Torção no Joelho

Uma lesão extremamente comum e frequente é a torção no joelho

Quem pratica qualquer atividade física ou mesmo pessoas mais velhas em atividades comuns podem já ter sofrido uma torção no joelho. 

Agendar sua Avaliação

Isso ocorre geralmente quando o pé está apoiado firmemente e a parte superior do corpo vira em direção oposta, causando estiramento e até ruptura de alguns ligamentos. 

Mas o que fazer imediatamente quando ocorre a torção no joelho? E como é o tratamento desse tipo de lesão? 

Causas De Torção No Joelho

pessoa com dor por torção no joelho
É comum ocorrer a torção do joelho durante alguma prática esportiva.

Geralmente, a torção ou entorse no joelho ocorre durante a prática esportiva. 

Agendar sua Avaliação

De fato, essa é a maneira mais comum de sofrer uma torção no joelho, uma vez que os ligamentos do joelho acabam sendo esticados além do seu limite fisiológico, justamente por o pé permanecer fixo e a parte superior do corpo girar. 

Porém, a torção no joelho pode ocorrer em atos simples como durante uma caminhada ou quando uma pessoa tropeça e acaba caindo. 

Costuma-se descrever em ortopedia que a maneira mais comum que uma torção no joelho ocorre é quando ela ocorre em “valgo”, o que significa joelho bruscamente levado para o lado interno e o pé permanecendo fixo. 

Existem graus de entorse, conforme a gravidade da lesão sofrida. São 3 graus: 

  • Grau I: tipo de torção no joelho mais simples e sem grande gravidade. Apenas algumas fibras do ligamento são danificadas, mas a cicatrização ocorre espontaneamente; 
  • Grau II: um pouco mais severo, mas o ligamento ainda se mantém inteiro; 
  • Grau III: rompimento total do ligamento.

Sintomas de Torção no Joelho

Quando uma pessoa sofre uma torção no joelho, em muitos casos, ela mesma sabe que sofreu essa entorse. 

Mas em geral, os sintomas são dor, inchaço e vermelhidão no local. 

Muitas vezes, a mobilidade da pessoa fica bastante reduzida e ela precisará de ajuda para voltar a ficar de pé, estando impossibilidade de se mexer. 

Diagnóstico 

O diagnóstico de uma torção no joelho é feito pelo médico ortopedista. 

No caso, o médico ortopedista fará um minucioso exame clínico, avaliando a parte física do paciente em termos de joelho. 

Em alguns casos mais severos, alguns exames de imagem, como exames de Raios-X e ressonância, podem ser solicitados. 

Tratamento De Torção No Joelho

médico tratando paciente com torção no joelho
O tratamento para torção no joelho pode aliviar as dores.

O primeiro passo quando uma pessoa tem uma torção no joelho é tirá-la do quadro agudo de dor. 

Dessa forma, certamente o médico ortopedista prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios, para melhorar esse quadro agudo de dor. 

Entorses leves também têm melhora com aplicação de compressas de gelo no local, algumas vezes ao dia. 

Nesses casos, o repouso deve ser relativo, com aplicação de compressas de gelo por 20 minutos, 2 a 3 vezes ao dia. 

Outra ação importante é diminuir a carga no joelho afetado temporariamente. Ou seja, em alguns casos o uso de muletas pode ser indicado. 

Em outros casos, meias elásticas ou ligaduras de compressão podem ser usadas para imobilizar o joelho por cerca de 5-7 dias. 

Após a retirada da imobilização, sessões de fisioterapia podem ser indicadas. 

A fisioterapia também pode ser indicada, sobretudo se há dor presente e redução da amplitude do movimento. 

A fisioterapia é bastante importante, pois permite diminuição do edema e da inflamação, bem como melhora da biomecânica do movimento. 

Nesse caso, pode-se utilizar ultrassom e TENS, para melhora do quadro de dor e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. 

Torção De Joelho: Tem Que Fazer Cirurgia? 

A grande maioria dos casos mais simples (graus I e II) não há necessidade cirúrgica, pois melhoram com o tratamento conservador. 

Porém, quando há rompimento do ligamento, muitas vezes a cirurgia está indicada. 

No caso de praticantes de atividade física em que há ruptura do ligamento, a fisioterapia inicia-se logo após a cirurgia. 

Após Uma Torção No Joelho, Quanto Tempo Devo Ficar Afastado Da Academia?

atleta com torção no joelho
A torção do joelho pode ser uma lesão grave ou não, e nem sempre necessita cirurgia.

 

Isso depende muito do tipo de lesão e do organismo da pessoa. 

Somente o fisioterapeuta que está cuidando do caso poderá indicar quanto tempo de tratamento será necessário, sobretudo se ainda o paciente sente dor. 

O retorno às atividades físicas depende muito do caso em si e da recuperação. Pessoas que fazem sessões de fisioterapia tendem a retornar mais brevemente à prática de esportes. 

O retorno à academia ou à prática de esportes pode demorar mais, sobretudo se estamos lidando com alguém que praticava atividade física como corrida, futebol, dentre outros esportes, constantemente. 

Como parte do tratamento em si, é necessário um período denominado tratamento final, cujo objetivo é melhorar a capacidade de movimentação específica durante a prática esportiva. 

Ou seja, no tratamento final, são feitos exercícios e movimentações que serão comuns durante a prática esportiva, justamente para melhorar a movimentação. 

Um exemplo são os exercícios na cama elástica, ou no bosu (um aparelho simples, porém essencial para equilíbrio, no qual pode-se fazer exercícios com um pé só), ou ainda a chamada corrida carioca, que consiste em uma corrida lateral cruzando as pernas. 

Além disso, outros exercícios como corrida com mudanças bruscas de direção também são realizados. 

No caso, o fisioterapeuta indicará o melhor momento para se retornar, lentamente, à prática esportiva. 

Quando se fala na corrida, geralmente se inicia a volta com pequenos trotes, de modo lento e sempre observando a resposta do organismo à aquela movimentação, sobretudo se há ausência de dor com ajustes biomecanicos.

Geralmente, as pessoas ficam ansiosas para retornarem logo, mas a fase de tratamento final é muito importante, justamente porque nela se ganha também a confiança de retorno à prática esportiva. 

Se a pessoa voltar e não se sentir segura, pode uma nova lesão acontecer, portanto, não se deve apressar o retorno. 

Conclusão 

A torção no joelho é um tipo de lesão bastante comum que pode acometer indivíduos que praticam atividade física ou mesmo em atividades rotineiras. 

O tratamento conservador pode resolver a grande maioria dos casos, com medidas para alívio da dor, aplicação de gelo e sessões de fisioterapia. 

Quando há rompimento de algum ligamento, a fisioterapia pode acompanhar esse paciente após a cirurgia, uma vez que ela faz com que a recuperação seja mais breve e que o paciente ganhe confiança para o retorno à prática esportiva.

Agendar sua Avaliação