O que é sínfise púbica?

A disfunção da sínfise púbica (SPD), é uma condição que afeta a articulação localizada na frente da pélvis. Em alguns casos, a região da afetada pode ficar inflamada e causar dor e bastante desconforto.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a sínfise púbica e como ela pode se tornar muito dolorosa sem o tratamento correto.

Agendar sua Avaliação

O que é sínfise púbica?

Optima Fisioterapia - Pubalgia

A sínfise púbica é uma condição que afeta a articulação localizada na parte da frente da pélvis. Esta articulação é responsável por ligar os dois ossos pélvicos e permite movimentos simples do cotidiano, como andar, correr e saltar.

Em alguns casos, a sínfise púbica pode ficar inflamada e causar dor e desconforto.

Agendar sua Avaliação

O que causa a sínfise púbica?

Há alguns fatores que podem causar esta condição:

  1. Se o paciente já tiver uma lesão na pélvis ou no abdômen;
  2. Se o paciente tiver artrite na articulação da sínfise púbica;
  3. A gravidez também pode causar disfunção da sínfise púbica devido ao peso extra e ao stress na pélvis.

Quais os sintomas da sínfise púbica?

O sintoma mais comum da disfunção da sínfise púbica é a dor na região pélvica. Esta dor pode variar de suave a grave e pode tornar difícil a realização de atividades diárias, como caminhar ou subir escadas.

Também é possível notar sensação de estalido ou o som de “moer” ao movimentar a região da pélvis.

Quais são os grupos de risco para a sínfise púbica?

Há alguns grupos de pessoas que possuem maio tendência a desenvolver a disfunção, principalmente:

  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes com obesidade;
  • Pacientes que já foram submetidos a cirurgia pélvica ou abdominal.

Dor pélvica na gravidez: em que fase ela aparece? - Blog CordVida

Como é feito o diagnóstico?

O seu médico ou fisioterapeuta provavelmente irá pedir seu histórico de saúde/ clinico e realizar o exame físico. Exames de imagem como um raio-X ou uma ressonância magnética, também podem ser solicitados para avaliar melhor a articulação da sínfise púbica.

Qual é o tratamento para a disfunção da sínfise púbica?

A boa notícia é que ela é tratável. O primeiro passo é descansar e evitar quaisquer atividades que possam agravar a articulação da disfunção. O seu médico pode também prescrever medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas. A fisioterapia também é altamente recomendada como complemento para o tratamento.

A importância da fisioterapia no tratamento para a sínfise púbica

Fisioterapia Pélvica - Centro de Urologia Campinas - Uroderma

A fisioterapia é um importante aliado na hora de ajudar o paciente que sofre com esta condição. Um fisioterapeuta pode ajudá-lo a aprender exercícios que alongam e fortalecem os músculos em torno da articulação da sínfise púbica, ajudando a aliviar a dor e a melhorar a função da articulação.

Tratamento do Instituto TRATA

O Instituto TRATA possui uma equipe de especialistas que, antes de submeter o paciente ao tratamento, avalia detalhadamente o seu quadro histórico. E um dos grandes referenciais durante o tratamento, é o uso da tecnologia avançada.

O Instituto tem como principal bandeira o tratamento não-invasivo de lesões nos membros inferiores como quadril e joelho. Apesar de haver a opção cirúrgica, o tratamento conservador é a primeira linha de cuidados intensivos com a articulação afetada, recorrendo a opção cirúrgica somente se a fisioterapia com bons profissionais não conseguirem erradicar os sintomas.

Proporcionar a experiência mais completa, qualificada e individualizada no tratamento do quadril e joelho, para que nossos pacientes voltem a sua rotina normal sem dor.

A rede de clínicas do Instituto TRATA oferece tratamento para quadril e joelho, sendo a mais conhecida da América Latina, levando uma experiência completa, qualificada e segura.

É importante ressaltar que a fisioterapia deve ser iniciada o mais cedo possível, logo após o diagnóstico da sínfise púbica, uma vez que isto pode ajudar a acelerar o processo de cura e melhorar as hipóteses de uma recuperação total.

É possível prevenir ?

Há alguns métodos que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver essa disfunção, como:

  • Manter um peso saudável durante a gravidez;
  • Utilização de um cinto de apoio durante a gravidez;
  • Se as dores estiverem muito fortes, evitar temporariamente as atividades de alto impacto pode ajudar (de acordo com recomendação do fisioterapeuta).

Se você sofre de disfunção da sínfise púbica, é importante procurar ajuda profissional e seguir as recomendações do seu médico ou fisioterapeuta para aliviar os sintomas e melhorar o funcionamento da articulação afetada.

O QUE É PUBALGIA? DOR NO PUBIS, VIRILHA E LIMITAÇÃO DE MOVIMENTO DO QUADRIL.

Há cura?

Infelizmente, não há cura para esta condição, no entanto, com um tratamento adequado, as dores e incômodos tendem a diminuir. Outras recomendações também podem ajudar, como:

  • Manter um peso saudável e dieta equilibrada;
  • Evitar atividades de alto impacto durante a gravidez;
  • Usar sapatos de apoio.

Se você notar alguns dos sintomas citados neste artigo no seu quadril, é importante procurar ajuda médica e seguir as recomendações de tratamento. Com cuidados adequados, é possível melhorar os seus sintomas e manter sua qualidade de vida.

Conclusão

A disfunção da sínfise púbica é uma condição que pode causar dor e desconforto na região pélvica. E apesar de não haver cura, a boa notícia é que essa patologia é tratável com fisioterapia e outros métodos complementares que permitem que o paciente tenha uma vida normal.

Por favor, sinta-se à vontade para deixar quaisquer perguntas ou comentários abaixo!

Obrigada pela leitura e até a próxima!

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: