Valgo dinâmico

 Valgo dinâmico é uma condição que ocorre quando o atleta ou corredor tem os joelhos posicionados para dentro durante o movimento.

De fato, os joelhos podem até encostar um no outro, durante o movimento. 

Agendar sua Avaliação

Isso acontece devido à adução e rotação do quadril, fazendo com que o fêmur rode para dentro, causando peso direto no joelho. 

Leia mais abaixo!

O que causa o valgo dinâmico?

esquema de desenhos mostrando esqueleto de joelhos, um deles valgo dinâmico
O valgo dinâmico pode ser causado durante alguns movimentos, principalmente a corrida.

Existem várias causas que levam o indivíduo a ter os joelhos para dentro. Dentre elas, pode-se citar fraquezas musculares, desvios posturais, bloqueios articulares, sedentarismo e falta de coordenação motora. 

Agendar sua Avaliação

Em relação à biomecânica  do movimento, o músculo glúteo médio, o qual fica na lateral da coxa, é o maior envolvido, nesse tipo de quadro.

Afinal, quando esse músculo é contraído, a coxa é direcionada para fora. Mas, quando essa musculatura é pouco fortalecida, o joelho roda para dentro. 

É importante citar que muitas pessoas que possuem valgo dinâmico têm essa postura há muito tempo e isso pode levar a várias lesões. 

Por outro lado, há atletas famosos, como é o caso da vencedora da corrida de São Silvestre de 2017, Flomena Cheyech, que apresentam valgo dinâmico e mesmo assim correm e são atletas profissionais. 

Porém, a chance desses atletas terem lesões é maior quando apresentam valgo dinâmico. 

Consequências do valgo dinâmico

corredor curvado sobre um dos joelhos com dor
O valgo dinâmico pode resultar em lesões.

Quando um atleta profissional ou amador tem um quadro de valgo dinâmico, aumentam-se os riscos de lesões. 

Dentre as lesões prováveis desse indivíduo, estão a síndrome da banda iliotibial, a tendinite fêmoro-patelar, além de tendinite da pata de ganso. 

Outras lesões, diretamente associadas ao joelho também podem estar presentes em quadros de valgo dinâmico, dependendo muito do ritmo e intensidade de treino do atleta. 

Diagnóstico 

Para diagnóstico desse tipo de quadro, é essencial a consulta com um médico ortopedista, preferencialmente especializado em ortopedia do esporte. Isso porque esse profissional analisará a biomecânica do movimento. 

Geralmente, os atletas com essa condição procuram um médico ortopedista quando começam a sentir dores no joelho, devido à sobrecarga que essa articulação recebe, causada pelo desalinhamento. 

Assim, o ortopedista, ao analisar a biomecânica do movimento, poderá levantar a hipótese. Mas, para diagnóstico da existência de alguma lesão associada, são necessários exames de imagem, que auxiliarão o ortopedista a fechar o diagnóstico das lesões. 

Como corrigir o valgo dinâmico?

mulher fazendo agachamento para correção de valgo dinâmico e fortalecimento
É possível corrigir o valgo dinâmico com fisioterapia.

 A correção do valgo dinâmico é importante para melhorar o alinhamento dos joelhos e minimizar os riscos de futuras lesões. 

A começar, o médico ortopedista identificará lesões associadas ao quadro de valgo dinâmico.

Depois, acompanhamento com o profissional Fisioterapeuta serão indicadas. É importante buscar um centro de fisioterapia especializado, para que o profissional fisioterapeuta atue em conjunto para correção do movimento. 

A Fisioterapia é forte aliada da correção do problema. Inicialmente o atleta passará por uma avaliação cinético-funcional a fim de identificar os fatores causais deste valgo dinâmico.

Após essa análise e diagnóstico o atleta irá passar por um processo de reeducação através de fortalecimentos específicos, principalmente da musculatura do quadril, e em fase final de tratamento passará por exercícios de correção do movimento de corrida em esteira e/ou na rua.

No caso de crianças, um ortopedista infantil acompanhará o caso, visto que a existência do quadro de valgo dinâmico pode contribuir para limitar o crescimento da criança. 

Porém, no caso de atletas adultos e amadores, é importante que o tratamento seja sempre individualizado, buscando o melhor para resolução do quadro. 

Outras opções terapêuticas também podem fazer parte do plano de tratamento do paciente com valgo dinâmico como a reeducação postural global (RPG), Osteopatia,  o uso de joelheiras e palmilhas, bem como órteses. 

E por último, procedimentos cirúrgicos podem fazer parte do tratamento do valgo dinâmico em casos mais extremos, em que a angulação interna dos joelhos é extremamente acentuada. Nesses casos, o tratamento mais conservador pode não surtir os efeitos esperados. 

Mesmo após a cirurgia, a fisioterapia também fará parte da reabilitação do paciente. 

Por que tratar o valgo dinâmico? 

Um bom alinhamento dos joelhos ajuda a prevenir lesões e dores nos joelhos. Portanto, casos de valgo dinâmico devem ser tratados para que o indivíduo não sofra com dores, causadas pelo mau alinhamento das articulações. 

Várias patologias nos joelhos podem ser causadas por esse alinhamento prejudicial dos joelhos durante o movimento. Assim, o tratamento evita a recorrência de lesões, caso elas já tenham surgido. 

No caso das crianças, é fundamental o tratamento para não haver interferência no crescimento infantil. 

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: