Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores nos membros inferiores

Derrame Articular – O que é derrame no joelho?

Conhecido popularmente como “água no joelho”, o derrame no joelho nada mais é do que o acúmulo ou aumento do volume de líquido dentro dessa articulação.

Grande parte das articulações do corpo é envolvida por uma cápsula (cápsula sinovial), que, por sua vez, é revestida internamente por uma membrana chamada membrana sinovial.

Agendar sua Avaliação

Dentre outras funções, esta membrana tem a função de produzir o chamado líquido sinovial.

foto de o que é derrame no joelho

Este é um líquido viscoso que tem a propriedade de lubrificar as estruturas articulares, reduzindo o atrito entre elas. Ele é transparente ou tem uma cor amarela pálida, e sua quantidade varia entre 2 a 3,5 ml. Diante de uma disfunção no joelho, essa quantidade pode chegar a 20, 80 ou até mesmo 100 ml, o que causa dor e desconforto nessa articulação.

Agendar sua Avaliação

Quando ocorre uma inflamação da membrana sinovial ou estresse excessivo nessa estrutura, o processo de produção e absorção do líquido sinovial sofre um desequilíbrio e, como resultado, a articulação se enche de líquido.

Além disso, diante de um trauma, que pode resultar em sangramento, ou de uma infecção, que está associada à presença de pus, a articulação também fica inchada, e a isso se dá o nome de derrame articular.

De forma geral, o derrame articular é mais frequente no joelho devido ao uso excessivo desta articulação durante a prática de atividades diárias ou esportivas. Porém, vale ressaltar que o derrame pode surgir em qualquer articulação do corpo, como tornozelo, ombro, quadril e outras.

Quais os sinais e sintomas do derrame no joelho?

foto de o que é derrame no joelho

Os sinais e sintomas podem variar de acordo com alguns fatores, como a quantidade de líquido acumulado, a presença de sangue ou pus, e também a intensidade das atividades realizadas pelo indivíduo.

Em alguns casos, o líquido pode ser absorvido gradativamente pelo próprio organismo, mas em outros, esse líquido fica acumulado por longos períodos de tempo dentro da articulação. Se tiver substâncias como sangue ou pus, por exemplo, pode ser lesivo à cartilagem articular e provocar sua degeneração. Isso tende a causar mais dor e dificuldade para movimentar o joelho.

O sintoma mais comumente associado ao derrame é a dor. Isso ocorre porque a cápsula que envolve a articulação é repleta de terminações nervosas livres, estruturas responsáveis pelo envio da informação de dor ao cérebro.

Uma vez que o volume de líquido intra-articular aumenta, a cápsula é tensionada e essas estruturas são estressadas, o que desencadeia imediatamente a sensação de dor local. Pelo mesmo princípio, assim que o edema reduz, a sensação de dor tende a aliviar.

De forma geral, os principais sinais e sintomas do derrame no joelho são:

  • Inchaço e dor na articulação afetada;
  • Muitas vezes calor e vermelhidão na articulação;
  • Dificuldade para movimentar a articulação acometida, principalmente para dobrar;
  • Perda de volume muscular, sobretudo do quadríceps, e sensação de fraqueza da musculatura e instabilidade em volta do joelho.

Qual é a causa do derrame no joelho?

foto de o que é derrame no joelho

O derrame articular é a consequência de algum distúrbio e o que provocou o derrame no joelho deve ser imediatamente identificado, pois isso é um fator fundamental para determinar o melhor tratamento para essa condição.

Existem inúmeros fatores relacionados à origem do derrame, mas normalmente está ligado a pelo menos uma de quatro grandes causas: trauma agudo sobre o joelho, infecção, doença crônica e inflamação dos tecidos do joelho por sobrecarga.

Traumas

Traumas agudos, como quedas, pancadas durante um jogo ou mesmo uma entorse no joelho, podem provocar lesões e consequentemente inflamação das estruturas dessa articulação, como osso, menisco ou ligamentos. Isso aumenta o volume de líquido dentro do joelho.

Muitas vezes, o trauma pode causar a ruptura de alguns vasos sanguíneos e, nesse caso, ocorre também o acúmulo de sangue dentro da articulação, conhecido como hemartrose.

As causas mais frequentes para hemartrose aguda, após lesão traumática, são: Ruptura do ligamento cruzado anterior ou posterior, lesão periférica de menisco, fratura intra-articular ou ruptura da porção mais profunda da cápsula articular.

Infecções

Quando um agente infeccioso (bactéria, vírus e fungo) tem acesso à articulação do joelho e ali se prolifera, é desencadeado um processo infeccioso. Esse quadro recebe o nome de pioartrite ou artrite séptica e é perigoso, podendo levar à destruição da cartilagem e sequelas graves, caso o tratamento adequado não seja realizado o quanto antes.

Um dos sinais mais precoces desse processo infeccioso é o inchaço da articulação (com a presença de pus) e comumente pode estar associado à presença de calor local e dificuldade para movimentar o joelho (dobrar e esticar).

