Teve uma luxação no tornozelo? Não deixe de ler este artigo!

Na luxação no tornozelo, ocorre o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem a articulação.

Esse deslocamento repentino pode ser parcial ou completo. A luxação no tornozelo é diferente de uma fratura ou fissura, uma vez que o osso sai do lugar, mas ele não quebra ou racha, permanece inteiro.

Agendar sua Avaliação

 

Como acontece a luxação no tornozelo?

Na luxação, um osso se separa do outro e desaparecem os pontos de contato entre eles, e isso pode levar a lesões nas estruturas próximas, como ligamentos e vasos sanguíneos.

A condição, normalmente, surge após impactos provocados por quedas, pancadas, contração brusca da musculatura ou fraqueza muscular, por exemplo.

Agendar sua Avaliação

 

Sintomas da luxação no tornozelo

O paciente acometido por uma luxação no tornozelo pode apresentar dor intensa, limitação em seus movimentos (ou mesmo a incapacidade de se movimentar), alterações no formato da articulação, inchaço e hematomas.

 

Tratamento para luxação no tornozelo

Dependendo da gravidade do caso, uma cirurgia pode ser recomendada.

Mas há protocolos específicos, como recursos da fisioterapia que, geralmente, já ajudam o paciente na reabilitação.

Tudo deve ser bem avaliado por um especialista, a fim de seguir com a melhor abordagem de tratamento.

 

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

fisioterapeuta com paciente

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

fisioterapeuta avaliando a paciente

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

fisioterapeuta com paciente

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Conclusão

A luxação no tornozelo é uma condição bem dolorosa e que causa limitações ao paciente, prejudicando sua rotina. Mas com o tratamento correto é possível se livrar do problema.

Conheça uma clínica do Instituto Trata, podemos tratar o seu tornozelo com muita segurança.

*Esperamos que este artigo tenha sido útil para entender melhor sobre luxação no tornozelo.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: