Joelho falseando

Muitas pessoas já tiveram a sensação do joelho falseando, o que pode trazer grande insegurança durante qualquer movimento. 

Se você já teve essa sensação, o que pode causar o joelho falseando? Existe tratamento? É sobre isso que falaremos, confira! 

Agendar sua Avaliação

O que é joelho falseando?

senhos sentado em sofá com mãos em joelho falseando
É comum joelho falseando por váriso motivos.

A sensação do joelho falseando é, na verdade, a instabilidade da articulação, conhecida também por instabilidade ligamentar do joelho. 

Esse nome, instabilidade ligamentar do joelho, deve-se às estruturas afetadas, quando o joelho falseia, que são os ligamentos. 

De fato, o joelho é uma complexa estrutura articular, a qual apresenta vários ligamentos. Os ligamentos são as estruturas responsáveis pela manutenção do osso do joelho (patela) no lugar, bem como também auxiliam músculos e ossos a executarem os movimentos corretamente. 

Agendar sua Avaliação

Quando os ligamentos perdem sua resistência e se tornam mais frouxos, a instabilidade se instala. No pior dos cenários, quando há rompimento dos ligamentos, então a instabilidade do joelho pode ser total. 

Causas de joelho falseando

Conforme já dito, a principal causa de problemas de instabilidade no joelho está relacionada à perda da resistência dos ligamentos, ou seja, de fraqueza ligamentar. 

Dependendo de quais ligamentos estão afetados, diferentes movimentos podem ser afetados. 

Mas, quais são os ligamentos que existem no joelho? 

Ligamentos do joelho 

No joelho, temos dois ligamentos cruzados (ligamento cruzado anterior e ligamento cruzado posterior). Além deles, há também os ligamentos colaterais medial e lateral, totalizando quatro ligamentos. 

Já o menisco não é um ligamento, mas sim uma cartilagem, que serve para amortecer o contato do osso da coxa (denominado fêmur) com o osso da perna (tíbia). 

De fato, a fraqueza ligamentar pode ter diversas causas, dentre elas, causas congênitas. 

Além disso, outras causas podem estar relacionadas à instabilidade no joelho, como, por exemplo, lesões traumáticas no menisco. 

Sintomas 

mulher agaixada com mãos no joelho falseando
A instabilidade do movimento é o principal sintoma do joelho falseando.

O principal sintoma do joelho falseando é a instabilidade durante o caminhar. Mas, com o passar do tempo, alguns outros sintomas podem aparecer, tais como dor e irritação local. 

Além disso, com o tempo, pode surgir artrose, ou seja, maior desgaste da cartilagem do joelho. Todos esses sintomas devem ser avaliados pelo especialista. 

Diagnóstico 

Ao perceber problemas em algum movimento, você deverá consultar um especialista em joelho. 

Com o diagnóstico preciso, um plano de tratamento poderá ser elaborado, para melhorar a movimentação do joelho. 

Tratamento 

O tratamento depende muito das condições clínicas do paciente, ou seja, o quanto a articulação ainda se encontra preservada. 

Em alguns casos, pode-se, inclusive, optar pelo tratamento conservador, que apresenta bons resultados em pacientes colaborativos e com pouco desgaste articular. 

No caso, o tratamento conservador é baseado na fisioterapia, com fortalecimento das demais estruturas do joelho. 

Mas, em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária. 

Precisa de cirurgia para tratar falseio no joelho? 

Tudo depende do caso clínico. 

A artroscopia é a técnica utilizada para esse tipo de cirurgia. Nela, é feito apenas dois cortes: um para colocar uma câmera e através da outra, colocado o instrumento para cortes. 

Assim, o médico ortopedista consegue visualizar as estruturas internas do joelho, sem a necessidade de uma cirurgia aberta, a qual traz uma recuperação mais demorada e dolorosa ao paciente. 

Através da artroscopia, os ligamentos rompidos podem ser costurados, ou pode ser colocada uma órtese, que ajudará na movimentação do joelho. 

Como evitar falseio no joelho?

paciente em consultório examinando joelho falseando
Há formas simples de evitar o joelho falseando.

Pessoas de mais idade ou mesmo as que praticam esportes de maneira regular podem apresentar preocupações em relação ao joelho. 

Em relação à instabilidade do joelho, alguns cuidados podem ser tomados para evitar futuros problemas. 

1 – Mantenha-se no peso adequado 

O sobrepeso e a obesidade são considerados grandes inimigos das articulações. Isso porque o peso extra faz com que haja sobrecarga nas articulações. Portanto, o ideal é perder peso para que as articulações ganhem um alívio. 

2 – Faça atividades físicas adequadas 

Outra causa bastante comum de problemas no joelho é o sedentarismo. A falta de movimentação pode fazer com que as estruturas percam mobilidade. 

Por isso, adote a prática regular de atividade física. Caso escolha uma atividade física de maior impacto no joelho, não se esqueça de ter orientação de um profissional de educação física adequada. 

Assim, você não sobrecarregará a articulação. 

3 – Invista no fortalecimento 

Algumas pessoas acreditam que somente atletas necessitam fazer fortalecimento muscular. Pelo contrário! 

Todas as pessoas precisam de fortalecimento muscular. À medida que envelhecemos, perdemos massa muscular. Por isso, é essencial investir no fortalecimento das estruturas musculares. 

Quanto melhor o fortalecimento, menor a probabilidade de futuras lesões nas articulações. 

4 – Não ignore a dor 

A dor é sempre um bom sinal de que algo não está bom no organismo. Então, caso você tenha dor no joelho, já há alguns dias, procure atendimento especializado e busque saber qual o problema do seu joelho. 

Muitas pessoas acabam ignorando a dor ou pior, tomam medicamentos por conta própria, tentando aliviar a dor. 

A automedicação nunca é uma boa ideia e medicamentos podem mascarar sintomas ou ainda piorar o quadro clínico. Somente o especialista deve fazer a prescrição de analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares. 

Se a dor é persistente, procure ajuda.

5 – Invista na fisioterapia 

A fisioterapia pode ser uma grande aliada tanto como parte do plano de tratamento como também na prevenção de problemas no joelho. Sempre orientada por um profissional fisioterapeuta, a fisioterapia abrange medidas que diminuem a dor, como também fortalecem as estruturas das articulações. 

Conclusão 

Ter o joelho falseando pode ser sinal de problemas nas estruturas da articulação, sobretudo ligamentos. 

A instabilidade ligamentar é a principal causa, portanto, é essencial buscar um especialista para o correto diagnóstico, e investir tanto na prevenção quanto no tratamento dessa patologia.

Agendar sua Avaliação