Atenção: Inchaço repentino, dor intensa no joelho e febre são sinais de artrite séptica.

foto de o que é derrame no joelho

Doenças crônicas ou processos reumáticos

As doenças reumatológicas são também chamadas de doenças autoimunes e têm como característica principal o fato das células de defesa do indivíduo atacarem células do seu próprio corpo, como se fossem agentes estranhos. Quando esse processo ocorre na articulação, uma das estruturas afetadas é a membrana sinovial, que produz o líquido articular.

Isso provoca a inflamação desse tecido (sinovite) e, muitas vezes, o desgaste da cartilagem, que cursa frequentemente com inchaço do joelho. Algumas das doenças reumáticas mais comuns são a gota, artrite reumatoide e o lúpus. A gota, em especial, é caracterizada pelo aumento do ácido úrico no sangue e isso pode causar inchaço e deformidades nas articulações (o joelho é comumente acometido nesta doença).

Sobrecarga/esforço

Esforços repetitivos ou a execução de uma atividade que gerou sobrecarga na articulação do joelho, como excessivo aumento de peso em um exercício na academia ou aumento exagerado do volume do treino de corrida ou demais esportes, também pode inflamar estruturas da articulação do joelho e, como resultado dessa inflamação, pode ser observado o derrame articular.

Doenças à distância, como é o caso de infecção intestinal por salmonelose ou mesmo uma infecção genitourinária, como é o caso da gonorreia, podem provocar derrame articular no joelho. Esses casos recebem o nome de artrites reativas.

Como fazer o diagnóstico?

foto de o que é derrame no joelho

Durante o exame físico, o especialista é capaz de identificar facilmente a presença do derrame, pois ele geralmente é bastante evidente. Nesse momento, são realizados testes para detectar se a causa do edema está relacionada à lesão de alguma estrutura intra-articular. Além da avaliação física, um exame de imagem bastante útil para diagnosticar o edema dentro da articulação é a ressonância magnética.

Já o diagnóstico relacionado à causa do derrame é comumente feito por meio da análise do líquido sinovial. Para isso, é retirada uma quantidade de líquido do joelho por meio de uma punção (artrocentese), e essa amostra é enviada para um laboratório para análise do aspecto, quantidade de células, viscosidade, presença de cristais, proteínas ou agentes infecciosos.

Além disso, outros exames podem ser solicitados de acordo com a suspeita da causa do problema. O aspecto do líquido sinovial retirado do joelho pode variar de acordo com a doença que causou o edema:

Líquido amarelado

Normalmente relacionado a doenças reumatológicas.

Líquido com aspecto esbranquiçado ou leitoso

Relacionado a doenças infecciosas.

Líquido incolor, de aspecto quase normal

Inflamações leves, geralmente relacionadas à artrose.

Líquido de aspecto vermelho

Traumas, frequentemente relacionados a lesões com extravasamento de sangue na articulação.

Tratamento do derrame articular

foto de o que é derrame no joelho

Se você suspeita estar com derrame articular, procure um especialista imediatamente para que ele possa avaliar o seu caso e prescrever o melhor tratamento para você.

A abordagem da fisioterapia é baseada, principalmente, na identificação da causa do derrame. Isso permite um tratamento mais eficaz e direcionado para a doença de base.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A base da proposta do Instituto TRATA está centrada na ideia de inovação no tratamento das extremidades inferiores, abrangendo quadril, joelho e pé. A asseguração de resultados eficazes espelha os métodos seguidos pela equipe:

Avaliação clínica detalhada

O paciente passa por uma avaliação clínica detalhada realizada por um especialista da equipe. Esse inicial procedimento possibilita uma orientação direcionada ao tratamento, considerando o quadro individual de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

Avaliação cinemática dos movimentos do corpo

Posteriormente, o paciente passa por uma avaliação cinemática dos movimentos corporais. O objetivo é examinar a organização dos ossos e músculos em resposta à gravidade e às forças que atuam no corpo humano. Para essa finalidade, empregamos um software especializado de análise de movimento chamado TrataScan. Sua tecnologia avançada permite identificar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que podem resultar em quadros inflamatórios ou dolorosos, por exemplo.

Durante essa fase, é possível avaliar assimetrias, padrões motores, lesões associadas, presença de compensações e determinar quais estruturas necessitam de intervenção.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

Protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores

A etapa final envolve a implementação do protocolo de tratamento para lesões nas extremidades inferiores, desenvolvido pela rede e embasado em evidências científicas.

A atenção é direcionada para o alinhamento biomecânico das extremidades inferiores, visando aprimorar a condição do paciente (evitando recidivas) e, consequentemente, proporcionar uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Não há um atendimento padronizado. Analisamos as necessidades individuais de cada paciente e desenvolvemos a abordagem de tratamento mais adequada para cada caso.

A incorporação da tecnologia é uma parte integral do nosso programa de tratamento, com o propósito de proporcionar aos pacientes as mais avançadas técnicas no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Assista o vídeo abaixo

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: