Os perigos da Tendinite de Calcâneo

A tendinite do calcâneo é uma condição que afeta o tendão do calcâneo, que se encontra na parte de trás do calcanhar. Este tendão liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar.

Quando este tendão fica inflamado e em alguns casos, essa condição tende a ser bastante grave e pode necessitar tratamento clínico.

Agendar sua Avaliação

Neste artigo, discutiremos o que é a tendinite do calcâneo, o que a causa e como ela pode ser tratada.

O que é a tendinite de calcâneo?

Dor no calcanhar | Pés Sem Dor

A tendinite do calcâneo é uma condição que afeta o tendão calcâneo, que se encontra na parte de trás do calcanhar. Este tendão liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar.

Agendar sua Avaliação

Quando este tendão fica inflamado, pode causar dor e inflamação no calcanhar. Em alguns casos, a tendinite do calcâneo pode ser bastante grave e pode requerer tratamento médico.

O que causa a tendinite do calcâneo?

Há vários fatores que podem contribuir para esta condição, incluindo:

  • Desgaste excessivo devido ao uso do tendão do calcâneo;
  • Lesões e traumatismo no tendão do calcâneo;
  • Calçados desconfortáveis.

Como é diagnosticada a tendinite do calcâneo?

Geralmente é diagnosticada com base num exame físico e numa revisão da histórica clinica. O seu fisioterapeuta pode também solicitar radiografias ou outros exames de imagem para obter uma diagnóstico mais preciso.

Como é feito o tratamento?

O tratamento para esta condição pode variar dependendo da gravidade da sua condição. Para casos agudos, o repouso e o gelo podem ser suficientes para aliviar a dor e a inflamação.

Para casos mais crônicos, pode ser recomendado fisioterapia ou cirurgia.

A cirurgia só é necessária em alguns casos quando a fisioterapia não apresentar resultados ou o paciente apresentar ruptura de tendão decorrente quadro inflamatório.

Tendão de Aquiles: o papel da fisioterapia nas lesões | Blog do Secad

Exercícios para a tendinite do calcâneo

Em casos de tendinite do calcâneo, o seu fisioterapeuta pode recomendar exercícios para ajudar a melhorar a amplitude de movimento no tornozelo e reduzir a dor.

Alguns dos exercícios mais eficazes para a tendinite do calcâneo incluem:

Levantamento do calcanhar:

Fique de pé com os pés afastados na largura do quadril, e procure segurar em algum objeto que esteja bem firme para manter o equilíbrio. Levante lentamente os calcanhares até estar de pé sobre os dedos dos pés, depois volte a apoiar os calcanhares no chão e repita esse movimento algumas vezes;

Alongamentos de vitela: Existem vários alongamentos de vitelos que podem ajudar na tendinite do calcâneo. Um estiramento envolve ficar de pé com os pés afastados à largura do quadril e colocar uma mão numa parede ou outro objeto que esteja firme para apoio. Depois, mantendo o calcanhar no chão, incline-se para a frente até sentir um estiramento no músculo da panturrilha. Mantenha esta posição durante 30 segundos antes de repetir

Outra variação do exercício do alongamento de vitela é sentar-se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Passe uma toalha em torno da bola dos pés e puxe suavemente ambas as extremidades da toalha até sentir um alongamento no seu músculo da perna. Mantenha esta posição durante 30 segundos e depois repita o movimento.

Fisioinforma: Tendinite do tendão de Aquiles

Tratamento do Instituto TRATA

O Instituto TRATA possui uma equipe de especialistas que, antes de submeter o paciente ao tratamento, avalia detalhadamente o seu quadro histórico. E um dos grandes referenciais durante o tratamento, é o uso da tecnologia avançada.

O Instituto tem como principal bandeira o tratamento não-invasivo de lesões nos membros inferiores como quadril e joelho.

 

Apesar de haver a opção cirúrgica, o tratamento conservador é a primeira linha de cuidados intensivos com a articulação afetada, recorrendo a opção cirúrgica somente se a fisioterapia com bons profissionais não conseguirem erradicar os sintomas.

Proporcionar a experiência mais completa, qualificada e individualizada no tratamento do quadril e joelho, para que nossos pacientes voltem a sua rotina normal sem dor.

A rede de clínicas do Instituto TRATA oferece tratamento para quadril e joelho, sendo a mais conhecida da América Latina, levando uma experiência completa, qualificada e segura.

É importante ressaltar que a fisioterapia deve ser iniciada o mais cedo possível, logo após o diagnóstico da tendinite de calcâneo, uma vez que isto pode ajudar a acelerar o processo de cura e melhorar as hipóteses de uma recuperação total.

É possível se prevenir contra a tendinite do calcâneo?

Algumas mudanças de hábito podem aliviar os sintomas e ajudar a prevenir a tendinite do calcâneo, como:

  • Usar sapatos confortáveis e de apoio;
  • Alongar regularmente os músculos da panturrilha;
  • Evitar atividades de alto impacto temporariamente ou de acordo com a recomendação do fisioterapeuta caso você tenha um histórico de tendinite do calcâneo

Se sentir dor ou inchaço no calcanhar, não se esqueça de consultar o seu médico para um diagnóstico preciso.

Conclusão

Se você sofre com a tendinite de calcâneo, é importante procurar tratamento o mais cedo possível. O diagnóstico e tratamento precoces podem ajudar a melhorar as suas chances de uma recuperação total.

Se não tiver a certeza se sofre ou não de tendinite do calcâneo, considere marcar uma consulta com um de nossos fisioterapeutas.

Temos excelentes profissionais que estão prontos para te atender.

Obrigada pela sua leitura!

Esperamos que este artigo tenha sido útil.

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: