Menisco Lateral e Medial: Lesões e Tratamento

Neste artigo, você vai entender sobre o menisco lateral e medial, como acontecem lesões nessas estruturas e o melhor tratamento.

O que são meniscos?

pessoa com dor no joelho

Agendar sua Avaliação

Meniscos são estruturas de cartilagem que se encontram entre a tíbia e os ossos do fêmur da articulação do joelho. Eles são divididos em dois: menisco lateral e medial.

O menisco lateral e medial são estruturas que servem para funções importantes dentro do joelho, tais como proporcionar estabilidade à articulação, distribuir peso por toda a perna, e absorver o choque do impacto, reduzindo o estresse sobre os ossos e tecidos adjacentes da articulação do joelho.

Menisco lateral e medial podem ser danificados devido a traumas, degeneração ou lesão e, em alguns casos, podem requerer intervenção cirúrgica para repará-los ou substituí-los.

Agendar sua Avaliação

Menisco lateral e medial

O menisco medial está localizado na parte de dentro (ou interna) do joelho, fixado ao ligamento colateral medial (LCM). Quando o comparamos ao menisco lateral, o menisco medial é bem menos móvel e mais propenso a lesões.

O menisco lateral já fica localizado na parte de fora (ou externa) do joelho. Em relação ao menisco medial, o menisco lateral tem um formato mais circular. O ligamento colateral lateral (LCL) passa em sua porção média e o tendão poplíteo passa em sua porção posterior.

menisco medial e lateral

Como acontecem lesões na estrutura do menisco lateral e medial?

Menisco lateral e medial são propensos a danos por idade, lesão ou degeneração.

Há uma série de fatores que podem contribuir para o problema, inclusive uso excessivo ou estresse repetitivo, lesões ou traumas no joelho, acidente ou queda relacionada com esportes, alterações degenerativas devido à idade ou desgaste, e certas condições como a osteoartrite.

Os sintomas comuns associados às lesões meniscais incluem dor, inchaço, rigidez e dificuldade de mover a articulação afetada ou carregar peso. Com o devido cuidado, muitas pessoas são capazes de voltar à função plena após uma lesão meniscal.

Tratamento para lesões na estrutura do menisco lateral e medial

Se você se deparar com algum dos sintomas mencionados, é importante procurar imediatamente ajuda especializada, a fim de evitar mais complicações e assegurar uma recuperação completa.

As opções de tratamento variam de acordo com a gravidade da condição e podem incluir, principalmente, a fisioterapia.

Com cuidados precoces, o paciente pode desfrutar de uma recuperação completa da lesão do menisco lateral e medial e retornar às atividades normais sem dor ou desconforto.

Cirurgia pode ser recomendada na minoria dos casos.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

fisioterapeuta depois da cirurgia menisco

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

fisioterapeuta avaliando paciente

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

avaliação cinemática dos movimentos do corpo

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

protocolo de tratamento pós cirurgia menisco

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

 

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: