Qual Médico Trata o Joelho?

Em caso de lesões, doenças ou síndromes que afetam os joelhos, você saberia dizer qual especialidade trata joelho? Bem, um dos especialistas responsáveis por tratá-lo é o Fisioterapeuta. Este profissional do movimento realiza uma avaliação criteriosa e com base em seu diagnóstico, indica e auxilia na realização de uma série de exercícios, que visam melhorar a capacidade física do paciente, garantir sua força, mobilidade, controle e independência funcional. Mas antes da indicação de qualquer tratamento, é necessário realizar o diagnóstico da doença/lesão da forma mais precisa possível e identificar quais foram os prejuízos musculoesqueléticos causados por ela.

O Processo de Diagnóstico

Qual médico trata joelho: diagnóstico
Somente o médico que trata joelho pode diagnosticar problemas nessa região.

Se você teve ou tem algum problema no joelho, provavelmente já se perguntou: a qual profissional ou especialista devo ir? A decisão parece difícil, uma vez que as causas dos sintomas podem ser muitas, com diferentes abordagens.
Para sanar a dúvida e não perder tempo – e dinheiro – você pode procurar, primeiro, um Clínico Geral. O médico possui uma visão global do corpo humano e, assim, pode esclarecer a condição na qual o paciente se encontra. Caso a situação seja relativamente “simples”, ele mesmo poderá indicar tratamento mais acertivo.

Agendar sua Avaliação

Porém, na maior parte das vezes o joelho requer atenção especial. Então, o Clínico poderá indicar o especialista adequado: o ortopedista ou o reumatologista.

O ortopedista é o profissional que cuida dos ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. Ele será o responsável por avaliar o paciente no caso de torções, traumas, fraturas, luxações ou inflamações. Tumores ósseos, casos de artrose e deformidades em seguimentos como a coluna, por exemplo, também são diagnosticadas por este profissional.

Já o reumatologista é o responsável por avaliar, dentre outras coisas, as articulações e tecidos do sistema musculoesquelético acometidos por doenças sistêmicas e de origem indeterminada, como por exemplo o Lupus eritematoso, a gota, a psoríase, a artrite reumatóide e as artrites em geral.

Agendar sua Avaliação

Com o médico especialista correto, o paciente deverá realizar uma série de exames para diagnóstico do seu problema. Costumam ser realizados testes e exames clínicos, bem como os exames de imagem, por exemplo o raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Após análise das informações coletadas, é determinada a condição ou patologia e o médico poderá definir o tratamento medicamentoso mais adequado, além de indicar para o fisioterapeuta efetuar a avaliação cinético funcional.

A primeira consulta do paciente também pode ser desempenhada por fisioterapeuta. Nesta avaliação a análise é minuciosa, com objetivo de indicar a patologia em questão, identificar se a doença é grave e se exige tratamento intensivo com auxílio de fármacos prescritos pelo médico, encontrar os acometimentos secundários a esta patologia como a perda de mobilidade articular, perda da qualidade de movimento, diminuição da força muscular, redução da performance e aumentos das dores para que seja elaborado um tratamento assertivo e individualizado.

Qual especialidade trata o joelho?

O fisioterapeuta é umd os médicos que pode tratar o joelho.
Fisioterapeutas tratam os joelhos.

Geralmente, o tratamento da maioria das afecções ortopédicas no joelho consiste em duas intervenções básicas: A administração de remédios por médicos(as) e o tratamento baseado no movimento prescrito pelos(as) fisioterapeutas.

O tratamento fisioterapêutico é realizado com base em técnicas específicas com a finalidade de promover força em músculos fundamentais para a patologia apresentada pelo paciente, restabelecer o equilíbrio muscular, identificar redução das amplitudes e melhorar a qualidade e o sinergismo do movimento.

Principais Problemas no Joelho

qual médico trata joelho; principais problemas
Os principais sintomas do joelho são dor e estalidos.

O principal indicativo de que há alguma alteração no joelho é a dor, e as características da dor funcionam como o primeiro guia para a avaliação fisioterapêutica. A localização da dor já direciona nossa atenção para as estruturas musculares, tendíneas e ligamentares encontradas naquele local em específico. Por exemplo, uma queixa de dor na região lateral da coxa e joelho costuma ser sinal da Síndrome do Trato Iliotibial ou Síndrome da Banda Iliotibial,
já sintomas localizados na parte interna do joelho geralmente indicam uma tendinopatia da pata de ganso ou, se relacionado a um evento traumático, pode ter relação com ligamentos e menisco medial. A dor na parte de trás da perna, por outro lado, pode ser sinal de cisto de Baker ou tendinopatia de poplíteo, enquanto que a dor anterior costuma ser sinal de distúrbios patelares ou tendinopatia patelar. Quando a dor é percebida ao acordar, principalmente após os 40 anos, pode ser sinal de alterações degenerativas como a artrose.

Leia Também: Músculo Poplíteo

Leia Também: Cisto de Baker no Joelho: O Que É? Como Tratar?

Leia Também: Síndrome do Trato Iliotibial

Leia Também: Lesão do Menisco

Leia Também: Condromalácia Patelar

Leia Também: Tendinopatia Patelar

Leia Também: Artrose de Joelho

Quando procurar um médico?

Durante a prática esportiva é comum o trauma em joelhos em decorrência de quedas ou contato físico, nestes casos a dor pode ser sintoma do impacto e costuma desaparecer em poucos dias.

O problema pode existir quando a dor persiste por mais de três dias, apresentando outros sintomas associados como inchaço, vermelhidão, formigamento, perda de força e sensibilidade. Se a dor se torna mais intensa durante o movimento ou se, concomitante a ela, o joelho apresenta barulhos recorrentes, também pode ser um sinal de distúrbio musculoesquelético que exige maior atenção, a fim de não apresentar piora significativa. Nestes casos, é importante procurar um especialista para a correta avaliação e tratamento.

Agendar sua Avaliação
Iniciar Conversa!
👋 Olá, como podemos lhe ajudar?
Olá! 👋 Como podemos lhe ajudar?