também é responsável pela sustentação do corpo.

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Ossos que constituem os joelhos.

Outras estruturas fundamentais para preservar a saúde dos joelhos são os inúmeros ligamentos presentes nesta articulação. Os ligamentos são estruturas fibrosas muito semelhante a cordas e sua função é conectar um osso ao outro, de modo a promover maior congruência e estabilidade entre eles evitando deslizamentos excessivos de uma estrutura sobre a outra, o que o evita a sensação de falseio e desequilíbrio. Entre os ligamentos mais conhecidos do joelho, destacam-se o: Ligamento Colateral Medial; Ligamento Colateral Lateral; Ligamento Cruzado Anterior e o Ligamento Cruzado Posterior.

 

Outra estrutura extremamente importante no joelho são os meniscos. Estruturas fibrocartilaginosas que ampliam a área de contato entre o fêmur e a tíbia reduzindo a pressão nos ossos e cartilagens e protegendo os ossos, separando-os e evitando que se atritem. Cada joelho possui dois meniscos: o medial, que é mais fixo e propenso a lesões; e o lateral, relativamente mais móvel que o outro e localizado na parte mais externa do joelho.

Além das funções já citadas, os meniscos são responsáveis por aumentar as estabilidade dos ossos, bem como absorver choques mecânicos.

Além das estruturas mencionadas, também contamos com a cápsula articular e a membrana sinovial. A primeira é uma membrana resistente que envolve a articulação e se une a ligamentos estando intimamente relacionada ao ligamento quadricipital. Este ligamento une o fêmur à patela e é responsável por estabilizá-la no centro da articulação do joelho. Já a membrana sinovial é o revestimento interno da capsula articular e é responsável por produzir o chamado líquido sinovial. Essa substância é encarregada de lubrificar as articulações e permitir seu movimento pleno e indolor.

Protetores dos Joelhos

Os músculos são essenciais para os movimentos dos joelhos.
Os músculos são essenciais para os movimentos dos joelhos.

Outras estruturas que compõem e são essenciais ao movimento do joelho são os músculos. Estes são conhecidos como estabilizadores ativos, pois são estruturas contráteis que proporcionam controle do movimento, coordenação e atenuação de cargas.

Fazem parte do grupo muscular atuante nos joelhos o Músculo Tensor da Fáscia Lata; os músculos da pata de ganso (músculo sartório, o grácil e o semitendíneo), os músculos Isquiotibiais, composto por bíceps, semimembranoso e semitendíneo; Músculo Poplíteo e o Gastrocnêmio.

Finalmente, o joelho conta com inúmeras terminações nervosas que nos trazem as sensações de tato, calor, frio, pressão, propriocepção, dor e outros. Dentre todos, os nervos femoral e isquiático são considerados os nervos mais importantes.
Eles saem da porção final da coluna e se localizam acima do joelho. O isquiático se divide posteriormente para formar os nervos fibular e o tibial, os responsáveis pela inervação da perna. Todas essas estruturas são essenciais para proporcionar o movimento à perna.

Por que Fortalecer os Joelhos?

Os exercícios são importantes para o fortalecimento dos joelhos.

A prática de atividades físicas é algo muito importante para o bem-estar geral do corpo, inclusive, a grande maioria dos problemas de saúde seriam evitados ou pelo menos amenizados se a população em geral cultivasse este hábito com maior empenho, pois com a atividade física é possível eliminar fatores de riscos para doenças e fortalecer o corpo, melhorando inclusive a produção de hormônios.

Tamanha a importância que este é um tema muito abordado por profissionais de saúde, assim como pela mídia. Pense, por exemplo, sobre quantas vezes você ouviu falar sobre isso na TV – muitas, não é verdade?

No entanto, há inconvenientes que circundam a prática de exercícios e que muitas vezes não são considerados. Se realizados de forma exagerada ou incorreta, os esportes podem ser os causadores de diversas lesões. Principalmente nos joelhos, que são articulações sujeitas a exigências altíssimas durante a prática de atividades físicas. É por isso que anualmente o Brasil registra aproximadamente 150 mil casos de afastamento do trabalho devido a dores e problemas nos joelhos. Os dados são do Ministério da Saúde.

Dessa forma, é fundamental oferecer os cuidados na dose certa ao joelho e SEMPRE sob a supervisão de um profissional da área, como os fisioterapeutas e educadores físicas, lembre-se que “água demais mata a planta”.

Ao fortalecer os músculos dos joelhos, o indivíduo proporciona maior estabilidade à articulação. A estabilidade preservada é fundamental para promover uma adequada dissipação de energia cinética pelos membros inferiores. Isso quer dizer que, com este sistema prejudicado, a movimentação e locomoção ficam extremamente prejudicadas.

E é também por este motivo que o simples ato de caminhar torna-se tão difícil e dolorido quando há uma lesão ou doença no joelho. Se há fraqueza dos músculos que atuam nos joelhos, a energia e as cargas não são bem dissipadas, logo, a locomoção torna-se mais árdua e sintomática. Concomitante a isso, a região sofre sobrecarga e má distribuição dessas cargas, o que pode resultar em desgaste precoce das estruturas podendo evoluir para doenças mais graves.

 

 

Problemas no Joelho

Entre os problemas mais comuns que acometem nos joelhos destaca-se a inflamação por artrite. A doença ocorre por meio de uma infecção por agentes externos ou então por situação autoimune. Em ambos os casos, o indivíduo afetado percebe a sensação de dor, rigidez da perna, calor no joelho, sensibilidade e vermelhidão da região. No caso de infecção por bactérias ou outros microorganismos, há ainda a ocorrência do acúmulo de pus na articulação.
Já a artrose acontece quando a cartilagem do joelho está desgastada. Esse desgaste é algo natural do corpo e por isso essa doença é mais comum entre pessoas idosas. No entanto, fatores como fraqueza ou sérios desequilíbrios musculares, lesões prévias e mal tratadas no joelho, maus hábitos de movimentação e impactos diretos, podem provocar essa degeneração.
Outra doença comum nessa articulação é a bursite, uma inflamação das bursas. As bursas são bolsas de líquido sinovial presentes no joelho. Quando há sobrecarga nessas estruturas e superprodução desse líquido, que pode ocorrer por uma série de fatores, as bolsas incham e isso tende a provocar dor local.
Além dessas condições, há também a Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP). Ela acontece quando há sobrecarga da articulação entre o fêmur e a patela e os principais sintomas são a dor na região da frente do joelho, sobretudo em situações que envolvem descarga de peso como subir e descer escadas, agachar saltar e correr.
Esta condição costuma ser associada com a condropatia patelar, que tem como característica o amolecimento ou fissuras na cartilagem que recobre a patela. Mas vale a pena lembrar que mesmo que tem condropatia patelar, pode não ter dor anterior no joelho ou vice e versa.
A gota e a pseudogota são também recorrentes, e podem surgir devido ao acúmulo de cristais de ácido úrico microscópico e de cristais de pirofosfato de cálcio na articulação, respectivamente.
Há ainda a possibilidade de surgimento do cisto de Baker, um acúmulo de líquido sinovial “extra” na região do joelho. Ele aparece na parte de trás da articulação e provoca um inchaço de grande sensibilidade.
A lista de problemas é grande e inclui ainda lesões nos ligamentos, outros tipos de desgastes das cartilagens, a sinovite e diversos outros. Na maior parte das situações, o cuidado e fortalecimento do joelho é uma ótima medidas para a prevenção e tratamento destas questões.

Tipos de exercícios

Existem vários tipos de exercícios para o fortalecimento dos joelhos.
Existem vários tipos de exercícios para o fortalecimento dos joelhos.

Uma das principais formas de promover o fortalecimento do joelho é realizar exercícios localizados que até podem iniciar com baixa intensidade, mas devem evoluir para intensidades mais altas a ponto de gerar uma certa fadiga muscular. Uma forma interessante e bem indicada de exercício é o que utilizada a contração isotônica.
A contração isotônica é aquela em que os músculos, ao se movimentarem, se encurtam e se alongam. Ela provoca o aumento da área muscular e seu consequente fortalecimento. Nesse sentido, podem ser realizadas atividades como a musculação, que possui bastante eficácia para este fim.
Além do fortalecimento do joelho como forma de prevenção aos problemas, os exercícios podem e devem ser realizados para o tratamento de doenças e lesões pré-existentes. Nessa situação, a orientação com um profissional da saúde bem qualificado é ainda mais importante. Afinal, o esporte  ou exercício realizado de forma incorreta poderá aumentar a gravidade do problema, ao invés de saná-lo.
Outra forma bem indicada de exercícios são os aeróbicos, atividades que utilizam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, trabalhando-os de forma rítmica.
Entre as possibilidades estão a caminhada, natação, hidroginástica e bicicleta ergométrica. A prática desses esportes deve ser realizada inicialmente por poucas vezes na semana e deve contar com evolução bastante gradual de maneira que o organismo tenha chance de se acostumar com o aumento das cargas.
A duração dos exercícios, no entanto, deve aumentar conforme o ganho de condicionamento físico do indivíduo. Algo gradual, e de preferência realizado com intensa orientação do fisioterapeuta. Esse cuidado de acompanhamento por um especialista vai garantir que o corpo ganhe adaptaçÃo e seja beneficiado com os exercícios da forma correta.
Independentemente do momento de execução das atividades, o paciente deve utilizar tênis confortável e específico para a prática esportiva. Os bons acessórios do mercado são desenvolvidos para diminuir os impactos mesmo sob exercício físico intenso.
Os modelos são, inclusive, direcionados para esportes específicos: os para caminhada e corrida são leves e flexíveis; para o basquete, o melhor é um sapato com sustentação lateral e assim por diante.

Exercícios indicados

O tipo de exercício ideal deve ser definido de acordo com o estado de saúde do indivíduo e seu tipo físico. Há, de qualquer forma, atividades bastante interessantes para o fortalecimento do joelho, que são geralmente indicadas. nesse sentido destaca-se o agachamento livre: a atividade atua bem sobre as coxas e nádegas, e se feita corretamente, pode ser ideal para o fortalecimento dessas regiões.
Para a realização correta é necessário que o indivíduo mantenha seus pés afastados de forma paralela, com a coluna ereta e as mãos para a frente, Em seguida, ele deve se agachar contraindo o abdômen e mantendo os joelhos em paralelo, deslocando os quadris para trás, coo se fosse senta-se em um banco relativamente baixo.
O Afundo, por sua vez, funciona como um agachamento feito a cada hora com uma perna. Funciona assim: primeiro, o sujeito deve colocar uma das pernas à frente do corpo, descer flexionando os dois joelhos, mantendo a segunda perna atrás, num ângulo aproximado a 80-90º de quadril e joelho.
Em seguida, retorna-se à posição inicial e realiza-se o movimento com o apoio na outra perna. Associado ao Afundo, é interessante realizar o Avanço. A prática consiste em esticar a perna dando um passo longo à frente, sem curvar o tronco. Ambas podem ser realizadas ou não com o auxílio de pesos de mão.
Outra possibilidade é o chamado LegPress. O exercício é feito em um aparelho específico das academias, em que o esportista faz o levantamento de peso usando as pernas. Há também o exercício de extensão do joelho em cadeira extensora, em que o principal músculo trabalhado é o quadríceps.
Outro exercício comum é o  Stiff. Este trabalha os músculos posteriores da coxa e do glúteo. Ele é realizado por meio do levantamento de peso com as duas mãos, mantendo os joelhos semi-flexionados durante todo o ciclo do movimento. Pular corda tem efeitos igualmente interessantes para o corpo, e pode ser mais divertido para quem não gosta muito de exercícios na academia.

Venha para o Instituto Trata!

Para o fortalecimento do joelho, a prevenção ou tratamento de lesões e doenças, o Instituto Trata é um dos líderes do mercado. Com métodos baseados em mais de 60 publicações científicas, o instituto promove o bem-estar completo do paciente, com atendimento personalizado e cheio de tecnologia.

Para facilitar o diagnóstico e percepção dos efeitos de um tratamento, por exemplo, o Instituto Trata conta com especialistas em joelho e quadril. A avaliação do paciente é realizada com a ajuda de um sistema 2D, que permite detectar as mínimas alterações na funcionalidade do joelho.

Com o diagnóstico realizado, o paciente obtém atendimento direcionado e específico ao seu condicionamento físico e situação. Todo o tratamento é feito com base no alinhamento biomecânico do corpo.
Tudo isso melhora muito o resultado da intervenção do ortopedista. Os tratamentos são geralmente conservadores, e requerem a cirurgia no joelho apenas se o indivíduo não responde bem à intervenção fisioterápica, ou se sua lesão é bastante grave.

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