Lesões no Beach Tennis e Como Evitá-las

Lesões no Beach Tennis: como posso evitar e qual é a melhor maneira de tratar? Você vai conferir neste artigo!

atleta de Beach Tennis

Agendar sua Avaliação

É crescente o público interessado nos chamados esportes de raquete, modalidades como o Beach Tennis que exigem coordenação, agilidade e habilidade bem específicas.

Sabe-se, no entanto, que é necessário um bom condicionamento físico para a prática.

Não é recomendado pegar uma raquete e já marcar com a turma um jogo, sem antes investir em alguns cuidados. É importante ficar atento à dicas indispensáveis para garantir a segurança e não perder toda a diversão.

Agendar sua Avaliação

Gosta ou já é adepto do Beach Tennis?

Não deixe de acompanhar informações bem úteis ao longo deste artigo!

Nós vamos ensinar como é possível prevenir lesões no Beach Tennis.

Entenda bem o esporte antes de começar

Se você pratica Beach Tennis ou conhece um pouco sobre o esporte, sabe que, durante o jogo, ocorrem movimentos bruscos de direção e rotação vigorosa.

A ausência de habilidade, somada à treinos excessivos, alto volume de jogos, biomecânica falha e desequilíbrios musculares, podem levar ao baixo desempenho do praticante e até mesmo ao aparecimento de lesões.

É fundamental, portanto, alcançar a execução de movimentos biomecânicos adequados, que sejam mais eficazes e menos traumáticos para o corpo.

Praticar exercícios é fundamental por sua infinidade de benefícios, inclusive para a estrutura do joelho. Mas o excesso ou mesmo a execução incorreta de algum movimento podem favorecer o desgaste da articulação e o surgimento de lesões.

O Beach Tennis é uma atividade física completa, que melhora o bem-estar e saúde geral dos praticantes. Mas, sim, são necessários alguns cuidados para prevenir problemas decorrentes da prática do esporte.

Cuidados básicos para prevenir lesões no Beach Tennis

jogadores de Beach Tennis

Fatores como sobrepeso, falta de condicionamento cardiovascular, muscular e tempo excessivo de jogo sem intervalos podem oferecer riscos para ocorrência maior de lesões.

Se você pratica Beach Tennis e fica várias horas jogando, sem intervalo, isso pode levar à fadiga muscular. Mesmo que você seja mais atlético e até em outros esportes, o excesso pode ser muito perigoso.

Invista sempre no aquecimento antes da partida, assim como no fortalecimento muscular e alongamentos ao longo da semana. Isso vai ajudar você a preparar o seu corpo para o esporte, prevenindo contra lesões.

E se você estiver acima do peso ideal, respeite a intensidade de exercícios que o seu corpo está preparado para executar.

Anote mais dicas, a seguir, para prevenir lesões no Beach Tennis:

1 – Faça sempre um aquecimento antes da partida

É importante começar com um aquecimento para preparar o corpo para o esforço.

Com essa atitude, você aumenta a temperatura do corpo e o ritmo cardíaco de forma gradual, direciona o fluxo sanguíneo para os músculos.

2 – Não se exceda!

Treine com moderação. Mesmo que você goste bastante do esporte. O exagero pode levar a um esforço em excesso e à sobrecarga dos músculos, tendões e ligamentos, o que pode gerar lesões.

3 – O equipamento utilizado deve ser adequado

As raquetes utilizadas devem ser de boa qualidade. Cuidado com o peso delas para não aumentar o esforço e sobrecarregar músculos, ossos e articulações.

4 – Consulte um especialista antes de iniciar o esporte

Passar por uma avaliação com profissional é importante para dar mais segurança na hora de iniciar o esporte, seguir as orientações e evitar problemas futuros.

Preferencialmente, se você já teve alguma lesão esportiva.

3 Lesões que podem ocorrer na prática do Beach Tennis

 

  • Lesões musculares agudas, mais comumente na coxa e panturrilha, por exemplo. São lesões que iniciam com dor aguda muscular em “fisgada”. Podem ser classificadas em graus de 1 a 3, a depender da quantidade de fibras musculares que se rompem.
  • Entorses e fraturas são mais comuns no hálux (“topada” no dedão do pé) pela irregularidade do terreno arenoso.
  • Entorse do tornozelo e joelho, por serem articulações bastante exigidas na areia. As irregularidades do terreno arenoso exigem muita estabilidade dessas articulações.

Invista no acompanhamento profissional para evitar lesões no Beach Tennis

jogador de Beach Tennis

Os esportes de raquete são baseados em deslocamentos rápidos e em várias direções, saltos e freadas bruscas. Veja como os seus membros inferiores podem ser prejudicados sem cuidados específicos:

1 – O impacto causado pela frenagem pode causar contusões no joelho, que podem levar à tendinite. Essa articulação pode ainda ser acometida por lesões de ligamento e menisco Condromalácia patelar e fratura de estresse também são comuns.

2 – O quadril passa a apresentar mais sinais de desgaste e podem surgir lesões labrais e patologias como o impacto femoroacetabular.

3 – Pé e tornozelo podem ser acometidos por entorses.

A grande variedade de movimentos realizados nos esportes de raquete, como o Beach Tennis, tende a oferecer uma sobrecarga elevada às articulações. E as que mais sofrem são: coluna vertebral, quadril, joelho, pé, cotovelo e ombro.

Se você é um esportista amador ou profissional, já deve imaginar que, sem investir em cuidados específicos, as chances de prejudicar suas articulações são altas.

O esporte é excelente para o seu corpo e mente. O risco de lesões existe, mas as chances de acontecerem só aumentam com a falta de cuidados importantes.

Dessa forma, você não deve abandonar o seu esporte por medo de se machucar ou por já ter sofrido alguma lesão. O que você deve fazer é investir em programas específicos de prevenção ou tratamento para garantir que a prática do seu esporte seja segura.

Foi pensando em garantir um esporte seguro, que desenvolvemos protocolos específicos para os jogadores de Beach Tennis, Tênis e Squash. Se você já foi acometido por alguma lesão durante a prática, procure o nosso atendimento, ou se você deseja evitar problemas, não deixe de conhecer o nosso treinamento preventivo.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

 

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

fisioterapeuta avaliando paciente

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

avaliação cinemática dos movimentos do corpo

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

protocolo de tratamento pós cirurgia menisco

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: