A dor no Tendão de Aquiles

O termo Tendão de Aquiles é nome dado a um tendão localizado no tornozelo, conectando o musculo da panturrilha ao calcanhar. É comum ocorrer uma lesão nessa região devido a uma série de atividades.

Se você estiver sentindo alguma dor recorrente no pé, fique atento, pois pode ser Tendão de Aquiles.

Agendar sua Avaliação

Neste artigo, você vai descobrir o que é essa patologia e quando buscar ajuda de um profissional.

Inflamações e rupturas no Tendão de Aquiles: causas e como evitar | Clínica Orthop

O que é Tendão de Aquiles?

O tendão de Aquiles é uma forte faixa de tecido que liga o músculo do tornozelo ao osso do calcanhar. Essa região é bastante utilizada para atividades cotidianas que a maioria faz, como andar, correr e saltar.

Agendar sua Avaliação

A dor nessa região pode ser comparado uma queimadura, apunhalamento, ou dor na parte de trás da perna ou calcanhar. A dor é muitas vezes pior com a atividade e melhora com o repouso.

O que causa dores no tendão de Aquiles?

Há causas diferentes que podem causar o essa condição. A mais comum é o uso excessivo do tornozelo ou calcanhar ou por envelhecimento. Outras causas incluem desgaste frequente do local em pacientes devido suas profissões onde o desgaste é frequente ou por desportistas como corredores ou saltadores.

Outras razões também podem incluir:

Tendinite

A Tendinite no tendão de Aquiles é uma condição que faz com que o tendão fique inflamado. É uma condição que resulta na deterioração das fibras de colágeno que compõem o tendão;

Bursite

Causa a inflamação dos pequenos sacos de líquido que ficam em volta do tendão de Aquiles;

Ruptura ou laceração do tendão de Aquiles

Trata-se de uma lesão grave que requer cuidados médicos imediatos e pode frequentemente ser um rasgão completo do tendão.

Sintomas provocados pelo Tendão de Aquiles

atleta ajoelhado sobr eum dos joelhos segurando um dos tornezlos com tendinite no tendão de aquiles

O principal sintoma é a dor, mas também podem surgir outros sintomas como:

  • Fraqueza na perna afetada;
  • Dor na parte de trás do tornozelo ou calcanhar;
  • Inchaço na parte de trás do tornozelo ou calcanhar;
  • Dificuldade em andar ou correr;
  • Rigidez no tornozelo ou calcanhar;
  • Vermelhidão na parte de trás do tornozelo ou calcanhar.

Quando procurar ajuda profissional?

Se você sentir algum dos sintomas citados acima, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta o mais cedo possível. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido e completa será a sua recuperação.

Diagnóstico e tratamento para o Tendão de Aquiles

Após marcar avaliação com um fisioterapeuta, seus sintomas e histórico médico serão avaliados. Um exame físico da área afetada também poderá ser feito.

O exame pode revelar uma lacuna no tendão caso ele esteja rompido, mas se o diagnóstico não for claro, o seu médico poderá encomendar um ou mais dos seguintes exames:

  • Raio-x;
  • Ultra-som.

Após a realização de um diagnóstico, será criado um plano de tratamento específico para o paciente. O tratamento pode incluir:

  • Repouso;
  • Exercícios de alongamento e força;
  • Suporte temporário para o tornozelo;
  • Cirurgia (somente em casos muito específicos) para remoção de tecido danificado ou reparar laceração mais grave.

O sucesso do tratamento dependerá do tipo e gravidade da lesão, bem como de outros fatores como idade, peso, nível de atividade e saúde em geral. Na maioria dos casos, contudo, com um tratamento adequado, a dor do tendão de Aquiles pode ser curada.

A importância da fisioterapia para tratamento do Tendão de Aquiles

Fisioterapeuta durante tratamento do tendão de aquiles | Foto Premium

A fisioterapia é uma parte fundamental do tratamento para a dor do tendão de Aquiles. As sessões de tratamento com um fisioterapeuta pode ajudar a:

  • Reduzir a dor e o inchaço;
  • Aumentar a amplitude do movimento;
  • Melhorar a força e a flexibilidade;
  • Diminuir o risco de recidiva (recaídas).

Um fisioterapeuta também pode ensinar o paciente exercícios de alongar e fortalecer adequadamente os músculos e tendões em torno do tornozelo para ajudar a prevenir lesões futuras.

Se o paciente for um corredor ou outro tipo de atleta, um fisioterapeuta também pode ajudá-lo a criar um programa de treino para minimizar o risco de recaídas, permitindo que o paciente fique ativo enquanto continua o tratamento.

Se a partir dessas informações você suspeitar que possa sofrer de dores no tendão de Aquiles, contate hoje um fisioterapeuta para marcar uma avaliação e iniciar o caminho para a recuperação.

O tendão de Aquiles tem cura?

A maioria dos casos de dor do tendão de Aquiles pode ser curado através de uma combinação de repouso, fisioterapia e apoio temporário para o tornozelo.

Em casos mais graves, a cirurgia pode ser recomendada e a fisioterapia entra como importante aliado para ajudar o paciente a ter uma recuperação mais segura após a cirurgia. Com um tratamento adequado, a maioria dos pacientes tem recuperação total da lesão.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para lhe fornecer informações sobre a dor do tendão de Aquiles. Se tiver mais alguma questão ou quiser marcar uma avaliação, contate hoje um de nossos fisioterapeutas para fazer um agendamento.

Obrigado pela sua leitura!

Agendar sua Avaliação