Ligamento Talofibular Anterior

Uma lesão do ligamento talofibular anterior ou lesão ligamentar do tornozelo, é uma ocorrência relativamente comum, especialmente entre os atletas. Este ligamento liga os ossos fíbula e tálus ajuda a estabilizar a articulação do tornozelo.

Neste artigo, iremos discutir o que é o ligamento talofibular anterior, suas causas e como podemos prevenir essa lesão.

Agendar sua Avaliação

Lesão Talofibular Anterior e suas causas

Clínica e Cirurgia do Pé e Tornozelo

O ligamento talofibular anterior é um dos três ligamentos principais que estabilizam a articulação do tornozelo e previnem o movimento excessivo. Os outros dois ligamentos são o talofibular posterior e o ligamento calcaneofibular. Juntos, estes três são conhecidos como os ligamentos laterais do tornozelo.

O ligamento talofibular anterior é o mais lesionado dos ligamentos laterais do tornozelo. As lesões neste ligamento ocorrem tipicamente quando o pé fica fixo e o tornozelo subitamente realiza uma torção, fazendo com que o ligamento se estique ou rompa. Este tipo de lesão é frequentemente visto em atletas que participam em esportes que envolvem mudanças súbitas de direção, como futebol, basquetebol, voleibol ou futebol.

Agendar sua Avaliação

Uma lesão do ligamento talofibular anterior pode variar de uma torção do ligamento para uma ruptura completa. Uma lesão de grau I é um estiramento ligamentar sem ruptura significativa. Este tipo de lesão cicatriza normalmente por si só com repouso, gelo, e elevação.

Uma lesão grau II é uma ruptura parcial do ligamento. Uma entorse leve pode causar apenas alguma dor e edema à volta da articulação do tornozelo. Um estiramento completo do ligamento, ou a famosa ruptura, é uma lesão de grau III. Este tipo de lesão causará dor, edema e até hematoma e pode requerer cirurgia para reparar o ligamento.

Como ocorre a lesão?

O ligamento talofibular anterior pode ser lesionado de várias maneiras, mas o mecanismo mais comum é girar sobre o tornozelo. Isto pode acontecer quando se aterrissa em uma superfície irregular, ou quando o pé é torcido enquanto se pratica esportes como o futebol ou o basquetebol. O ligamento também pode ser estirado ou rompido ao cair e aterrizar com o tornozelo em uma entorse.

Dr. Marcelo Tostes – Ortopedia para Tornozelo e Pé

Sintomas

Os sintomas de uma lesão do ligamento talofibular anterior incluem:

  • Dor na parte exterior do tornozelo;
  • Inchaço em torno da articulação do tornozelo;
  • Contusões à volta da articulação do tornozelo;
  • Hematoma na região lateral do pé e tornozelo;
  • Incapacidade de colocar peso sobre o pé afetado.

Fatores de risco para ligamento talofibular anterior

Existem vários fatores de risco que podem aumentar as hipóteses de ocorrer uma lesão ligamentar talofibular anterior, incluindo:

  • A participação em esportes que envolvem mudanças súbitas de direção, como futebol;
  • Lesões anteriores no tornozelo;
  • Desgaste dos ligamentos resultantes de estresse repetitivo;
  • Fraqueza nos músculos que têm relação com à articulação do tornozelo.

Diagnóstico para ligamento talofibular anterior

A lesão do ligamento talofibular anterior é tipicamente diagnosticada utilizando um exame físico e testes de imagem, como raio-X, ressonância magnética, ou tomografia computorizada.

O exame físico avaliará a dor e o inchaço em volta da articulação do tornozelo. O fisioterapeuta também testará o alcance do movimento do tornozelo e procurará quaisquer sinais de instabilidade.

Os testes de imagem são utilizados para confirmar o diagnóstico e determinar a gravidade da lesão. As radiografias podem mostrar se existe algum dano nos ossos à volta do articulação do tornozelo. Exames de Ultrassonografia e ressonância magnética podem mostrar a extensão dos danos ligamentares e se é necessária uma cirurgia.

Tratamento

O tratamento da lesão do ligamento talofibular anterior depende da gravidade da lesão. Nas lesões dos graus I e II a fisioterapia é recomendada para ajudar na cicatrização, alívio das dores e mobilidade, ganho de força muscular e no retorno às atividades e esportes de forma segura.

Lesões de Grau III necessitam de uma avaliação para saber o estilo de vida do paciente, junto com a gravidade da lesão, para definir se o tratamento será conservador, com fisioterapia, ou cirúrgico. Mesmo com a necessidade da cirurgia, o tratamento com fisioterapia segue recomendado tanto antes quanto após o procedimento.

Tratamento conservador do Instituto TRATA

O Instituto TRATA possui uma equipe de especialistas que, antes de submeter o paciente ao tratamento, avalia detalhadamente o seu quadro histórico.

E um dos grandes referenciais durante o tratamento, é o uso da tecnologia avançada. O Instituto tem como principal bandeira o tratamento não-invasivo de lesões nos membros inferiores como quadril, joelho e tornozelo.

Apesar de haver a opção cirúrgica, o tratamento conservador é a primeira linha de cuidados intensivos com a articulação afetada, recorrendo a opção cirúrgica somente se a fisioterapia com bons profissionais não conseguirem erradicar os sintomas.

Proporcionamos a experiência mais completa, qualificada e individualizada no tratamento do quadril e joelho, para que nossos pacientes voltem a sua rotina normal sem dor.

A rede de clínicas do Instituto TRATA oferece tratamento para quadril e joelho, sendo a mais conhecida da América Latina, levando uma experiência completa, qualificada e segura.

É importante ressaltar que a fisioterapia deve ser iniciada o mais cedo possível, logo após o diagnóstico de ligamento talofibular anterior, uma vez que isto pode ajudar a acelerar o processo de cura e melhorar as hipóteses de uma recuperação total

Prevenção

Há várias métodos que podem ajudar a prevenir lesões no ligamento talofibular anterior lesões, incluindo:

  • Usar calçado apropriado para a atividade que será executada;
  • Aquecimento e alongamento antes de participar em atividades esportivas;
  • Fortalecimento dos músculos da articulação do tornozelo e do membro inferior como um todo.

Se você tiver alguma preocupação sobre o risco de lesão do ligamento talofibular anterior, fale com o seu fisioterapeuta. Ele pode ajudar a desenvolver um plano de prevenção que seja específico para você e suas necessidades.

Conclusão

O ligamento talofibular anterior é um dos ligamentos mais importantes da articulação do tornozelo. Pode ser lesionado facilmente e, se não for tratado adequadamente, pode levar a problemas à longo prazo.

É importante sempre aquecer antes de participar de quaisquer atividades esportivas, assim como se manter com força muscular.

Lembre-se que o Instituto TRATA está de portas abertas para tratar o seu tornozelo e qualquer dor e incômodo que você possa sentir nos membros inferiores.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre lesões e tratamento dos ligamentos talofibulares anteriores, por favor nos contate.

Esperamos que este artigo tenha sido útil.

Obrigada pela leitura!

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: