Recovery: Fisioterapia no trabalho preventivo de lesões e recuperação de atletas

Recovery: Fisioterapia no trabalho preventivo de lesões e recuperação de atletas? É isso que você vai descobrir nesse artigo.

As lesões esportivas são uma ocorrência comum para atletas de todos os níveis e elas podem ter um grande impacto em seu desempenho. O diagnóstico e o tratamento adequados são essenciais para o retorno aos esportes.

Agendar sua Avaliação

É importante reconhecer os sinais e sintomas das lesões, bem como medidas preventivas que podem ser tomadas para ajudar a reduzir o risco de problemas decorrentes da prática esportiva. Aquecimento, alongamento antes e depois das atividades, uso de técnicas apropriadas no esporte e no exercício, e uso de equipamento de proteção são todos aspectos importantes da prevenção de lesões esportivas.

Recovery Fisioterapia

Recovery fisioterapia é o processo de retorno à atividade física, ao esporte e a própria saúde após uma lesão ou cirurgia.

A recuperação da fisioterapia é o processo de retorno à atividade física, ao esporte e a própria saúde após uma lesão ou cirurgia.

Agendar sua Avaliação

Esse trabalho envolve um programa específico para ajudar a melhorar a força, a mobilidade, a coordenação, o equilíbrio e a aptidão física geral.

O fisioterapeuta avalia criteriosamente a condição do paciente e desenvolve um plano de tratamento individualizado, sob medida, para ajudar o paciente a atingir seus objetivos. Esse plano incluirá uma combinação apropriada de exercício, alongamento, fortalecimento, mobilização conjunta e outros métodos. O fisioterapeuta poderá também utilizar modalidades como laser e técnicas de terapia manual para ajudar a reduzir a dor, a inflamação e o inchaço. É importante que a recuperação fisioterapêutica seja feita gradualmente e sempre sob a orientação profissional.

O Recovery também é direcionado ao trabalho de prevenção de dores e lesões na prática esportiva ou de atividades físicas em geral.

Para quem é Recovery Fisioterapia?

Esse trabalho é recomendado, especialmente, para atletas (amadores ou profissionais) e pessoas que praticam atividade física e que desejam se recuperar com segurança e mais rapidamente de alguma dor ou lesão decorrente da prática; ou esportistas que, simplesmente, desejam prevenir problemas em sua modalidade.

Principais características do Recovery Fisioterapia

·       Desenvolvimento de performance e abordagem preventiva para atletas que não têm dor e que desejam manter a saúde.

·       Trabalho de recuperação pós-treino, de ganho de mobilidade e de relaxamento muscular em pessoas que praticam atividades físicas/esportes e sentem dor ou têm alguma disfunção.

·       Contribuição para atletas que querem retornar ao seu esporte mais rápido e com segurança.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: