As causas da luxação patelar

A luxação patelar é uma condição que afeta a patela do joelho, provocando o deslocamento da sua posição normal.

A patela é um pequeno osso localizado na parte frontal da articulação do joelho, e é responsável por ligar o músculo da coxa ao osso da canela.

Agendar sua Avaliação

Neste artigo, vamos discutir o que é a luxação patelar, suas causas, e como ela deve ser tratada.

O que é  luxação patelar?

A luxação patelar é uma condição que afeta a patela (rótula), fazendo com que ela se desloque da sua posição normal. A patela é um pequeno osso localizado na frente da articulação do joelho, e é responsável por ligar o músculo da coxa ao osso da canela.

Agendar sua Avaliação

A luxação patelar costuma afetar que tipo de público?

Ela pode ocorrer em um ou ambos os joelhos. É considerada uma condição congênita, ou seja, adquirida desde o nascimento. Pessoas sem fatores propensos para a luxação dificilmente vão desenvolvê-la, já que a energia necessária para deslocar a patela fará com que outras lesões, como fraturas ou lesões ligamentares do joelho, aconteçam antes de a patela sair do lugar.

Atletas que praticam esportes de alto impacto como futebol e basquete, também estão sujeitos a ter luxação patelar devido a grande movimentação da região e aos traumas que ocorrem durante a prática da atividade.

Luxação ou instabilidade patelar - Dr. Lucas Melo

Outros fatores também estão associados ao deslocamento da patela, como:

  • Displasia da tróclea – relacionado a fatores da anatomia do individuo, que tendem a fazer com que haja o deslocamento da patela mesmo em situações normais do cotidiano;
  • Instabilidade da patela – varia de acordo com a gravidade do trauma e o grau de instabilidade da patela;

Quais as causas da luxação patelar?

Há vários fatores que podem contribuir para essa condição, incluindo:

  • Anomalias congênitas (presentes no nascimento);
  • Lesões traumáticas;
  • Doença articular degenerativa;
  • Obesidade

Quais são os sintomas da luxação patelar?

O sintoma mais comum é a dor no joelho. Outros sintomas podem incluir:

  • Marcha manca;
  • Inchaço;
  • Instabilidade.

Como é feito o diagnóstico?

É tipicamente diagnosticada através de uma combinação de exame físico e exames de imagem, como raios X ou ressonância magnética.

Como é feito o tratamento?

O tratamento pode variar dependendo da gravidade da condição. O tratamento conservador, feito a partir de técnicas modernas de manuseio e exercícios de alongamento e força, podem ser muito úteis para melhorar os sintomas.

Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reposicionar a patela.

Cirurgia para luxação patelar

É feita em raras ocasiões, geralmente quando o tratamento conservador não apresenta resultados ou existem outras estruturas comprometidas, como por exemplo meniscos e ligamentos, sendo que esta costuma ser bem sucedida. No entanto, há alguns casos em que a patela não permanece na sua nova posição e pode precisar ser operada de novo.

Como evitar?

Há várias medidas que você pode fazer para ajudar a prevenir essa lesão, como:

  • Manutenção de um peso saudável;
  • Evitar lesões traumáticas no joelho;
  • Usar calçado apropriado

A luxação patelar tem cura?

É uma condição que pode ser gerida mas não curada . No entanto, com o diagnóstico e tratamento adequados, a maioria das pessoas com luxação patelar podem viver suas vidas de forma normal.

Cuidados com crianças

Se você observar sinais de luxação patelar no seu filho, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso e tratamento apropriado. O diagnóstico e tratamento precoces podem ajudar a evitar mais danos na articulação do joelho e a melhorar as chances de uma recuperação bem sucedida precocemente.

Conclusão

A luxação patelar é uma condição que pode ser dolorosa e debilitante, mas com um tratamento adequado, a maioria das pessoas pode viver uma vida normal e ativa.

Se tiver alguma preocupação sobre luxação patelar ou qualquer outra condição de dor no joelho, por favor, marque hoje uma consulta conosco. Temos sempre todo o prazer em ajudar!

Obrigada pela leitura e até a próxima!

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: