Qual Médico Trata o Joelho?

Em caso de lesões, doenças ou síndromes que afetam os joelhos, você saberia dizer qual médico trata joelho?

Um dos especialistas responsáveis por tratá-lo é na verdade o Fisioterapeuta.
Um dos especialistas responsáveis por tratá-lo é na verdade o Fisioterapeuta.

 

Agendar sua Avaliação

O fisioerapeuta ou profissional do movimento realiza uma avaliação criteriosa e, com base em seu diagnóstico, indica uma série de recursos de tratamento e auxilia na realização de exercícios que visam melhorar a capacidade física do paciente, garantir sua força, mobilidade, controle e independência funcional.

Mas antes da indicação de qualquer tratamento, é necessário realizar o diagnóstico da doença/lesão da forma mais precisa possível e identificar quais foram os prejuízos musculoesqueléticos causados por ela.

O Processo de Diagnóstico

Se você teve ou tem algum problema no joelho, provavelmente já se perguntou: qual médico trata joelho? Em qual profissional devo ir?

Agendar sua Avaliação

O ortopedista é o profissional que cuida dos ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. Ele será o responsável por avaliar o paciente no caso de torções, traumas, fraturas, luxações ou inflamações. Tumores ósseos, casos de artrose e deformidades em seguimentos como a coluna, por exemplo, também são diagnosticadas por esse profissional.

Já o reumatologista é o responsável por avaliar, dentre outras coisas, as articulações e tecidos do sistema musculoesquelético acometidos por doenças sistêmicas e de origem indeterminada, como, por exemplo, o Lupus eritematoso, a gota, a psoríase, a artrite reumatoide e as artrites em geral.

Em atendimento com esses profissionais, costumam ser realizados testes e exames clínicos, bem como os exames de imagem, por exemplo o raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Após análise das informações coletadas, é determinada a condição ou patologia e o médico poderá definir o tratamento mais adequado, muitas vezes indicando o paciente para os cuidados do fisioterapeuta.

Fisioterapeuta trata joelho

O fisioterapeuta é o profissional com especialidade em cuidar do seu joelho a partir do primeiro contato, ou seja, da primeira consulta.
O fisioterapeuta é o profissional com especialidade em cuidar do seu joelho a partir do primeiro contato, ou seja, da primeira consulta.

 

A avaliação desse especialista é minuciosa, com objetivo de identificar a patologia em questão, analisar o nível de gravidade da doença e encontrar os acometimentos secundários a essa patologia, como a perda de mobilidade articular, perda da qualidade de movimento, diminuição da força muscular, redução da performance e aumentos das dores, a fim de que seja elaborado um tratamento assertivo e individualizado.

O tratamento fisioterapêutico é realizado com base em técnicas específicas com a finalidade de promover força em músculos fundamentais para a patologia apresentada pelo paciente, restabelecer o equilíbrio muscular, identificar redução das amplitudes e melhorar a qualidade e o sinergismo do movimento.

Principais Problemas no Joelho

O principal indicativo de que há alguma alteração no joelho é a dor, e as características da dor funcionam como o primeiro guia para a avaliação fisioterapêutica. A localização da dor já direciona nossa atenção para as estruturas musculares, tendíneas e ligamentares encontradas naquele local em específico. Por exemplo, uma queixa de dor na região lateral da coxa e joelho costuma ser sinal da Síndrome do Trato Iliotibial ou Síndrome da Banda Iliotibial. Já sintomas localizados na parte interna do joelho geralmente indicam uma tendinopatia da pata de ganso ou, se relacionado a um evento traumático, pode ter associação com ligamentos e menisco medial. A dor na parte de trás da perna, por outro lado, pode ser sinal de cisto de Baker ou tendinopatia de poplíteo, enquanto que a dor anterior costuma ser sinal de distúrbios patelares ou tendinopatia patelar. Quando a dor é percebida ao acordar, principalmente após os 40 anos, pode ser sinal de alterações degenerativas como a artrose.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

 

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: