Joelho Varo: você sabe o que é essa condição?

O Joelho Varo ou no inglês, Varus knee, é uma condição que afeta a articulação do joelho, causando desalinhamento dos ossos do joelho.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é o joelho varo, como identificar essa condição e como deve ser feito o tratamento.

Agendar sua Avaliação

Também responderemos se o joelho varo tem cura ou não.

Fique conosco até o final para saber mais sobre essa condição.

Boa leitura!

Agendar sua Avaliação

O que é Joelho Varo?

Joelho em Varo: O que é, como treinar e tratar - Treino Mestre

O joelho varo é uma condição em que a articulação do joelho está desalinhada, fazendo com que os joelhos não estejam posicionados corretamente. Essa alteração pode ser causada por uma série de fatores, e costuma ser mais comum em crianças.

Apesar de também afetar adultos, o fator do sobrepeso é um dos maiores contribuintes para desenvolvimento desta condição, mas não se limita apenas a ele.

O que causa o joelho varo?

Quais são as causas do joelho varo? - Dr. Daniel Souto

A causa mais comum do joelho varo é a artrite. A artrite pode causar a fricção dos ossos, levando a dor e inchaço. Outras causas do joelho varo incluem lesões e infecção.

  • Obesidade;
  • Artrite;
  • Fator genético.

Outros sinais também podem indicar essa alteração, como:

  • Dores nos joelhos, que podem ficar piores ao caminhar ou ficar de pé durante longos períodos de tempo;
  • Rigidez no joelho e dificuldade de movimentá-los;
  • Pode aparecer uma deformidade nos joelhos, como uma inclinação para dentro;
  • Fraqueza nas pernas.

Valgo vs Varo: qual a diferença?

Existem dois tipos de desalinhamento do joelho, que são:

Joelho Varo: A articulação do joelho faz uma inclinação para o exterior (para fora)

Joelho Valgo: A articulação do joelho faz uma inclinação para o interior (para dentro)

Quais os sintomas do joelho varo?

O sintoma mais comum do joelho varo é a dor. Geralmente pode ser sentido na própria articulação do joelho ou nos músculos e tendões em torno do joelho. Outros sintomas podem incluir:

  • Inchaço;
  • Deformidade;
  • Rigidez;
  • Fraqueza.

Se você sentir algum destes sintomas, é importante procurar seu fisioterapeuta e marcar uma avaliação.

Como é feito o diagnóstico?

O histórico médico do paciente será necessário durante ama avaliação e realização de exames.  Essa condição é tipicamente diagnosticado com um exame físico e testes de imagem, como raios X. Também podem ser necessários exames de sangue para excluir outras causas dos seus sintomas.

O fisioterapeuta pode pedir radiografias para verificar qualquer dano nos ossos ou articulações. Em alguns casos, pode ser encomendada uma ressonância magnética para se obter uma visão mais detalhada da área afetada.

Joelho varo: Sintomas, causas e tratamento - Ortopedista em São Paulo | Dr. Thiago Bittencourt

Como é feito o tratamento?

O tratamento para o joelho varo depende da gravidade da sua condição. Para o joelho varo, o fisioterapeuta irá, provavelmente, prescrever uma série de exercícios para ajudar a fortalecer os músculos da região.

Para o joelho valgo também é necessário trabalhar a musculatura interna da coxa a partir de exercícios. Os exercícios de fisioterapia são bastante recomendados para ajudar a melhorar a amplitude de movimento e fortalecer os músculos em torno da articulação do joelho.

Os exercícios que envolvem o alongamento do músculo enquanto este se contrai, demonstraram ser particularmente eficazes no tratamento desta alteração.

A cirurgia é um método alternativo usado em casos específicos, e só é considerada se o tratamento conservador não for eficaz para aliviar os seus sintomas. A cirurgia pode ser necessária para corrigir o alinhamento dos ossos do joelho.

O joelho Varo tem cura?

Não há cura para esta condição, mas o tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e prevenir danos adicionais na articulação. Ao perceber os sinais citados neste artigo, é importante que o paciente consulte o médico para uma avaliação e montar um plano de tratamento.

Com um tratamento adequado, é possível gerir a sua condição e ter uma vida normal.

Conclusão

O joelho varo é uma condição que pode surgir na infância, podendo se estender para a idade adulta caso não haja um diagnostico precoce e tratamento correto. É necessária uma avaliação com fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e tratamento correto.

Para aqueles que têm filhos em casa, é importante observar se há alteração no alinhamento dos joelhos e se isso afeta a coordenação motora da criança.

Caso elas apresentem sinais de joelho varo, é importante marcar uma avaliação com fisioterapeuta, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo é possível corrigir o desalinhamento do joelho, evitando problemas para a criança em sua fase adulta.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para a compreensão desta alteração. Para mais informações você pode acessar outros dos nossos artigos sobre joelho.

Obrigada pela leitura!

Agendar sua Avaliação