Conheça o tratamento

para acabar com as suas dores nos membros inferiores

Tendão Patelar

O tendão patelar é uma estrutura muito importante na região do joelho e alvo frequente de incômodos e dores. Saiba mais sobre esta estrutura e os problemas que podem nela aparecer.

O Que É Tendão Patelar?

O tendão patelar, também chamado de ligamento da patela ou ligamento patelar, é o tendão que liga a patela (o osso na porção anterior do joelho) à tíbia. Ele é envolto por uma estrutura fina chamada de peri-tendão, que fornece o suprimento sanguíneo para o tendão.

Agendar sua Avaliação

Juntamente com a própria patela e com o músculo anterior da coxa (quadríceps), forma o conjunto responsável pela extensão do joelho.

Porém é um tendão que costuma sofrer com as famosas tendinopatias, antigamento conhecidas como tendinites. A tendinopatia patelar é uma das causas mais comuns de dores no joelho causadas por movimentos repetitivos sobrecargas.

Tendinite Patelar – Sintomas e Causas

A inflamação do tendão patelar é bastante comum em praticantes de atividades esportivas que incluem saltos, como futebol, tênis, voleibol e atletismo

Agendar sua Avaliação

A inflamação do tendão patelar é bastante comum em praticantes de atividades esportivas que incluem saltos, como futebol, tênis, voleibol e atletismo.

Por ser tão comum em praticantes dessa modalidade, a condição do tendão patelar inflamado levou o nome de “joelho de saltador” ou “jumper’s knee“, em inglês, justamente por ser extremamente comum nesses atletas, profissionais e amadores.

A inflamação no tendão patelar é um tendinite e seu grau depende da gravidade (podendo ser Grau I, II, III ou IV), podendo até haver ruptura parcial ou total dessa estrutura.

A tendinite Grau I é caracterizada por dor leve após os treinos; Grau II por dor mais intensa após os treinos, mas sem perda de rendimento; Grau III dor mais intensa com perda de rendimento e Grau IV dor significativa, com ruptura da estrutura e impossibilidade momentânea de atividades.

Sintomas de tendão patelar inflamado 

Quando o indivíduo apresenta inflamação no tendão patelar, os principais sintomas são:

  • Dor na região anterior do joelho;
  • Dor que piora quando o indivíduo salta;
  • Joelho inchado;
  • Sensação de joelho duro ao acordar.

Causas da tendinite patelar 

Existem diversas hipóteses das razões pelas quais o indivíduo apresenta inflamação no tendão patelar.

A principal hipótese é que o músculo anterior da coxa (quadríceps), por não estar corretamente fortalecido, ou por estar recebendo cargas de maneira inadequada, não consegue absorver todo o impacto e um pouco desse impacto acaba sendo transferido ao tendão.

Com o passar do tempo e o constante impacto sendo transferido ao tendão patelar, ele acaba primeiramente alongando e ficando encurtado, uma vez que é uma estrutura que não foi feita fisiologicamente para receber todo esse grau de impacto e sobrecarga.

Com o passar do tempo, o tendão acaba engrossando, afetando a membrana peri-tendão, afetando sua vascularização.

Se não tratado corretamente, acaba ocorrendo a degeneração do tendão.

Fatores de Risco 

Indivíduos que praticam esportes de salto estão mais propensos ao desenvolvimento da tendinite patelar.

Porém, ela costuma acometer mais indivíduos altos e com maior peso, sendo bastante frequente em praticantes de esporte acima do peso.

Em relação à idade, costuma afetar mais homens, na faixa etária de 20 a 30 anos.

Em praticantes de atividades físicas regulares que incluem salto, a inflamação do tendão patelar pode ocorrer quando o volume e carga de treinamentos aumentam, sem respeitar o período de descanso necessário para que o organismo se acostume com a nova rotina de treinos.

A falta de programas de fortalecimento muscular para a musculatura da coxa também pode ser um fator de risco considerável para o desenvolvimento de inflamação no tendão patelar.

Além disso, a falta de programas de fortalecimento muscular para a musculatura da coxa também pode ser um fator de risco considerável para o desenvolvimento de inflamação no tendão patelar.

É importante mencionar que não adianta somente fazer exercícios de fortalecimento para a musculatura anterior da coxa, uma vez que uma musculatura pouco fortalecida de posterior da coxa pode fazer com que a força que incida no tendão seja de maneira desequilibrada.

Portanto, o desequilíbrio muscular pode acabar levando à inflamação do tendão patelar.

Portadores de doenças crônicas e autoimunes como artrite reumatoide, lúpus e diabetes podem apresentar tendões patelares mais enfraquecidos, portanto são indivíduos que podem ter tendinite patelar.

Diagnóstico de Tendinite Patelar

O diagnóstico de tendinite patelar não costuma ser difícil quando realizado por um fisioterapeuta especializado.

O diagnóstico de tendinite patelar não costuma ser difícil quando realizado por um fisioterapeuta especializado.

É importante que o paciente não demora a procurar um diagnóstico correto ao começar a sentir dores na região anterior do joelho, que acometem o indivíduo após a prática esportiva e que costumam piorar à noite.

O indivíduo começa a sentir dores após treinos e a dor pode até ir embora, mas com o passar do tempo ela passa a interferir nas atividades.

Para diagnóstico, é importante avaliar o desequilíbrio muscular do indivíduo utilizando testes biomecânicos. Alguns exames também podem ser solicitados.

Tratamento da Tendinite Patelar

O tratamento da tendinite patelar pode ser não cirúrgico (tratamento conservador) ou cirúrgico, dependendo do grau da tendinite apresentada.

Para retirar o paciente do grau de dor, podem ser utilizados medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos. Infiltrações locais não são indicadas, pois embora pareçam reduzir a dor a curto prazo, a longo prazo promovem maior degeneração do tendão.

A fisioterapia é extremamente indicada para casos de tendinite patelar, sendo importante ressaltar que a tendinite está ligada à falta de fortalecimento na região da musculatura da coxa. A fisioterapia agirá justamente nessa região, com exercícios para fortalecimento local.

A fisioterapia para tendinite patelar também inclui exercícios de alongamento para auxiliar no processo de desinflamação do tendão.

O tratamento que vai devolver a saúde dos seus membros inferiores

A proposta do Instituto TRATA está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores (quadril, joelho e pé). A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É esse primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, utilizamos um software exclusivo de análise de movimento chamado TrataScan, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas, existência de compensações e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos que podem ser avaliados durante essa etapa.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: avaliação cinemática 2D

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de tratamento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em evidências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente (sem recidivas) e, por conseguinte, de uma maior qualidade de vida.

 Fisioterapia ortopédica e esportiva: exercício de fortalecimento

Nenhum atendimento é padrão. Avaliamos as necessidades específicas de cada paciente e montamos a abordagem de tratamento mais assertiva para cada quadro. A tecnologia faz parte do nosso programa de tratamento com o objetivo de oferecer aos pacientes o que há de mais avançado no tratamento conservador de Fisioterapia.

 

Agendar sua Avaliação

Assista o vídeo abaixo

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: