Fraturar o joelho é uma ocorrência grave que tem um impacto significativo na vida do individuo.
Agendar sua AvaliaçãoSeja em virtude de um acidente, queda ou impacto direto, o joelho quebrado exige atenção imediata e um diagnóstico preciso para determinar a melhor abordagem de tratamento.
Nesse cenário a fisioterapia especializada em membros inferiores torna-se indispensável.
Ela não apenas promove a recuperação completa da lesão, mas também fortalece o corpo, melhora a mobilidade e protege contra futuras complicações, garantindo que o paciente retorne às suas atividades diárias com segurança e confiança.
Agendar sua AvaliaçãoNo Instituto Trata, aplicamos uma abordagem de tratamento com recursos conservadores baseada em evidências científicas para membros inferiores. Nenhum atendimento é padronizado. Avaliamos as necessidades reais de cada paciente e elaboramos o programa mais assertivo para cada caso.
Através de uma avaliação detalhada do quadro do paciente, com atenção totalmente individualizada, é possível identificar as características específicas do caso e traçar uma conduta de tratamento com recursos personalizados.
Os riscos de recidivas de dor nos joelhos são praticamente nulos, diante de toda a estrutura, equipe, ciência e técnicas que oferecemos no atendimento de todos os pacientes.
A tecnologia faz parte dos nossos procedimentos, com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de fisioterapia.
Confira um pouco sobre os recursos que podem ser empregados na avaliação e no tratamento de condições nos membros inferiores:
FISIOTERAPIA MANUAL:
As técnicas manuais podem promover uma restauração da biomecânica das estruturas dos joelhos, sem causar danos ao paciente.
EXERCÍCIOS DIRECIONAIS:
Através de uma série de exercícios direcionados de acordo com o quadro do paciente é possível trabalhar a flexibilidade e a mobilidade articular, ajudando no alívio das dores nos membros inferiores.
FORTALECIMENTO:
Através de um plano de exercícios cuidadosamente elaborado e progressivo, adaptado às necessidades individuais de cada paciente, é possível alcançar uma melhora significativa dos sintomas ou diagnósticos associados ao quadro do paciente.
TECNOLOGIA:
AVALIAÇÃO CINEMÁTICA DOS MOVIMENTOS DO CORPO
O objetivo da avaliação cinemática dos movimentos corporais é examinar a organização dos ossos e músculos em resposta à gravidade e às forças que atuam no corpo humano.
Para essa finalidade, pode ser empregado um software especializado de análise de movimento chamado TrataScan.
Sua tecnologia avançada permite identificar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que podem resultar em quadros inflamatórios ou dolorosos, por exemplo.
Durante essa avaliação, é possível avaliar assimetrias, padrões motores, lesões associadas, presença de compensações e determinar quais estruturas necessitam de intervenção.
LASERTERAPIA
O laser é um dos recursos que pode ser utilizado na fisioterapia para auxiliar na recuperação de lesões e reduzir a dor (medida analgésica).
Por meio de exercícios específicos os fisioterapeutas trabalham para fortalecer os músculos ao redor do joelho, proporcionando suporte adicional e reduzindo o risco de novas lesões.
Será que todo joelho quebrado precisa de cirurgia? Descubra no artigo a seguir.
Quais são os sintomas de fraturas no joelho?
Os principais sintomas que podem indicar uma fratura na patela estão listados abaixo:
Dor intensa
A dor severa e imediata é um dos primeiros sinais de que algo está errado.
Essa dor geralmente é exacerbada ao tentar mover o joelho ou suportar peso sobre ele.
Inchaço
Logo após a fratura no joelho é comum ocorrer inchaço ao redor do joelho devido ao acúmulo de fluidos e sangue na área.
Esse inchaço pode limitar significativamente a mobilidade.
Incapacidade de suportar o peso corporal
Se o joelho estiver fraturado, a pessoa pode ter dificuldade ou ser incapaz de colocar peso sobre a perna afetada, tornando atividades simples, como caminhar, extremamente dolorosas ou impossíveis.
Deformidade visível
Em alguns casos, uma fratura pode causar uma deformidade visível no joelho, como desvio ou desalinhamento dos ossos, o que é um sinal claro de que a estrutura do joelho foi comprometida.
Hematomas
Hematomas ou contusões ao redor do joelho são comuns após uma fratura e indicam sangramento interno devido ao rompimento de vasos sanguíneos na área lesionada.
O que pode causar uma fratura óssea do corpo humano?
Quebrar o joelho é uma lesão que pode ocorrer devido a várias circunstâncias:
Acidentes de trânsito
Colisões automobilísticas são uma das causas mais frequentes de fraturas no joelho.
O impacto violento pode resultar em lesões severas nos ossos, especialmente se o joelho estiver em contato direto com o painel ou outra parte do veículo.
Quedas
Cair de alturas significativas ou mesmo escorregar no chão pode resultar em um joelho fraturado, especialmente em pessoas idosas, que estão mais propensas a lesões devido à fragilidade óssea.
Esportes de alto impacto
Atividades físicas que envolvam movimentos bruscos, saltos ou contato físico intenso, como futebol, basquete ou esqui, aumentam o risco de fraturas no joelho.
Esses esportes exigem resistência e equilíbrio, e qualquer descuido pode resultar em uma lesão séria.
Traumas diretos
Golpes diretos no joelho, seja por quedas de objetos pesados ou outros incidentes, podem causar fraturas.
O impacto direto compromete a integridade estrutural do osso, levando a uma possível quebra.
Osteoporose
Essa condição reduz a densidade óssea, tornando os ossos mais suscetíveis a fraturas.
Pessoas com osteoporose podem fraturar o joelho com traumas que normalmente não causariam lesões em ossos saudáveis.
Todo joelho quebrado precisa de cirurgia?
Nem todo joelho quebrado precisa de cirurgia. A decisão de optar por um procedimento cirúrgico depende de vários fatores, incluindo o tipo e a gravidade da fratura, a idade do paciente, e a presença de outras condições de saúde.
Em casos de fraturas menos complexas, como pequenas fissuras ou fraturas que não envolvem deslocamento significativo dos ossos, o tratamento pode ser feito com imobilização e sessões de fisioterapia.
Por outro lado, fraturas mais graves, especialmente aquelas que resultam em deslocamento dos ossos, fragmentação, ou que afetam a articulação, podem requerer cirurgia para alinhar e fixar os ossos adequadamente.
O procedimento cirúrgico pode envolver o uso de pinos, parafusos ou placas para garantir que os ossos se mantenham na posição correta durante o processo de cicatrização. Mesmo nos casos cirúrgicos, a fisioterapia pode ser necessária antes e após o procedimento.
Em idosos ou pessoas com condições de saúde como a osteoporose, a abordagem pode variar, já que ossos fragilizados podem influenciar a decisão de realizar uma cirurgia ou optar por alternativas menos invasivas.
Conheça as clínica do Instituto Trata de São Paulo, Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil:
https://www.institutotrata.com.br/clinicas/
Agendar sua AvaliaçãoAtualmente é diretor-clínico do Instituto TRATA – Joelho e Quadril.
Graduado em Fisioterapia no ano de 2001 e Especialista (pós-graduação) em Fisioterapia neuro-musculo-esquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – ISCMSP (2003)
Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes – UMC (2006)
Doutor em Ciências pelo programa de Cirurgia e Experimentação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011)
Pós-doutorado (post doc) em Biomecânica pela University of Southern California – USC (2013)
Docente da graduação do Centro Universitário São Camilo – CUSC e Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Foi Professor Adjunto da pós-graduação em Fisioterapia musculo-esquelética – ISCMSP e Supervisor do Grupo de Joelho, Quadril, Traumatologia Esportiva e Ortopedia Pediátrica – ISCMSP
Vencedor dos prêmios EXCELLENCE IN RESEARCH AWARD pelo melhor artigo publicado no ano de 2010 e EXCELLENCE IN CLINICAL INQUIRY no ano de 2011 no Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy (JOSPT).
Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE). Tem mais de 60 publicações nacionais e internacionais com ênfase em Reabilitação em Ortopedia e Traumatologia, Joelho e Quadril, Traumatologia esportiva e Eletrotermofototerapia.