A Reabilitação de Lesões Esportivas

A fisioterapia tem um papel muito importante na reabilitação de lesões esportivas. Isso porque esse profissional é responsável por devolver a qualidade de vida ao atleta amador ou profissional e permitir a volta segura da pratica esportiva.

atleta sofrendo uma lesão

Agendar sua Avaliação

As lesões esportivas ocorrem comumente entre os atletas e os entusiastas dos esportes. Os quadros podem variar de pequenas entorses e tensões à condições mais graves, como fraturas e luxações.

É importante que os participantes dos esportes tomem as devidas precauções para evitar lesões relacionadas à prática. Usar o equipamento de proteção adequado, aquecimento antes do exercício e seguir os protocolos de segurança são algumas das medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de lesões relacionadas com o esporte.

Além disso, compreender os sinais de aviso de lesões e saber como responder no caso de ocorrer uma lesão pode ajudar a manter as atividades esportivas seguras para todos os envolvidos. Receber pronta atenção profissional quando necessário também é essencial para minimizar os efeitos duradouros ou seguir com a reabilitação de lesões esportivas.

Agendar sua Avaliação

Principais lesões esportivas

As principais lesões esportivas podem variar de leves a graves e podem ocorrer em qualquer área do corpo. Lesões esportivas comuns incluem deformações, entorses, fraturas, contusões, luxações e lacerações musculares ou ligamentares.

As deformações envolvem uma ruptura nas fibras musculares, enquanto uma entorse é uma lesão envolvendo estiramento ou ruptura dos ligamentos que ligam dois ossos juntos. As fraturas podem variar em gravidade, dependendo de quanto do osso foi quebrado. Contusões ocorrem quando os vasos sanguíneos se rompem devido a golpes diretos. Luxações acontecem quando dois ossos ficam desconectados em sua articulação, geralmente acompanhados de dor e inchaço. Lesões musculares ou ligamentares são, geralmente, vistas com atividades de salto e requerem atenção profissional imediata, pois podem causar instabilidade ou inchaço na área machucada.

Como prevenir lesões esportivas

reabilitação de lesões esportivas

A melhor maneira de prevenir lesões esportivas é estar sempre consciente das limitações do corpo e se preparar para o esporte com um protocolo individual e preventivo de lesões. É importante que seja feito um aquecimento sempre antes do exercício, além de intervalos regulares para evitar o uso excessivo de certos músculos. O uso do equipamento de proteção adequado também pode ajudar a reduzir o risco de grandes lesões esportivas, quando apropriado.

Tomar essas precauções pode contribuir muito para ajudar os atletas a permanecerem seguros e saudáveis enquanto desfrutam de suas atividades esportivas favoritas. Quando ocorrerem grandes lesões ou quando o esportista se depara com condições (decorrentes da prática esportiva) que afetem a sua qualidade de vida, prejudicando atividades de rotina, é importante buscar imediatamente atendimento especializado e seguir o plano de tratamento prescrito para uma completa reabilitação de lesões esportivas.

Reabilitação de lesões esportivas

O tratamento correto e seguro é essencial para a reabilitação de lesões esportivas.

A fisioterapia pode ajudar com exercícios de fortalecimento para restaurar a amplitude de movimento em áreas lesionadas, ao mesmo tempo em que evita mais lesões.

Cirurgia pode ser necessária dependendo da gravidade das lesões esportivas sofridas e quando os recursos conservadores de tratamento não forem mais suficientes para resolver o problema.

Com as devidas precauções, esportistas podem desfrutar de suas atividades sem medo de ferimentos graves ou de danos a longo prazo.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

fisioterapeuta depois da cirurgia menisco

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

fisioterapeuta avaliando paciente

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

avaliação cinemática dos movimentos do corpo

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

protocolo de tratamento pós cirurgia menisco

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: