Pronação do Pé e os tipos de pisada

A maneira que cada indivíduo pisa pode influenciar em todo o corpo. Portanto, saber o seu tipo de pisada pode te ajudar à evitar lesões. Dentre os tipos de pisada, a pronação do pé pode levar o indivíduo a ter dores e lesões.

Mas, afinal, o que é pronação do pé? Há necessidade de corrigir a pronação? Como deve ser feita essa correção do tipo de pisada?

Agendar sua Avaliação

Vamos falar sobre esses detalhes agora, confira!

O que é pronação do pé? 

Quando se pisa no chão, o ideal é que o calcanhar seja a primeira região do pé a entrar em contato com o solo. Depois, em um pé com pisada neutra, a parte do meio do pé (médio pé) também entra em contato com o solo e depois a parte da frente do pé.

Porém, quando há pisada pronada, significa que primeiro há o apoio na parte mais exterior do calcanhar e na sequência, o pé vira-se para dentro, de maneira bastante acentuada.

Agendar sua Avaliação

Ou seja, há transferência do peso para a borda inferior do pé, gerando um acúmulo de tensões nessa região e não distribuída de maneira uniforme pela planta do pé.

Assim, aumentam-se os riscos desse indivíduo ter lesões, devido ao seu tipo de pisada.

Como sei se tenho pronação do pé? 

A melhor maneira de avaliar o seu tipo de pisada é consultar-se com um profissional, como um fisioterapeuta, especializado em fisioterapia esportiva, que conseguirá fazer essa análise com maior facilidade e precisão.

O profissional fisioterapeuta também pode ter formação em baropodometria, que é um exame que realiza a análise da pisada. Assim, esse profissional também conseguirá avaliar seu tipo de pisada e detectar algum problema. 

Mas, existem outras formas também de se descobrir se você tem pronação do pé.

Para começar, observe seus calçados usados: eles têm desgaste por igual, na sola, ou apresentam um desgaste mais acentuado em alguma região?

Caso seus sapatos usados apresentem sempre desgaste bastante acentuado na região interna da sola, então, é bastante provável que você tenha pisada acentuadamente pronada.

Causas de pronação do pé 

O que leva um indivíduo a ter pisada pronada?

Existem alguns fatores anatômicos, do próprio pé, os quais estimulam esse tipo de pisada. A começar, pode-se citar pés chatos, ou seja, pés com arco plantar mais acatados, ou seja, sem a curva esperada na sola do pé.

Portanto, o desalinhamento e disfunção óssea também podem contribuir para pisada do tipo pronada.

Possíveis lesões com pisada pronada 

Ao ter uma pisada acentuadamente pronada, aumentam-se os riscos de lesões.

Dentre as lesões mais comuns causadas por pronação do pé, pode-se citar:

  • Canelite;
  • Fascite plantar;
  • Joanete;
  • Esporão do calcâneo.

Tratamento de pronação no pé 

Muitas pessoas têm pisadas pronadas, mas não apresentam sintomas. Porém, quando se trata de corredores, por exemplo, a pisada excessivamente pronada pode levar às lesões.

Por isso, caso você apresente dores na canela, ou então, na sola do pé, ou no calcanhar, é importante buscar consultar-se com um ortopedista para identificar a causa dessas dores.

Com uma avaliação biomecânica do seu tipo de pisada e do movimento da corrida, ajustes podem ser feitos, para você conseguir executar o movimento com menos desgaste para as articulações.

Além disso, a fisioterapia é forte aliada no tratamento das lesões causadas pela pronação no pé, bem como na melhora da biomecânica da corrida.

Assim, o uso de palmilhas prescritas individualmente também pode ajudar. Mas, tênis os quais vêm descritos como “tênis para pronadores” não apresentam melhora desse tipo de lesão. Inclusive, a própria indústria de tênis já abandonou essa prática, apostando nos tênis neutros.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: