Fortalecimento Joelho e Crossfit: Evite Lesões

Fortalecimento joelho: Crossfit pode causar lesões sim quando não se é feito um fortalecimento da articulação. Como o crossfit é um treino intenso que pode colocar pressão e sobrecarga sobre seus joelhos, fortalecê-los deve fazer parte de qualquer programa de prevenção para quem pratica Crossfit e outras atividades/esportes.

fortalecimento joelho crossfit é possível?

Agendar sua Avaliação

Alguns exercícios de fortalecimento que você pode incorporar em sua rotina incluem: agachamentos, mobilidades, e step-ups.

Os agachamentos são ótimos para a construção da força e estabilidade geral da parte inferior do corpo, ao mesmo tempo em que fortalecem os quadris e tendões que dão apoio para a articulação do joelho.

As mobilidades são também um grande exercício para quadris e os glúteos, bem como para ajudar a ganhar equilíbrio e estabilidade em torno dos joelhos.

Agendar sua Avaliação

Finalmente, os step-ups podem ser usados para visar músculos específicos na área do quadril e do tendão do joelho, ao mesmo tempo em que se faz um bom exercício de cardio.

Esses exercícios devem ser feitos várias vezes por semana para obter melhores resultados. Ao incorporá-los ao seu regime de exercícios, você pode aumentar a força de seus joelhos e reduzir o risco de lesões no joelho no futuro.

Mais exercícios para fortalecimento joelho: crossfit sem risco de lesões

Outros exercícios de fortalecimento do joelho para considerar incluem saltos de caixa, “sentar-se” (apoiar-se) na parede e subir escadas.

Os saltos de caixa são uma ótima maneira de construir força em sua parte inferior do corpo, enquanto você salta para dentro e para fora da caixa.

fortalecimento joelho crossfit é possível sim, mas é preciso ter cuidado

Apoiar-se na parede se concentra no trabalho de força isométrica, forçando os músculos das pernas a manterem uma posição por um período prolongado de tempo.

Finalmente, a escalada de escadas pode ser feita para ajudar a fortalecer os quadris, assim como para construir resistência.

Todos esses exercícios devem ser feitos em combinação com transferências cruzadas e aquecimento dinâmico, para garantir que seus músculos estejam prontos para o exercício.

Cossfit é um treino excelente e garante muitos resultados, mas invista na prevenção de lesões!

Lembre-se de que o crossfit é um treino intenso e deve ser abordado com cautela. Você deve sempre ouvir seu corpo e tomar precauções quando necessário. Tenha sempre em mente esses exercícios de fortalecimento do joelho, crossfit não precisa causar lesões. Seguindo os cuidados necessários, você pode garantir uma experiência saudável com o seu esporte ou atividade física e aproveitar somente os benefícios da prática.

Não deixe de procurar ajuda especializada. Um fisioterapeuta pode orientar com segurança os melhores exercícios para o seu quadro. E, em caso de lesões anteriores já existentes ou adquiridas durante a prática do Crossfit, o tratamento certo deve ser realizado o mais cedo possível, a fim de evitar a piora do problema.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

 

 

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: