Não consigo dobrar o joelho – o que fazer?

Uma dor ou impossibilidade de dobrar o joelho pode ser devido a uma série de fatores diferentes. Pode ser algo simples ou pode ser sinal de uma lesão ou ruptura grave no joelho. Hoje vamos falar mais sobre esse assunto, as possíveis causas e opções de tratamento para quem não consegue dobrar o joelho.

Quais são as causas da dor ao dobrar o joelho?

pessoa com dor ao dobrar o joelho

Agendar sua Avaliação

Algumas das causas mais comuns que podem fazer uma pessoa não conseguir dobrar o joelho sem sentir dores podem ser Osteoartrose, Tendinite Patelar ou Ruptura de ligamentos do Joelho. Descubra abaixo um pouco sobre cada uma dessas condições.

Osteoartrose

A Osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações que pode causar dor, rigidez e inchaço no joelho. Essa é uma condição que faz com que os ossos de suas articulações se partam, causando dor, inchaço, rigidez e dificuldade para dobrar o joelho. A osteoartrose é uma condição comum que afeta milhões de pessoas. Atualmente não há cura para a osteoartrose, mas a boa notícia é que o tratamento conservador com a fisioterapia pode ajudar a aliviar os sintomas.

Tendinite patelar

A Tendinite Patelar é uma inflamação do tendão que pode causar dor, principalmente ao dobrar o joelho. Essa condição, que causa dor no tendão patelar, é muito comum e costuma afetar os atletas e as pessoas que colocam muita pressão sobre os joelhos. A tendinite patelar pode ser tratada com um bom tratamento com fisioterapia especializada. A cirurgia geralmente só é recomendada se os outros tratamentos não funcionarem.

Agendar sua Avaliação

Ruptura de ligamentos do joelho

Esta lesão ocorre quando os ligamentos que sustentam a articulação do joelho são rompidos. A ruptura dos ligamentos do joelho é uma lesão grave que pode levar a dor e incapacidade de dobrar o joelho. Ela ocorre quando os ligamentos que fazem parte do joelho são rompidos, resultando na instabilidade da articulação. As rupturas podem ocorrer devido à traumas, tais como uma queda ou acidente de carro, ou devido à mudanças degenerativas nos ligamentos que os tornam mais suscetíveis a lesões. O tratamento de uma ruptura de joelho normalmente envolve cirurgia para reparar os ligamentos danificados, seguido de reabilitação com fisioterapia especializada para ajudar a restaurar a função do joelho.

homem no campo com dor ao dobrar o joelho

Tratamento para o joelho

Se você tiver alguns desses sintomas citados acima é importante consultar um especialista em joelho o mais rápido possível. Eles serão capazes de diagnosticar adequadamente o problema e recomendar o melhor curso de tratamento para o seu caso.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

fisioterapeuta fazendo tratamento de quadril em paciente

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

fisioterapeuta avaliando paciente

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

avaliação cinemática dos movimentos do corpo

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: