Infiltração no Tornozelo: O que é? Tratamento?

O que é?

Infiltração no tornozelo é um procedimento no qual injeta-se um medicamento na região. Isso pode ser usado para tratar uma indicação específica de lesão, assim como dor, inchaço e inflamação.

médico fazendo infiltração no tornozelo

Agendar sua Avaliação

Conheça os produtos aplicados na infiltração do tornozelo

Existem vários produtos que podem ser usados ​​para infiltração no tornozelo, dependendo da condição específica que está sendo tratada.

Alguns dos medicamentos e substâncias mais comuns utilizados em infiltrações no tornozelo incluem:

Corticosteroides

Essas substâncias reduzem a inflamação e aliviam a dor. Eles são frequentemente usados ​​para tratar condições inflamatórias, como artrite, tendinite ou fascite plantar.

Agendar sua Avaliação

Ácido hialurônico

Esta substância é uma forma sintética do fluido sinovial natural presente nas articulações. É frequentemente usado para tratar a osteoartrite, uma condição que causa desgaste e inflamação nas articulações.

Anestésicos locais

Esses medicamentos são usados ​​para aliviar a dor durante a infiltração e podem ser combinados com outras substâncias para fornecer alívio da dor a curto prazo.

Plasma rico em plaquetas (PRP)

É uma técnica em que o próprio sangue do paciente é usado para produzir um concentrado de alta densidade em plaquetas e fatores de crescimento que ajudam a promover a recuperação e regeneração dos tecidos.

Prolotherapy

É uma técnica que envolve a injeção de soluções irritantes no local da lesão para estimular o reparo e regeneração dos tecidos.

O especialista é quem determinará qual medicamento ou substância é o mais adequado para o tratamento da condição específica de cada paciente.

Infiltração com Ácido Hialurônico

Durante a infiltração de ácido hialurônico, uma solução viscosa do ácido é injetada no interior da articulação afetada para substituir o fluído sinovial natural que pode estar reduzido em qualidade ou quantidade devido a uma condição de saúde subjacente.

O objetivo da infiltração é melhorar a lubrificação, reduzir a fricção e diminuir a dor na articulação. O procedimento é geralmente realizado em consultório médico, sob anestesia local.

Os benefícios da infiltração com ácido hialurônico incluem:

  • Alívio da dor: O ácido hialurônico tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a dor nas articulações.
  • Melhora da mobilidade: Com a redução da dor, há um aumento potencial na mobilidade articular, tornando mais fácil realizar atividades cotidianas.
  • Efeitos colaterais mínimos: A infiltração com ácido hialurônico é um procedimento seguro com efeitos colaterais mínimos, como dor localizada temporária ou inchaço.

O número de infiltrações necessárias varia de acordo com a condição do paciente e da articulação afetada, podendo variar de uma única infiltração a várias infiltrações ao longo do tempo.

Quando é recomendada a infiltração no tornozelo?

Ela pode ser recomendada quando outros tratamentos, tais como medicamentos orais ou fisioterapia, não tiverem êxito. Também pode ser usada para lesões agudas ou em crises de dores crônicas.

Como é feito o procedimento?

A infiltração no tornozelo é geralmente feita por um médico. Um anestésico local será injetado na área e então uma agulha será inserida na área afetada e a medicação será injetada.

Quais são os riscos de infiltração no tornozelo?

Há riscos potenciais com qualquer procedimento médico, tais como sangramento, infecção ou lesão neural. No entanto, a infiltração no tornozelo é geralmente uma opção de tratamento segura e eficaz.

A importância da Fisioterapia

Após o procedimento de infiltração no tornozelo é necessário manter um acompanhamento especializado com um fisioterapeuta. Esse profissional vai auxiliar no fortalecimento muscular e melhora da mobilidade articular.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé).

A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

Avaliação clínica detalhada

O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe.

É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

Avaliação cinemática dos movimentos do corpo

A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo.

Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

Protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores

O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas.

O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro.

A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: