Como Surge a Oosteocondrite Dissecante?

A osteocondrite dissecante é uma condição típica de crianças e adolescentes, principalmente do sexo masculino, embora também possa acometer pessoas adultas, especialmente, adultos jovens.

Como surge a osteocondrite dissecante?

As nossas articulações possuem cartilagem que ajudam em sua movimentação e protege os ossos. Quando o fluxo de sangue para a cartilagem nas articulações é interrompido, isso pode levar à dissecção. Trata-se então de uma condição patológica adquirida em que o osso subcondral torna-se avascular, ou seja, sem aporte de sangue, desestabilizando a cobertura condral e, se não ocorrer a reversão do processo (consolidação), o complexo osso-cartilagem, sujeito à forças de impacto e de cisalhamento, pode separar-se completamente do seu leito ósseo.

Agendar sua Avaliação

Como a circulação local é interrompida, o osso subcondral (que fica sob a cartilagem) fica avascular e, como resultado, ocorrem danos à cartilagem e osso, podendo surgir alterações degenerativas precoces da articulação.

A osteocondrite dissecante, normalmente, afeta os joelhos, mas também pode ocorrer nos cotovelos, ombros, quadris e tornozelos.

Agendar sua Avaliação

Quais as causas?

A causa exata desta condição é desconhecida, mas ela pode ter relação com uma combinação de fatores, incluindo genética (algumas pessoas com maior probabilidade de desenvolverem a condição), lesões e estresse repetitivo (diversos episódios de pequenas lesões que vão danificando o osso) na articulação.

Quais são os sintomas?

Essa condição que pode causar dor e rigidez nas articulações. De modo geral, os sintomas da osteocondrite dissecante podem incluir:

– Dor na articulação afetada

– Rigidez na articulação afetada

– Inchaço na articulação afetada

– Vermelhidão na articulação afetada

– Calor no conjunto afetado

pessoa com dor no joelho

Riscos da osteocondrite dissecante

Se não for tratada, a osteocondrite dissecante pode levar a lesões graves e incapacidades nas articulações.

Como tratar a osteocondrite dissecante?

O objetivo do tratamento para osteocondrite dissecante é restaurar a função normal da articulação e aliviar a dor, assim como evitar ou reduzir os riscos de desenvolvimento de artrose ou outras doenças.

Os recursos utilizados no tratamento vão depender do grau da condição. O mais recomendado, entretanto, é que sejam esgotadas todas as medidas conservadoras possíveis, antes de optar por um procedimento cirúrgico.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

fisioterapeuta avaliando a paciente

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

fisioterapeuta com paciente

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

 

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: