Patela Fora Do Lugar

A patela é o osso localizado no interior do joelho. Por ser uma articulação sempre sujeita a muita movimentação, às vezes, é possível que algum trauma ou pancada faça com que haja deslocamento da patela. E, com isso, o joelho pode apresentar-se dolorido e a pessoa com dificuldade de movimentação. 

Mas o que fazer nessa situação?

Para entendermos melhor o que causa a patela fora do lugar e seu tratamento, vamos primeiramente compreender como é a anatomia do joelho, onde a patela fica situada. 

Anatomia Do Joelho

patela fora do lugar - anatomia joelho
A anatomia do joelho é complexa e possui muitos ligamentos e articulações.

O joelho é uma articulação complexa, uma vez que possui interligação de diversos ligamentos, ossos e músculos. 

Ele é formado por uma cápsula articular, responsável pela produção de um líquido, denominado líquido sinovial, que é responsável pela lubrificação das superfícies internas do joelho. 

Em seu interior, há a patela, o osso que também é chamado de rótula e fica na parte mais anterior do joelho e se articula com o fêmur, o osso da perna, por meio da articulação patelofemoral. 

Além disso, há vários ligamentos que compõem o joelho e também ajudam a manter a patela estabilizada. Dentre os ligamentos mais importantes do joelho, podemos citar o ligamento femoropatelar medial, responsável por evitar o deslocamento da patela em uma frenagem brusca, além dos ligamentos cruzados anterior e posterior e ligamentos colaterais mediais e laterais. 

É importante citar que no joelho há também estruturas responsáveis pela absorção do impacto que a articulação sofre diariamente. Essas estruturas são a própria cartilagem e os meniscos. 

Causas Para Patela Fora Do Lugar

O deslocamento do joelho que deixa a patela fora do lugar pode ocorrer por muitos motivos.
O deslocamento do joelho que deixa a patela fora do lugar pode ocorrer por muitos motivos.

O deslocamento da patela pode ocorrer por uma série de motivos, mas dentre os mais comuns estão traumas na região. 

Porém, não são todas as pessoas que, ao sofrerem um trauma na região, terão a patela deslocada para fora de sua posição normal. 

Isso ocorre também em virtude de outras razões, tais como: 

  • Joelho valgo, ou seja, joelho posicionado mais para dentro, como se em X, causando tensão na musculatura; 
  • Frouxidão ligamentar;
  • Instabilidade patelar de origem genética.

Sintomas

A dor é o principal sintoma de uma patela fora do lugar.
A dor é o principal sintoma de uma patela fora do lugar.

A dor é o primeiro sintoma imediato quando a patela é deslocada. Porém, outros sintomas também podem estar presentes, tais como estalo e dificuldade de movimentação. 

Além disso, em virtude de uma pancada, o joelho pode apresentar-se bastante inchado. 

Há casos, no entanto, que a patela volta ao local sem problemas, mas uma pessoa que já teve a patela deslocada uma vez está mais propensa a ter o mesmo evento ocorrendo novamente. 

No caso de uma pessoa ter episódios repetidos de deslocamento da patela, dá-se o nome de luxação recidivante da patela ou instabilidade patelofemoral crônica. Nesses casos, os fatores predisponentes devem ser avaliados no tratamento. 

Diagnóstico De Patela Fora Do Lugar

me'dia ortopedista fazendo o diagnóstico de patela fora do lugar no consutorio
O ortopedista pode diagnosticar a patela fora do lugar.

O diagnóstico para o deslocamento da patela é feito pelo médico ortopedista. Geralmente, o paciente procura um serviço de urgência ortopédica em virtude de uma pancada ou por estar com o joelho doendo e amplitude de movimento bastante reduzida. 

Em casos de luxação recidivante, o paciente procura o ortopedista após a ocorrência de mais um caso e, conforme já descrito, nesses casos os fatores que predispõem a esse acontecimento devem ser levantados e analisados. 

O médico ortopedista colherá informações sobre o acontecido e avaliará fisicamente o paciente, fazendo algumas movimentações com a perna, para poder confirmar o diagnóstico, que é eminentemente clínico. 

Exames de imagem também podem ser solicitados, como exames de raios-X e ressonância magnética. A ressonância magnética é importante para verificar se houve rompimento de ligamentos, o que pode acompanhar o deslocamento da patela. 

Tratamento De Patela Fora Do Lugar

ortopedista colocando a patela fora do lugar de volta.
O tratamento para patela fora do lugar é colocar o osso de volta ao seu lugar.

O tratamento do deslocamento patelar inicia-se com a recolocação do osso em seu devido lugar e imobilização da articulação. 

É importante em um primeiro momento aliviar o joelho de cargas incidentes, podendo ser utilizadas muletas para deslocamento do paciente quando necessário. Nessa fase, medidas analgésicas também são importantes e o médico ortopedista poderá prescrever analgésicos e anti-inflamatórios. 

A seguir, o paciente deve ser encaminhado para fisioterapia, justamente para realizar o fortalecimento da musculatura do joelho e das pernas, para evitar que novos episódios ocorram. Além disso, recursos fisioterápicos de redução da dor também podem ser utilizados, como TENS. 

Vale mencionar que a cartilagem e estruturas do joelho podem estar sendo sobrecarregadas em demasia, por isso, os exercícios de fortalecimento devem ser sempre realizados sob orientação de um profissional fisioterapeuta, para que sejam executados da maneira correta. 

Infelizmente, o tratamento conservador pode não apresentar o resultado desejado e, nesses casos, pode haver indicação de cirurgia. 

Patela Fora Do Lugar: Cirurgia É Necessária?

Nem todo caso de patela fora do lugar é cirúrgico.
Nem todo caso de patela fora do lugar é cirúrgico.

Nem todos os casos têm indicação de cirurgia quando a patela é deslocada. 

Porém, em casos em que o tratamento conservador não surtiu efeito, ou em casos em que há ruptura do tendão patelar, há indicação cirúrgica. 

São geralmente utilizadas técnicas minimamente invasivas, que resultam em um pós-operatório mais rápido com menos dor ao paciente. 

Após a cirurgia, o paciente é encaminhado para a fisioterapia pós-operatória, para trabalhar a musculatura e voltar a ter amplitude de movimento. 

Prevenção De Luxação Patelar

A prevenção para qualquer problema no joelho é sempre a melhor opção. 

Para evitar problemas no joelho, ter a musculatura corretamente fortalecida é uma excelente alternativa, pois a fragilidade de musculatura e ligamentos contribui enormemente para problemas na articulação. 

Se você já teve algum deslocamento patelar, é importante buscar orientação médica correta, avaliando seu caso individualmente para prevenir futuras luxações. 

Hoje, sabe-se que após uma primeira luxação, se não tratada, o risco dela acontecer novamente é de até 40%. Após uma segunda luxação, o risco de uma terceira sobe para 50%, portanto, é fundamental que caso você já tenha tido esse problema, que busque diagnóstico e tratamento adequado. 

É igualmente importante não ignorar sinais e sintomas, ou seja, ao menor sinal de dor ou estalo no joelho, busque descanso e se a dor permanecer constante ou o desconforto aumentar, busque orientação médica adequada. 

Caso você já tenha o diagnóstico do problema, faça as sessões de fisioterapia corretamente, pois uma musculatura fortalecida e estável pode evitar o surgimento de muitos problemas articulares.

Open chat
Powered by