Viscossuplementação e o Ácido Hialurônico

A viscosuplementação é um tipo de tratamento que pode ser usado para ajudar a aliviar a dor nas articulações. Envolve a aplicação na articulação de uma substância chamada ácido hialurônico, que atua como um lubrificante e pode ajudar a reduzir o atrito e a inflamação.

Quando é recomendada a viscosuplementação?

A viscosuplementação, ou aplicação de ácido hialurônico, é tipicamente recomendada para pessoas que têm osteoartrose ou outras formas de artrite. Pode ser também uma opção para pessoas que fizeram uma cirurgia nas articulações, tal como uma substituição total do joelho.

Agendar sua Avaliação

Como é o tratamento de viscosuplementação?

O tratamento com viscosuplementação geralmente envolve uma série de injeções, aplicadas no decorrer de várias semanas. O número de injeções e a frequência com que elas devem ser injetadas dependerá da lesão e da individualidade de cada caso.

Após a série inicial de aplicações, algumas pessoas talvez precisem algumas de reforço para manter os benefícios da viscosuplementação. Entretanto, os efeitos a longo prazo da mesma ainda não são conhecidos.

Agendar sua Avaliação

Se você está considerando a possibilidade de viscosuplementação, fale com seu médico para ver se é correto para você.

A importância da Fisioterapia no pós-tratamento com ácido hialurônico

Após o tratamento viscosuplementação com o ácido hialurônico é importante que o paciente tenha alguns cuidados extras para manter o efeito do tratamento, como manutenção de peso, fortalecimento das articulações e um acompanhamento regular de um fisioterapeuta.

A proposta do Instituto TRATA – Joelho e Quadril está fundamentada no conceito de inovação, no que se refere ao tratamento de membros inferiores, principalmente, quadril e joelhos. A garantia de resultados eficazes reflete os procedimentos adotados pela equipe:

– O paciente é submetido a uma avaliação clínica detalhada, feita por um especialista da equipe. É este primeiro passo que viabiliza um direcionamento específico ao tratamento, de acordo com o quadro particular de cada paciente.

– A seguir, o paciente é levado a uma avaliação cinemática dos movimentos do corpo. A finalidade é analisar como os ossos e os músculos estão organizados na reação à gravidade e às forças atuantes no corpo humano. Para isso, o Instituto utiliza um software internacional com sistema em 2D, cuja tecnologia avançada permite detectar quaisquer alterações na força ou funcionalidade das estruturas que acabam levando a um quadro inflamatório ou doloroso, por exemplo. Assimetrias, padrões motores, lesões associadas e quais estruturas devem ser trabalhadas são alguns pontos a serem avaliados durante esta etapa.

– O último passo consiste na aplicação do protocolo de atendimento das lesões dos membros inferiores, formulado pela rede e baseado em referências científicas. O foco se concentra no alinhamento biomecânico dos membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente e de uma maior qualidade de vida. membros inferiores com o objetivo final de melhora do quadro do paciente e de uma maior qualidade de vida.

 

 

 

Agendar sua Avaliação

Esse Guia Exclusivo foi elaborado pelos Fisioterapeutas do maior grupo especializado da América Latina.

Preencha os dados para receber acesso de forma segura: